Fazer a gestão de clínicas médicas não é uma tarefa simples. Neste conteúdo, vamos apresentar alguns dos principais erros que você e sua equipe podem estar cometendo. Leia mais!
Fazer a gestão de clínicas médicas não é uma tarefa simples. Todo gestor sabe disso. Por conta dessa dificuldade, erros podem ser cometidos, complicando ainda mais a organização da empresa. Para evitar isso, o primeiro passo é identificar quais são as falhas e focar na melhoria de cada uma delas.
Neste conteúdo, vamos apresentar alguns dos principais erros que você e sua equipe podem estar fazendo na gestão da sua clínica. Continue lendo o texto e confira.
Falta de modernização nos processos internos
A modernização é ponto chave nos dias de hoje, quando o assunto é gestão de clínicas médicas. Com a utilização de ferramentas tecnológicas, é possível otimizar e agilizar os processos de forma muito mais simples e assertiva.
No caso de clínicas, em que o fluxo de pessoas e profissionais é alto, fica ainda mais difícil manter a organização de todos os processos sem o uso de soluções inteligentes.
Para ter uma ideia, vamos utilizar o controle de estoque como exemplo. Imagine ter de anotar em um caderno cada item que é utilizado no atendimento aos pacientes, com data e horário correspondentes. Além de levar mais tempo, podem ser cometidos erros.
Porém, quando é utilizado um software para clínicas, por exemplo, é possível integrar o controle de estoque ao prontuário médico e dar baixa automática dos itens utilizados após o atendimento ao paciente.
O resultado disso é mais facilidade e agilidade na organização da clínica, e mais praticidade no trabalho dos profissionais e no atendimento ao paciente.
Poucas formas de pagamento oferecidas aos pacientes
Outro erro que pode estar sendo cometido é o fato de oferecer poucas formas de pagamento aos pacientes e, em alguns casos, formas pouco facilitadas. Tendo em vista que esse é um dos motivos que fazem um paciente optar pela clínica que deseja ser consultado, oferecer formas variadas e facilitadas de pagamento é um diferencial atrativo.
Dessa forma, é importante que a clínica pense tanto no bem-estar financeiro do paciente, quanto da própria empresa. Assim, um dos métodos de pagamento mais usuais e que oferecem benefícios para ambas as partes, é a cobrança recorrente por cartão de crédito.
Com esse método, basta apenas cadastrar os dados do paciente e os dados de cobrança. Aí, é só aguardar o dinheiro entrar na conta, durante o período em que os serviços da clínica foram contratados pelo cliente.
Por exemplo, supondo que o paciente de uma clínica odontológica contratou um pacote de tratamento para clareamento dos dentes. Nesse caso, é possível parcelar o valor do serviço e realizar o desconto desse valor direto no cartão de crédito dele, com o método de pagamento recorrente.
Isso gera muito mais facilidade para o cliente da clínica e muito mais segurança para a empresa, que não corre risco de ficar sem receber o valor.
Falta de investimento em marketing
Clínicas que não aparecem, não são lembradas. Nos dias de hoje, com o crescimento da internet e das redes sociais, essa afirmação faz ainda mais sentido. Por isso, é essencial investir em marketing para se destacar da concorrência.
Isso porque, empresas que investem na comunicação do negócio, conseguem mais visibilidade, conquistando a atenção do público-alvo. Todo mundo que usa redes sociais (e até quem não usa) sabe que marketing é a alma do negócio quando se trata de aumentar o número de clientes.
No caso de clínicas, isso não é diferente. Basta pesquisar agora mesmo como a sua concorrência está se apresentando na internet. Quanto melhor for a estratégia utilizada, mais destaque ela está recebendo.
Mas é importante entender que o marketing vai além de redes sociais, é necessário também investir em ferramentas que melhorem a comunicação direta com o paciente. Até porque, paciente satisfeito ajuda a atrair mais clientes.
Dessa forma, vale apostar em e-mails personalizados ou envio de mensagens em datas comemorativas, por exemplo. Tudo isso, alinhado com ferramentas tecnológicas que facilitam todo o processo.
Pouco controle sobre os pagamentos recebidos
Em algumas clínicas ainda é realizado o acompanhamento das entradas e saídas financeiras através de anotações diárias em cadernos, com os valores que os pacientes pagam e os valores que são gastos. Esse tipo de organização, além de exigir mais tempo, pode gerar erros, prejudicando a visão real do faturamento da empresa.
Com a tecnologia, porém, esse tipo de problema na gestão de clínicas médicas não acontece, pois os processos são acompanhados com mais precisão e assertividade, sem necessitar do uso de caneta e papel.
Por exemplo, com o uso de um software para clínicas, é possível saber quanto a clínica tem para receber e quanto tem para pagar no dia, semana, mês e ano, permitindo total controle do saldo financeiro, além de oferecer mais segurança para a tomada de decisões, de forma antecipada.
Como evitar esses problemas?
Como você viu até aqui, utilizar ferramentas tecnológicas é essencial para evitar ou minimizar possíveis problemas na gestão de clínicas médicas, como os citados ao longo do texto.
Hoje, duas ferramentas vêm se destacando no mercado e já são utilizadas por grandes gestores da área da saúde. Uma delas é o Clínica nas Nuvens, software para clínicas, que organiza toda a gestão de empresas da área da saúde, auxiliando desde a organização da agenda médica, até a fidelização do paciente.
Outra importante solução tecnológica é o cel_cash, um sistema de cobrança recorrente que facilita a vida de clínicas e pacientes, oferecendo uma forma de pagamento facilitada.
Integradas, essas duas soluções podem oferecer muitos benefícios para a gestão de clínicas médicas.