O maior objetivo dos vendedores é a conversão do usuário. Veja aqui as melhores dicas para alcançar esse objetivo.
A internet é um campo aberto para as empresas propagarem os produtos e serviços, e por isso precisam estabelecer estratégias de conversão de leads em clientes de forma contínua.
As plataformas digitais oferecem diversas vantagens, quando utilizadas de maneira apropriada.
É possível fazer uma mensuração real sobre os cliques realizados dentro de um site corporativo, acompanhar a jornada de compra de um lead, até a finalização do processo em cliente.
Por isso, é possível fazer uma otimização dos investimentos, utilizando as informações disponíveis para que uma campanha tenha o enfoque correto, atingindo o público-alvo que demonstra interesse pelos produtos e serviços.
A seguir estão disponíveis 5 estratégias que podem ser colocadas em prática por todas as empresas que querem se destacar no e-commerce e angariar cada vez mais leads e transformar em clientes e divulgadores.
Apresente a marca de forma atrativa
Uma marca precisa ter um apelo emocional que aproxima a visão e os valores para com a realidade dos consumidores.
Por isso é preciso disponibilizar dados de interesse do público-alvo, como história, produtos e até mesmo as parcerias que são formalizadas para que o cliente tenha um produto de qualidade em mãos.
Outra peça fundamental para a divulgação em massa é o planejamento de Marketing aplicado de maneira correta.
Isso porque, sem ele, todo o investimento pode ser direcionado para um canal que não tem relação com o tipo de consumidor para os produtos oferecidos.
Dessa forma, é preciso investir em uma equipe que entende as ferramentas que tem à disposição, colocando em prática uma forma de demonstrar que a marca é a mais adequada para a solução dos problemas apresentados pelos clientes.
Invista na presença maciça na internet
A conversão é apenas uma das etapas aplicadas na estratégia empregada pelo Inbound Marketing dentro de uma campanha de comunicação.
Além da atração inicial, a conversão é uma continuidade, pois nesse momento acontece a conversão em leads.
Por isso, é preciso oferecer benefícios e recompensas para quem se dispõe a entregar dados que serão utilizados para estreitar os laços entre empresa e lead.
Dessa forma, é possível identificar aqueles que realmente estão interessados na marca, nos produtos e nos serviços oferecidos.
A presença maciça na internet se refere às várias plataformas digitais disponíveis, entre as quais:
- Sites corporativos;
- Landing pages;
- Redes sociais;
- Fóruns de debate.
Os interesses podem ser uma fonte de captação de leads que procuram por assuntos específicos. Com isso fica mais fácil segmentar ainda mais o público-alvo.
Ofereça conteúdos de interesse ao público
De acordo com os produtos oferecidos na loja virtual, é preciso atrair os leads com artigos que aprofundam sobre determinados assuntos, textos informativos, podcasts e vídeos.
Tudo isso se torna o Marketing de Conteúdo da empresa e pode ser uma fonte inesgotável de leads que podem ser trabalhados pontualmente, em conformidade com os produtos oferecidos, ou então as promoções sazonais ou descontos de ocasião.
Essa estratégia implica na utilização de SEO (Search Engine Optimization), que utiliza palavras-chave para que o site esteja no topo das páginas de pesquisa.
Assim, é preciso trabalhar continuamente em palavras-chave nas redes sociais, utilizando as hashtags (#), em conformidade com os produtos oferecidos e as áreas de interesse do público consumidor.
Participe de fóruns de debate com argumentos
Os sites reservados a debates e discussões sobre determinados assuntos podem ser um local fértil para encontrar os leads e levá-los para a jornada de compra de um curso, um novo equipamento, ou mesmo uma caneca de café.
As redes sociais podem ser utilizadas como uma ferramenta apropriada para esse tipo de investida, e o uso do Twitter Ads, por exemplo, pode ser muito bem aproveitado.
No entanto, é preciso lembrar que há outras redes sociais, e todas elas possuem públicos cativos, que precisam ser alcançados.
Utilize as ferramentas nos momentos certos
As ferramentas disponíveis nas plataformas digitais podem funcionar em momentos apropriados, como uma consequência de eventos que levam o público-alvo para a página da loja virtual
Todas as estratégias apresentadas precisam preparar a jornada da compra de uma maneira natural, mesmo que para isso tenha sido preciso investir em situações que levaram o consumidor até a finalização da compra.
Por isso, é preciso entender que todo o processo envolve:
- Aprendizado e descoberta;
- Identificação do problema;
- Considerações sobre a solução;
- Efetuação da compra.
Da captação do lead até a jornada final, métricas precisam ser adotadas e acompanhadas, e o funil de vendas precisa atuar de forma adequada e ativa a todo instante. Porém, o trabalho não termina neste clique.
É preciso manter o cliente interessado em outros produtos, propondo novos modelos de negócios e apresentando oportunidades que sejam imperdíveis.
A essência da negociação entre empresa e cliente não pode se distanciar. Por isso, essas estratégias de conversão devem estar presentes no dia a dia de empreendedores que atuam no setor de e-commerce, bem como as de fidelização precisam ser feitas para a relação a longo prazo com esses consumidores.