Confira aqui como melhorar o método de cobrança em estacionamentos e saia na frente da concorrência.
Um problema comum aos estacionamentos é o fato de muitas pessoas preferirem deixar seus veículos em locais proibidos e perigosos do que usufruir dos benefícios de estacioná-los em um local pago. O risco de tomar multas, ou ter o veículo exposto a riscos maiores parece compensar para algumas pessoas. Considerando esse fato, muitos gestores de estacionamento buscam cada vez mais adquirir atrativos para o seu negócio.
Uma outra preocupação para os gestores são clientes que utilizam seus serviços e não pagam por eles, criando assim, inadimplência em sua empresa. Estacionamentos de grande, médio e pequeno porte possuem esse problema. Algumas pessoas utilizam os serviços dos estacionamentos de forma regular por um determinado período, mas ao passarem por algum momento mais complicado, logo deixam o pagamento dos estacionamentos em segundo plano.
Formas de cobrança ineficientes intensificam o problema citado acima, já que muitas vezes são encontradas brechas em seus métodos. Algumas empresas que oferecem serviços por contratos periódico não possuem certeza sobre a saúde financeira do seu negócio no mês ou semestre seguinte.
Ao observar todas essas dificuldades, o cel_cash preparou esse post para você, para dizer que o que define o sucesso de seu estacionamento é a maneira de se relacionar e lidar com os desafios de atrair novos clientes, mas principalmente, reter e fidelizar os atuais clientes.
Atitudes simples podem melhorar a forma de cobrança em estacionamentos e tornar o cenário vantajoso para você e seus clientes. Confira a seguir 6 dicas pensadas para melhorar o seu negócio!
1. Privilegie bons pagadores
Para se relacionar de forma positiva com os clientes de seu estacionamento, recompense positivamente os que estão com o pagamento em dia. A maioria das pessoas gostam de se sentir reconhecida e destacada de forma positiva, então aproveite essa oportunidade para a sua empresa e privilegie bons pagadores, ao invés de expor os maus.
Ofereça incentivos e descontos para os clientes que estão com as mensalidades em dia, como cheirinho para carro, lixeiras internas, parcerias com outras empresas de serviços de manutenção de veículos para ofertar descontos, entre outros. Dessa maneira, você incentivará quem está com os pagamentos atrasados a quitar a dívida para poder participar de tais benefícios.
2. Implemente regras
É importante que o seu estacionamento tenha seu departamento financeiro bem estruturado, atuando diante das inadimplências de maneira cuidadosa.
Ao realizar o contrato devem ser estabelecidas regras de pagamento para que haja garantia para o dono do estacionamento, devendo o documento ser assinado por ambos, contratante e contratado. A empresa pode realizar pesquisas sobre o cliente, verificando junto ao SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) o seu histórico, se há dívidas pendentes no nome do cliente, ou algum outro débito.
Ainda no momento da adesão do serviço é interessante deixar algumas cláusulas contratuais referentes ao modelo de cobrança destacadas, para que não hajam dúvidas e desconfortos futuros. É importante fazer também, um acordo sobre quebras contratuais, valores envolvidos, multas e entre outros.
Leia também: Ordem de pagamento: entenda o que é e quando usar
3. Renegocie as dívidas
Podem acontecer situações em que o cliente não conseguirá pagar corretamente a mensalidade do estacionamento por acúmulo de dívidas e outros problemas eventuais. Em casos assim, é preferencial optar pela renegociação da dívida, oferecendo opções de parcelamento.
Uma negociação bem sucedida proporcionará a instituição receber, ainda que de forma parcelada, o valor devido e terá dinheiro em caixa. Já os clientes terão a oportunidade de pagar sua dívida de modo confortável, conforme a situação financeira que possuem no momento e conseguirão continuar usufruindo dos serviços.
4. Visualize de forma fácil quem está inadimplente
Uma empresa que possui um controle financeiro burocrático e ineficiente tem dificuldade em acompanhar de forma objetiva e rápida a saúde financeira da empresa. Nesse caso, a situação pode se complicar muito, pois ficará difícil identificar os inadimplentes e fazer as cobranças de forma correta. Situações como essa podem provocar o fechamento da empresa.
A utilização de um sistema eficiente que registre as informações de pagamento de cada cliente é uma solução para o controle. Através de um recurso como esse, sua empresa passará a ter agilidade necessária para identificar problemas e melhorar dessa forma o método de cobrança.
5. Adquira um sistema de gestão para estacionamentos
Independente de qual seja o segmento, um sistema de gestão facilita muito a rotina de trabalho da empresa. No caso de estacionamentos, onde há um grande fluxo de carros e pessoas, manter a ordem pode ser complicado se não há nenhum tipo de auxílio automatizado. Um sistema de gestão pode ajudar a ter o controle necessário para que você dedique tempo a outros projetos para o seu negócio.
A integração entre sistemas de gerenciamento e sistemas de pagamento se torna cada vez mais comum em estacionamentos, escolas, academias, clubes, associações de proteção veicular, entre outros segmentos. Essa combinação proporcionou mais espaço a um novo modelo de cobrança: o pagamento recorrente.
Atente-se aos detalhes para oferecer um bom serviço. Adquira um sistema confiável para que você possa dedicar mais tempo ao seu negócio sem se preocupar com outras complicações.
Confira nosso post com dicas dos 10 melhores sistemas para seu estacionamento clicando aqui!
6. Ofereça métodos de pagamento práticos
Muitas vezes o pagamento é comprometido devido a falta de praticidade em efetuá-lo. Manter métodos tradicionais de pagamento no qual o cliente deve comparecer ao estabelecimento para completar o pagamento em muitos casos, é a razão de atrasos e esquecimentos. Para melhorar a cobrança nos estacionamentos é interessante que o método de pagamento se adeque a necessidades e rotina de seu cliente.
Facilite o pagamento para o consumidor. É simples evitar problemas como os citados anteriormente, adotando por exemplo, o modelo de pagamento recorrente para seu estacionamento.
Ao optar pela recorrência sua empresa passará a ter uma série de benefícios. Através desse modelo de cobrança, o cliente não precisará ir ao estabelecimento para pagar as mensalidades, pois o débito será feito de forma automática em seu cartão de crédito.
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Como adotar um sistema de pagamento recorrente?
Para adotar a um sistema de cobrança recorrente é necessário contratar uma empresa especializada nesse tipo de software. O cel_cash, é um sistema de pagamento recorrente que proporciona várias facilidades e benefícios para seu negócio, e além de todas essas vantagens, é integrado com as principais operadoras: Cielo e Bin.
Após a contratação do cel_cash, basta apenas fazer a integração com o sistema de seu estacionamento para ter todas as informações de maneira simples no mesmo lugar. O cel_cash é fácil de usar e você pode cadastrar um cliente e uma cobrança em 2 minutos.
Aproveite todas essas dicas para melhorar a forma de se relacionar com os seus clientes, e tornar o seu negócio mais atrativo. Não deixe passar a oportunidade de turbinar o seu negócio passar.
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