Como identificar o pagamento por Pix realizado por diferentes clientes em sua loja digital? Confira nosso artigo!
O Pix é um sistema de pagamento instantâneo desenvolvido pelo Banco Central e lançado em 2020. Ele pode ser usado por pessoa física ou pessoa jurídica, surgindo daí o Pix para empresa.
No modelo para empresa, é possível encontrar diversas vantagens, mas uma desvantagem se destaca: a dificuldade na conferência de cada pagamento recebido. Ao mesmo tempo que há agilidade, seu negócio perde em transparência.
Então, como identificar o pagamento por Pix realizado por diferentes clientes em sua loja digital? Prossiga com a leitura do artigo e entenda mais sobre a ferramenta de pagamentos!
O que é o Pix para empresa e como ele funciona?
“O Pix apresentou um salto de 3.299% nas transações de pessoas para empresas – o número aumentou 33 vezes. Em novembro, foram realizadas 1,4 milhão de transações desse tipo – em abril, foram 47,5 milhões.” (fonte: Labs News)
O Pix é um sistema de pagamento criado pelo Banco Central que é uma opção para lojas, ao lado de cartões, transferências e boletos. Por meio dele, é possível realizar a transferência de valores instantânea, que ocorre em menos de 10 segundos.
Esse sistema de pagamento é trazido ao mercado através de instituições financeiras, como bancos, meios de pagamento e fintechs. Ele surge nos aplicativos das instituições, ao lado de transferências por TED ou DOC.
As transferências, além de rápidas, podem ser realizadas em qualquer dia ou horário, independente de não ser dia útil. Para pessoa física, é tudo gratuito. Para pessoa jurídica, há um custo por Pix.
Como são realizados os pagamentos instantâneos pelo Pix?
O Pix Banco Central, como também é chamado, apresenta 4 formas de pagamentos instantâneos:
- Chave Pix: a chave Pix se trata de uma forma de identificação da sua conta bancária para o pagamento instantâneo. Pode ser o seu e-mail, CPF/CNPJ, número de celular ou uma chave aleatória gerada pelo aplicativo;
- QR Code Pix: há o estático e o dinâmico. O primeiro é mais usado para cobranças avulsas de pessoas físicas, micro e pequenos negócios ou MEI’s. O segundo é mais usado por grandes empresas ouou como PIX para e-commerce;
- Pix Copia e Cola: para quem não consegue escanear o QR Code, existe a opção de gerar um código dos dados dele para o cliente copiar e colar;
- Dados bancários: nesse último caso, são informados os dados bancários para realizar o pagamento.
O que tem de diferente no Pix para empresa?
A primeira diferença reside na quantidade de chaves Pix disponíveis para a pessoa jurídica: até 20 chaves são possíveis no Pix para pessoas jurídicas. Além disso, diferente do sistema para a pessoa física, existe custo por Pix.
O custo varia por instituição financeira, podendo chegar a R$ 10 ou ser isento. Em geral, ainda é uma taxa mais barata do que outras formas de pagamento.
Por fim, há uma diferença típica do Pix para pessoa jurídica: o volume de vendas. É aí que entra a maior dificuldade do empreendedor nesse sistema de pagamento!
Como você pode identificar os pagamentos recebidos por Pix para pessoa jurídica?
Geralmente, ao receber um pagamento por Pix, é produzido um comprovante com as seguintes informações:
- Número da transação;
- Valor;
- Data e hora;
- Descrição;
- Informações do destinatário.
O problema é a teoria ser diferente da prática e o que ocorre é haver uma demora na conferência de cada pagamento recebido. Considerando o alto volume de vendas de uma loja, é difícil realizar a conferência de tantos valores.
Afinal, se o pagamento é instantâneo, é comum que exista uma grande quantidade de pagamentos por minuto. Isso vira uma faca de dois gumes: você ganha em agilidade ao receber pagamentos, mas a agilidade é desperdiçada na conferência.
Como identificar os pagamentos do Pix Banco Central?
No aplicativo da instituição financeira do seu Pix Banco Central, há a opção de extrato, onde são listadas todas as transações por Pix. Nele, você pode escolher uma transação e clicar em cima para conferir em detalhes o pagamento.
E como promover maior agilidade na conferência dos valores? A principal opção é contar com uma instituição financeira, ao registrar seu Pix para pessoa jurídica, que oferece a opção de identificação e baixa automática.
Dessa forma, você realiza a conferência da transação no momento em que a recebe.
Que instituição financeira oferece a identificação e baixa automática?
Ao ter um Pix para empresa com o cel_cash, você garante uma plataforma de pagamento que possui identificação e baixa automática do Pix. Dessa forma, no momento em que recebe o pagamento, pode já realizar a conferência.
Sendo assim, a agilidade que é marca registrada dessa opção de pagamento é mantida também na conferência de valores. Fora isso, a Cobrança Pix da nossa plataforma ainda traz vantagens como:
- Maior segurança em cada transação;
- Custo baixo para realizar e receber as cobranças;
- Possibilidade de ter um Pix recorrente;
- Uso do Pix em boletos através do QR Code;
Dessa maneira, o Pix para empresa do cel_cash vai além do que é oferecido no mercado financeiro. Preencha o formulário abaixo para que nossos especialistas mostrem os diferenciais do Pix do cel_cash!