Veja algumas formas de melhorar a comunicação do seu sindicato e abandonar de vez os folhetos impressos.
Melhorar a comunicação sindical é uma forma de consolidar a saúde do sindicato. Já que manter uma comunicação assertiva, desenvolvida de forma clara, contínua e estratégica proporciona benefícios essenciais para o bom funcionamento de uma entidade.
No entanto, muitos sindicatos ainda se limitam em utilizar apenas jornais impressos e documentos em papel para se comunicarem com seus associados.
Com a nova era digital e as novas possibilidades trazidas pelas mídias sociais, é possível desenvolver uma comunicação mais rápida e objetiva e dar passos importantes no desenvolvimento da entidade.
Para ajudar a compreender esse cenário, continue a leitura desse conteúdo e veja algumas formas de melhorar a comunicação do seu sindicato e abandonar de vez os folhetos impressos.
Utilize os recursos digitais disponíveis
Atualmente, em um mundo conectado à internet, é preciso estar atuante no ambiente digital para que você exista. Isso refere-se também a entidades digitais.
Isso porque a maioria das pessoas está presentes na web e se comunicam por meio das mídias digitais como e-mails, redes sociais, apps, incluindo seus associados.
Diante disso, é fundamental que sua entidade seja atuante e utilize essas ferramentas de modo estratégico para otimizar e facilitar a comunicação entre a diretoria sindical, colaboradores e filiados.
Compreenda o associado
Para ter uma comunicação efetiva com o seu público, é necessário compreender e entender bem as dificuldades, necessidades e opiniões.
Compreender o que necessita o seu associado, é o primeiro passo para o desenvolvimento de um plano de comunicação e gestão da entidade e para o desenvolvimento de estratégias eficazes.
Desenvolva conteúdos relevantes
Conforme as estratégias desenvolvidas pelo Marketing de Conteúdo, sua entidade pode criar materiais com assuntos ricos, relevantes e de interesse da categoria.
Os conteúdos podem ser compartilhados pelos diferentes canais de comunicação, principalmente aquelas que os seus filiados utilizam mais, como exemplo, podemos citar as redes sociais, blogs, e-books, entre outros.
Seja constante
Mais importante que estar presente em diferentes meios de comunicação, é manter-se constante na divulgação dos conteúdos. Isso porque a comunicação frequente ajuda na divulgação das informações, na proximidade entre entidade e associado e na fidelização.
Sendo assim, com a popularização dos meios de comunicação, é essencial e muito positivo para o sindicato estar atento e testar essas novas possibilidades. Isso, com certeza, abrirá novas portas, garantirá oportunidades e ajudará no fortalecimento sindical.
Esse texto foi desenvolvido pela equipe do blog do sistema SINDIS, onde você pode encontrar conteúdos exclusivos sobre tecnologia, inovação e gestão sindical.