Aproveite o pagamento recorrente via Pix e ofereça as melhores opções de pagamento para os seus clientes!
O Pix pode ser utilizado de diversas maneiras, precisando de dados simples para que as transações sejam realizadas. E engana-se quem pensa que somente as pessoas físicas de beneficiam desse sistema.
As empresas e os sistemas recorrentes também se beneficiam dessa modalidade de pagamento. Para entender como o pagamento recorrente via Pix funciona, é necessário saber o que é a recorrência e como é o funcionamento do Pix. Veja a seguir.
Pagamento recorrente: o que é?
O pagamento recorrente é uma modalidade de pagamento em que as cobranças são realizadas por períodos predefinidos. Sendo assim, após determinado o valor e a data de vencimento, o pagamento passa a ser efetivado conforme estabelecido.
As empresas que utilizam esse tipo de pagamento costumam ter funcionários específicos para realizarem a cobrança. Outra opção são as plataformas de cobranças automatizadas que facilitam o trabalho do dia a dia e o acesso aos dados de pagamento.
De modo geral, as plataformas oferecem como opções de pagamento o boleto bancário, o débito automático no cartão de crédito e o débito em conta. O Pix surgirá como mais uma opção de cobrança para a recorrência.
Pagamento via Pix
OPix é uma opção de cobrança muito parecida com a TED. O seu grande diferencial está na praticidade, já que o pagamento poderá ser realizado e liquidado 24 horas por dia, em todos os dias da semana.
Através do Pix, é possível fazer a cobrança de duas maneiras:
- Cadastro manual;
- Chaves de endereçamento.
O cadastro manual é muito semelhante ao cadastro necessário para a realização das TEDs. Ele conta com a inserção dos dados do recebedor, como o nome completo e um identificador nacional, como o CPF ou CNPJ. Assim que os dados forem colocados, basta adicionar o valor que será transferido e confirmar. O pagamento é realizado após a conclusão.
A outra maneira de utilizar o Pix, é através da chave de endereçamento. Essa é uma forma mais simples, já que não é necessário o preenchimento de dados. O recebedor enviará um QR Code e o pagador fará a leitura para a efetivação do pagamento, ou fornecerá uma informação específica, podendo ser
- CPF;
- E-mail;
- Celular;
- Chave aleatória.
Muito simples, certo? Para facilitar as cobranças da sua empresa, você pode utilizar o Pix pela recorrência, conseguindo assim que o dinheiro esteja disponível em sua conta de uma forma muito mais rápida. Entenda como funciona o pagamento recorrente via Pix a seguir!
Pagamento recorrente via Pix
O pagamento via Pix possui uma liquidação muito rápida e prática, ao contrário das transações que conhecemos, que não liquidam no fim de semana, fazendo com que seja mais demorado para conseguir ter o dinheiro em conta.
A recorrência via Pix possibilita que as empresas façam sua cobrança através de QR Codes. O processo feito de forma manual pode ser um pouco confuso, por essa razão, um sistema de pagamento pode facilitar as cobranças do dia a dia.
Com a utilização de um sistema, os envios das cobranças são realizados de forma automatizada. É necessário realizar apenas o cadastro já com a configuração da cobrança, estabelecendo o valor e a data de vencimento. Após concluir, o sistema se encarrega de encaminhar as cobranças nas datas definidas.
O pagamento via Pix, permite que os pagamentos sejam mesclados ou substituídos, já que alguns clientes precisão de um tempo para adaptação de pagamentos via QR Code.
Imagine que a sua empresa faça as cobranças através do débito automático via cartão de crédito.
A cobrança só pode ser realizada caso haja limite disponível no cartão de crédito do cliente, porém, devido a imprevistos, ele gastou mais do que deveria. No entanto, ele deseja continuar recebendo as soluções de sua empresa.
Com o Pix, você poderá alternar a cobrança dele para essa opção, para que o pagamento do mês em questão seja realizado de forma direta.
A possibilidade de troca da cobrança, permite que o cliente pague a sua empresa de uma maneira mais confortável, sendo vantajoso para ele, que continuará recebendo os serviços e para a empresa, que receberá sem atrasos.
Os clientes que pagam através do boleto bancário poderão ter a opção de realizar o pagamento via Pix, conseguindo melhores taxas junto aos sistemas de cobrança e agilidade no processo
O QR Code poder ser inserido no boleto para criar mais familiaridade com o cliente ou a depender, até mesmo substituí-lo. Como a liquidação ocorre de forma rápida, a liberação do serviço pode ser feita sem a necessidade de esperar 3 dias úteis para a liquidação.
A integração entre boleto e Pix, criou uma facilidade de cobrança, proporcionando opções de pagamento mais completas
Use a recorrência via Pix
Várias instituições de pagamento como o Galax Pay, adaptaram o seu sistema para oferecer o Pix aos clientes que utilizam a sua plataforma de pagamentos.
Vale ressaltar que o uso doPix Recorente não é obrigatório, mas apresenta muitas vantagens para quem aderir a este modelo de transação.
Ofereça as melhores condições de pagamentos para os seus clientes!