O pagamento recorrente com Pix, foi desenvolvido para combinada agilidade com a praticidade do sistema de recorrência. Confira!
O Pix revolucionou a forma como se realiza pagamentos online, sendo uma opção ágil para o consumidor. Ao surgir o pagamento recorrente com Pix, essa agilidade foi combinada com a praticidade do sistema de recorrência.
Segundo estatísticas do Banco Central, até o final de outubro de 2021, mais de 90 milhões de brasileiros já haviam feito ou recebido um Pix. Com isso, é possível dizer ser confiável adotar o Pix com o pagamento recorrente.
Porém, o que se ganha ao fazer isso? Prossiga com a leitura do artigo e saiba mais sobre o Pix cobrança recorrente!
Antes de tudo, como funciona o pagamento recorrente com Pix?
“O pagamento recorrente é um sistema já consolidado no mercado digital. Com a inserção do Pix, ele conseguiu se tornar ainda mais prático.”
O pagamento recorrente é um sistema de cobrança realizado de maneira periódica e contínua. Numa mesma data todo mês, a cobrança é enviada para o cliente, de forma que ele mantenha ativa uma assinatura, plano ou mensalidade.
Sendo assim, o Pix cobrança recorrente se trata do pagamento recorrente cujo meio de cobrança é o Pix. Nesse sistema, a cobrança é enviada com um:
- QR Code do Pix;
- Pix Copia e Cola, que utiliza o código escrito do QR Code;
- Boleto contendo QR Code, que funciona como um código de barras.
Após o cliente realizar o pagamento, a compensação para o lojista é muito mais rápida do que no cartão de crédito ou boleto.
Como é feito o Pix cobrança recorrente?
Para fazer um Pix programado, é necessário antes ter uma conta ou carteira digital numa instituição financeira com plataforma de pagamento recorrente. Através dela, você consegue criar um Pix e fazer dele algo recorrente.
E como criar a cobrança recorrente? Na plataforma de pagamento, você deve criar a nova cobrança para um novo cliente. Insira os dados dele, escolha o pagamento por Pix como opção e defina a periodicidade.
A data de pagamento será a da criação do cadastro, exceto se você alterar depois. Após isso, não é necessário sempre criar a cobrança por Pix – ela será enviada automaticamente todo mês para o WhatsApp, SMS e/ou e-mail do cliente.
Quais são as vantagens do pagamento recorrente com Pix no seu negócio?
Tendo em mente como funciona o Pix Cobrança, quais são as vantagens mais fáceis de apontar? Prosseguindo com a leitura, lhe mostrarei 5 benefícios!
1. Maior agilidade na compensação financeira do lojista
Transações com Pix costumam levar menos de 10 segundos para serem concluídas, o que acaba sendo útil para o giro de caixa todo mês. Pagamentos com cartão de crédito podem levar até 1 mês para serem repassados à loja.
Sendo assim, se um clube de livros adota o Pix na cobrança recorrente, ele tem um retorno financeiro mais rápido para reinvestir na compra de mais obras. Dessa forma, o clube consegue trazer algo diferente para o assinante todo mês.
2. É menor a chance de alta taxa de inadimplência
O Pix enviado para o cliente apresenta um tempo de validade, expirando após isso. Dessa forma, se o cliente não pagar no mesmo dia que recebê-lo (ou próximo disso), o lojista rapidamente saberá que o pagamento não foi realizado.
Por exemplo, uma academia com assinatura pode entrar em contato com o cliente para saber porque não foi feito o pagamento por Pix. Dependendo da resposta, a academia pode negociar um novo valor ou prazo e assim garantir o recebimento.
Em geral, o pagamento recorrente com Pix apresenta a quitação mais rápida dentre as opções possíveis. Dessa forma, é menor o risco de não ocorrer o pagamento.
3. É menor o custo para o pagamento instantâneo
Apesar de existir um custo por pagamento para Pix PJ, ele ainda apresenta uma taxa muito menor em comparação com outras opções de cobrança. Dessa forma, exige menos do seu orçamento mantê-lo como um meio de pagamento.
Isso é útil para um estabelecimento de grande porte, que gera um grande volume de vendas. Ao adotar o Pix programado, o custo mensal da taxa é bem mais baixo em relação ao total de compras realizadas.
Sendo assim, o pagamento por Pix não diminui em quase nada o faturamento ao final do mês.
4. É mais conveniente para o consumidor e para o lojista
O Pix é um pagamento instantâneo que pode ser realizado em qualquer dia, a qualquer momento. Dessa forma, mesmo em feriados ou à meia-noite, o cliente pode fechar compras no seu site.
Isso é extremamente útil para lojas virtuais e marketplaces que apresentam produtos de compra recorrente. Não é necessário que o lojista esteja ativo para atender ao cliente e receber o seu dinheiro.
Dessa maneira, no momento em que o comerciante acorda, ele já pode realizar o envio do produto para o cliente que pagou.
5. É uma opção de pagamento recorrente segura
Toda instituição financeira que oferece o Pix deve ser homologada pelo Banco Central. Apenas isso já confere bastante segurança ao processo, mas há também a criptografia e o QR Code não exige nenhum dado pessoal para ser enviado.
Isso é essencial para qualquer empresa que realiza cobranças de maneira recorrente, pois costumam lidar com os dados de diferentes clientes. Se a segurança de um é afetada, há o risco de a segurança de todos ser afetada.
Então, sua loja deve usar o pagamento recorrente por Pix?
Sim, pois de inúmeras formas, o seu negócio é muito mais beneficiado pelo uso do Pix. Porém, para ter sucesso com esse sistema, é necessário adotar uma plataforma de pagamento recorrente confiável.
O cel_cash é uma plataforma de recorrência que apresenta todas as opções de pagamento, incluindo o Pix. Além de termos um custo por pagamento baixo, ainda trazemos diferentes recursos essenciais para suas cobranças.
Então, ao adotar o pagamento recorrente com Pix, é essencial que faça isso através de uma plataforma confiável. Preencha o formulário abaixo e os nossos especialistas lhe mostrarão nossos maiores diferenciais!