A cobrança se tornou um obstáculo em sua clínica odontológica? Descubra como contornar esse problema!
O mercado para o segmento odontológico é crescente no Brasil, principalmente, se considerarmos que ir ao dentista não é considerado apenas uma questão estética. Sabendo do aumento das demandas, algumas clínicas negligenciam formas de atrair o cliente e as suas preferências.
Esse é um grande erro. Um cliente que se sente desamparado ou que não percebe o interesse da empresa em mantê-lo pode buscar por outras clínicas. Manter a fidelidade dos clientes de clínicas odontológicas requer mais do que o oferecimento de brindes como escovas de dente ou amostras grátis de pastas dentais.
Muitas pessoas possuem receios em relação à clínicas odontológicas devido a traumas vividos ou más experiências em outros lugares, por essa razão é interessante proporcionar para elas um ambiente de conforto e segurança.
As experiências, um bom atendimento, a realização de um bom serviço e as formas de pagamento oferecidas em uma clínica odontológica, podem ser o diferencial para que o seu consultório seja o escolhido.
Como oferecer diferenciais para os pacientes?
A forma de pagamento muitas vezes pode ser definidora no momento de adquirir um serviço. Para melhorar a cobrança em sua clínica odontológica, veja 4 dicas práticas que podem tornar o seu consultório mais atrativo para os pacientes.
1. Renegocie as dívidas
Começar por essa dica parece arriscado, afinal, você pode pensar que um paciente que se comprometeu deve pagar o valor integral e pronto. Esse pensamento pode ser bastante perigoso.
Entenda que imprevistos acontecem e que algumas situações podem fazer com que o paciente, mesmo após se comprometer considere outros fatores prioridade. O cliente pode atrasar as parcelas do seu tratamento, embora não tenha a intenção de prejudicar a clínica.
Saiba o que acontece além do consultório! É importante estar atento às necessidades de seu paciente. A possibilidade de renegociação da dívida pode ser a oportunidade para que o seu cliente coloque as contas em dia e permaneça cliente da clínica.
Negociações bem sucedidas trazem benefícios a todas as partes envolvidas. O paciente poderá quitar a dívida dentro de suas condições, mantendo o seu nome limpo e resolvendo a situação. A clínica receberá o valor da dívida, ainda que parcelado, mantendo o seu fluxo de caixa e o cliente.
2. Beneficie bons pagadores
Que tal ao invés de expor os devedores você beneficiar os bons pagadores? Essa prática fará com que você tenha um bom relacionamento com os clientes do seu consultório odontológico, além de se tornar referência entre os pacientes, que com certeza indicarão a sua clínica para outras pessoas.
Ofereça pequenos descontos condicionados como recompensa. Como fazer isso? Ofereça, por exemplo, um desconto de 10% para os clientes que pagarem os procedimentos na data estipulada ou melhores condições para pagamentos que forem efetuados em curtos prazos.
Pacientes que estão em atraso se sentirão motivados a continuar o tratamento em sua clínica, além de colocar as dívidas em dia para usufruir dos benefícios oferecidos pelas condições especiais.
Quando for realizar cobranças, observe o ambiente para não expor o paciente à situações constrangedoras. Situações assim podem ocasionar o não pagamento do débito ou o abandono do tratamento.
3. Implemente regras
Ter uma gestão financeira estruturada e organizada em sua clínica é muito importante. O setor financeiro deve ser muito bem estruturado para agir de forma cautelosa frente aos inadimplentes. Faça sempre as cobranças de forma cautelosa e seja firme assegurando que as cláusulas estabelecidas em contrato sejam respeitadas.
Na contratação do serviço, após realizar a avaliação para determinar todos os procedimentos que serão necessários, elabore um contrato que possua cláusulas referentes a forma que o pagamento será efetuado, prazos, multas, juros e outros, para que nada fique subentendido após a contratação do serviço. Um processo mais criterioso no começo poderá evitar problemas futuros.
A contratação de um serviço odontológico pede regras claras. O contrato deve possuir duas vias, cada uma assinada pelas duas partes, paciente e responsável financeiro do consultório.
Uma forma de evitar surpresas futuras e desconfortos é a realização da análise do histórico de dívidas pendentes ou anteriores do paciente. A conferência pode ser feita junto ao SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).
4. Ofereça métodos de pagamento práticos
Métodos de pagamentos tradicionais podem ser muito burocráticos, exigir os dados do cliente todo mês ou que ele vá à clínica odontológica em um dia específico para efetuar o pagamento. Condições assim, embora pareçam indiferentes, podem ser empecilhos para o pagamento.
A falta de praticidade pode prejudicar a realização de um pagamento. Ao concluir isso, é interessante disponibilizar meios de pagamentos mais atrativos para os pacientes, de forma que se adéquem às necessidades do seu dia a dia. Facilitando a forma de pagamento, você pode evitar as situações anteriores.
Alguns tratamentos podem ter um preço muito elevado, de forma que o cliente não consiga pagar tudo de uma vez. Por esse motivo, algumas clínicas parcelam ou criam carnês de pagamentos para que todo o procedimento seja dividido de acordo com o tempo do processo.
Uma boa opção de pagamento para essa situação é a cobrança recorrente no cartão de crédito. Dessa maneira, cada mensalidade é debitada no cartão de crédito por um período predefinido, porém não acontece como no parcelamento tradicional, em que o limite do cartão do paciente é ocupado liberando-o de forma gradativa conforme pagamentos.
Com a cobrança recorrente, o limite ocupado em seu cartão será unicamente o valor de cada mensalidade.
Com a automatização do processo de pagamento, os dados do paciente não serão exigidos a cada transação, ou seja, só será necessário informá-los uma vez. O valor cobrado na data previamente combinada será referente ao pagamento daquele mês apenas, e o processo se repetirá todos os meses durante o período de contrato.
Sua clínica odontológica passará a ter previsibilidade e garantia de recebimento dos valores de cada serviço realizado.
Como adotar um sistema de pagamento recorrente?
É necessário contratar uma empresa especializada em recorrência para adotar esse tipo de software. O cel_cash é um sistema de cobrança recorrente que oferece vários benefícios e facilidades para clínicas odontológicas e além de tudo, é integrado com as operadoras Cielo, Cielo, GetNet, Rede, Global Payments e Bin.
Imagine-se cadastrando um cliente e uma cobrança em 2 minutos? Com o cel_cash você pode.
Melhore a forma de se relacionar com seus clientes, automatizando os métodos de cobrança em seu consultório e torne a experiência da sua clínica odontológica mais agradável. Não deixe passar essa oportunidade!
Solicite o contato para que o nosso time de especialistas conte a você todas as vantagens que o cel_cash pode proporcionar para o seu negócio.