Conheça as principais funcionalidades que um bom gateway de pagamento precisa ter e invista ainda mais na qualidade do seu negócio.
Para que uma loja virtual consiga captar clientes e potencializar suas experiências, ela precisa contar com um gateway de pagamento, afastando a possibilidade de carrinhos abandonados ou lentidões que fazem o consumidor desistir logo no momento principal: a compra.
Veja agora quais são as principais funcionalidades que um bom gateway de pagamento precisa ter e invista ainda mais na qualidade do seu negócio.
O que é um gateway de pagamento?
O gateway de pagamento funciona como um sistema automatizado responsável pela comunicação entre cliente, bandeiras de cartão de crédito e o empreendedor durante uma operação de compra realizada pela internet.
Esse sistema de pagamentos possibilita uma transação de valores mais rápida e segura, uma vez que ela a condiciona diretamente para um processador ou mesmo o banco para validar e registrar o débito.
Dessa forma, nem o cliente e nem a empresa demoram tempo para registrar a venda, além do grande benefício de que ela pode continuar funcionando mesmo fora do horário comercial do empreendimento. Ou seja, seu consumidor pode adquirir os produtos durante as 24 horas do dia.
Entenda melhor o que é Gateway de Pagamento no guia completo que preparamos!
Como funciona um gateway de pagamento?
Ao finalizar uma compra em um e-commerce, o cliente que já tem cadastro na sua plataforma vai clicar em “efetuar pagamento”. A partir dessa etapa, o gateway de pagamento já começa a agir.
Ele vai entrar em contato com a operadora do cartão para checar os dados e, com todas as informações confirmadas, dar prosseguimento a finalização do pagamento, tudo isso em poucos segundos.
Apesar de ter um significado bastante ligado às operações com cartão de crédito e débito, o gateway de pagamento também funciona para transações por meio de boletos, transferências bancárias ou pagamento instantâneo, conhecido como Pix.
Diferenças entre um gateway de pagamento e um intermediador de pagamentos
Embora tenham a mesma finalidade, um intermediador de pagamentos é uma tecnologia realizada por uma empresa especialista na gestão de pagamentos online.
Dessa forma, seu empreendimento a contrata e deve pagar taxas para utilizar o serviço e permitir a negociação com as tarifas bancárias. Apesar de ser uma boa opção, um intermediador de pagamentos pode se tornar uma despesa pesada para o orçamento da empresa.
Já no caso de um gateway de pagamento, o empreendedor tem uma maior liberdade no momento da negociação das taxas do banco, podendo até mesmo zerar o custo para a empresa, principalmente na emissão de boletos bancários registrados.
8 funcionalidades que um gateway de pagamentos deve ter
Para escolher uma boa gestão de pagamentos, é preciso estar atento ao que cada plataforma pode oferecer para a sua empresa.
Sendo assim, separamos 8 funcionalidades primordiais e que existem nos melhores gateways de pagamento no mercado. Veja a seguir.
1. Integrações
Com o aumento das vendas no e-commerce, a utilização de um gateway de pagamento precisa contar com algumas integrações que melhoram o desempenho da empresa e consegue manter o cliente interessado em continuar realizando compras.
Uma dessas integrações é o gateway de pagamento para aplicativos, facilitando a vida do consumidor que deseja comprar pelo celular de qualquer lugar e não depender de uma conexão de internet local em seu computador.
Outro ponto importante é apostar em soluções antifraudes, aumentando a confiança do público-alvo e tornando o ambiente da loja online ainda mais seguro.
2. Funcionalidades e recursos
Um bom gateway de pagamento deve contar com funcionalidades que visam facilitar a gestão de vendas do negócio e, claro, a experiência do cliente com sua interface.
Sendo assim, você deve considerar se o gateway possui:
- Painéis de controle;
- Páginas personalizadas de pagamento;
- Notificações automáticas;
- Possibilidades de compra em um “click”;
- Oferta variada de formas de pagamento.
Todos esses recursos fazem com que a empresa potencialize suas vendas e atraia ainda mais o retorno dos clientes pela grande facilidade do momento da finalização das compras.
3. Compatibilidade com plataformas
Se a loja virtual foi desenvolvida em cima de uma plataforma, é importante verificar se o gateway de pagamento escolhido por você oferece compatibilidade. Esse ponto é importante para que os dois funcionem sem nenhum risco ou problema para a empresa ou cliente.
Com as transformações tecnológicas cada vez mais rápidas e complexas, outras soluções podem começar a surgir no caminho, portanto, escolha sempre os melhores gateway de pagamento que possibilitam essas atualizações sem precisar gerar gastos extras.
4. Prevenção de fraudes
Apesar das compras online terem se popularizado bastante nos últimos anos, muitas pessoas ainda têm receio em confiar integralmente em uma transação dessa natureza.
Para que isso afaste possíveis compradores da sua loja, você deve contar com um sistema de pagamentos que garanta a detecção de atos fraudulentos e proteja os dados transacionais.
Os sistemas mais comuns presentes em gateway de pagamento são:
- Sistema de Verificação de Endereço (AVS);
- Verificação de BINs (6 primeiros dígitos do cartão);
- Regras de velocity (transações por determinado intervalo de tempo e com um padrão).
5. Segurança
A gestão de pagamentos escolhida por você também precisa oferecer a máxima segurança e proteção aos dados do cliente. Uma delas é a certificação PCI-DSS, que garante o armazenamento das informações das transações.
Essa é uma comodidade para que a empresa consiga oferecer pagamentos cada vez mais automatizados e demais recursos que possam surgir para facilitar a vida do consumidor.
6. Relacionamento com o cliente
Ao oferecer uma boa experiência do cliente durante sua permanência no site, o gateway de pagamento também precisa contar com um suporte técnico de qualidade.
Além de conseguir resolver problemas imprevistos bem mais rápido, esse suporte acaba conseguindo criar um relacionamento com o cliente e prever possíveis falhas futuras durante alguma venda e repará-las a tempo.
Portanto, ao procurar por gateway de pagamento, escolha aquele que possibilita um atendimento multicanal e com boa disponibilidade para que você não sofra com vendas perdidas.
7. Custos
Ao decidir entre os melhores gateways de pagamento para contratar, é preciso também prestar atenção nos custos que podem estar atrelados. Alguns sistemas cobram uma taxa de implantação e mensalidades ou anuidades, dependendo do volume de transações recebidas.
Sendo assim, antes de se decidir, sua empresa deve analisar o orçamento disponível e os benefícios que o gateway de pagamento pode trazer no dia a dia e no incremento dos negócios a longo prazo. Existem opções mais baratas e que podem incluir todas as funcionalidades necessárias para seu bom funcionamento.
8. Diversidade de bandeiras
Um bom gateway de pagamento conta também com o reconhecimento e aceitação de diversas bandeiras de cartão de crédito.
Isso faz com que o processo seja menos burocrático, uma vez que pode eliminar a necessidade de contratos prévios com instituições financeiras diversas.
Variedade de pagamentos com o cel_cash
Utilizando a plataforma cel_cash, você consegue não só automatizar os processos de pagamento online para os seus clientes, como também pode oferecer diferentes meios de débito através de um gateway de pagamento atualizado e extremamente funcional.
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