A cobrança é um obstáculo para a sua associação de proteção veicular? Descubra como contornar esse problema!
As associações de Proteção Veicular encontram muitas dificuldades de posicionamento no mercado, pois são comumente confundidas com empresas de seguro e acabam por ser descartadas como uma opção de contratação. Esse agravante, associado a uma forma de cobrança ineficiente pode prejudicar gravemente a sua empresa.
Como ter previsibilidade financeira, se até mesmo alguns clientes, possuem dúvidas sobre o seu segmento?
Empresas de proteção veicular ainda encontram outros obstáculos como, a forte concorrência, o que torna mais difícil a atração dos clientes. É importante acompanhar o números de inadimplentes de sua associação para antecipar crises e oportunidades. Estar atento aos anseios dos atuais clientes e saber o que eles esperam do seu negócio é necessário para se manter ativo no mercado.
Para ajudá-lo nesse cenário, separamos 6 dicas de práticas de cobrança que podem fazer a diferença para o seu negócio.
1. Privilegie bons pagadores
Relacione-se de forma positiva com os clientes de sua associação de proteção veicular, recompensando aqueles que estão com os pagamentos em dia. Uma grande parte das pessoas gostam de ser reconhecidas, então aproveite essa oportunidade e privilegie os bons pagadores, oferecendo descontos ou serviços de modo que se sintam valorizados.
O objetivo desta ação é manter o interesse dos clientes que estão com os pagamentos em dia e estimular os que estão com pagamentos em atraso, a quitar as dívidas para participar dos benefícios oferecidos. Nunca exponha os devedores!
2. Implemente regras
É muito importante que o departamento financeiro de sua associação seja organizado e estruturado, conseguindo agir de forma cuidadosa diante dos inadimplentes. Não faça a cobrança se tornar vergonhosa para o seu cliente. No entanto, faça de forma habilidosa com que as cláusulas estabelecidas em contrato sejam respeitadas.
Elabore cláusulas contratuais referentes ao modo de cobrança da associação, especificações sobre quebras contratuais, multas e valores envolvidos para que não restem dúvidas, prevenindo dessa forma, desconfortos futuros.
Para a contratação dos serviços de sua associação de proteção veicular, é crucial deixar as regras de pagamento claras. O contrato deve ser assinado por ambas as partes, contratante e contratado.
Para se precaver, é possível fazer uma análise junto ao SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) para saber o histórico de dívidas pendentes e débitos anteriores do seu consumidor.
3. Renegocie as dívidas
Imprevistos acontecem e devido a isso, pode ocorrer situações em que o cliente não conseguirá pagar corretamente a mensalidade de sua associação de proteção veicular. Nesse caso, ofereça para o cliente a possibilidade de renegociação da dívida, como por exemplo, uma opção de parcelamento.
Uma negociação bem sucedida é aquela em que todas as partes saem ganhando. O cliente poderá renegociar a dívida, sem juros abusivos e de forma confortável, enquanto o empresário receberá o valor do débito completo, mantendo o fluxo de caixa.
4. Visualize de forma fácil quem está inadimplente
Uma empresa muito burocrática e de controle financeiro ineficiente, possui dificuldade em acompanhar de forma clara e objetiva a saúde financeira de seu negócio. Essa situação pode complicar os processos internos, já que identificar pagamentos atrasados e realizar novas cobranças, podem ser realizados de forma desorganizada.
Dificuldade em visualizar situações como essas, podem provocar a falência de sua associação a curto, médio e longo prazo.
Existem sistemas que registram as informações de pagamento de cada cliente, tornando o controle de sua empresa fácil e eficiente. Recursos assim tornam sua empresa mais ágil na identificação de problemas e soluciona grande parte dos problemas em relação ao método de cobrança.
5. Adquira um sistema de gestão para associações de proteção veicular
Sistemas de gestão facilitam e otimizam a rotina de uma empresa. No caso de associações de proteção veicular que muitas vezes prestam serviços para outras cidades além da sede e também possuem uma grande demanda interna, é complicado fazer o acompanhamento de todos os processos sem a automatização de processos.
Pense na dificuldade de gerenciar uma empresa através de planilhas intercaladas e processos manuais?
Um sistema de gestão permite que você dedique o seu tempo para outras tarefas de sua associação.
O sistema de gestão ainda oferece a possibilidade de integração com outros sistemas, como o de pagamento de sua empresa e tem se tornado cada vez mais comum a união de informações entre sistemas visando uma maior praticidade, controle e eficiência de rotinas empresariais.
Empresas dos segmentos de academias, escolas, estacionamentos e clubes, têm aproveitado a oportunidade gerada pela integração de sistemas de gestão e pagamento, fortalecendo um novo modelo de cobrança cada vez mais utilizado: o pagamento recorrente.
Confira nosso post com dicas dos 10 melhores sistemas de gestão para sua associação de proteção veicular clicando aqui!
6. Ofereça métodos de pagamento práticos
Muitos pagamentos são comprometidos pela falta de praticidade em efetuá-los. Os métodos de pagamento tradicionais que exigem a presença do cliente nos estabelecimentos diversas vezes se torna o obstáculo para que o cliente, que atrasa o pagamento por falta de disponibilidade ou esquecimento.
Para melhorar a cobrança nas associações de proteção veicular é interessante que os métodos de pagamento se adequem as necessidades e a rotina de seu cliente.
Você pode evitar problemas como os citados anteriormente, aderindo por exemplo, o modelo de pagamento recorrente para a sua associação de proteção veicular. Facilite ao máximo o meio de pagamento para o seu cliente.
Ao escolher trabalhar com a recorrência sua empresa será positivamente beneficiada. Esse modelo de cobrança oferece comodidade ao seu cliente. Sendo assim, ele não terá a necessidade de ir a casa lotérica para pagar as mensalidades, já que o débito será realizado de forma automática em seu cartão de crédito.
Com a automatização do processo de pagamento, os dados do cliente não serão exigidos a cada transação, ou seja, só será necessário informá-los uma vez. O valor é debitado mensalmente na data previamente combinada e será referente unicamente a mensalidade do serviço contratado durante todo o período.
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Como adotar um sistema de pagamento recorrente?
É necessário contratar uma empresa especialista em cobrança recorrente para adotar esse esse tipo de software. O cel_cash é um sistema de pagamento recorrente que oferece várias facilidades e vantagens para associações de proteção veicular, e além de tudo, é integrado com as operadoras Cielo e Bin.
Ao contratar o cel_cash, é necessário apenas integrá-lo com o sistema de gestão de sua associação de proteção veicular para ter todas as informações de modo simples no mesmo lugar. O cel_cash é fácil de usar e você pode cadastrar um cliente e uma cobrança em menos de 3 minutos.
Agora que você já acompanhou todas essas dicas, melhore a forma de se relacionar com seus clientes, automatizando os métodos de cobrança de sua associação.
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