Com data prevista para lançamento em 16 de junho, o Pix Automático acaba de entrar em período de testes homologatórios, segundo o Banco Central. O objetivo dessa fase é corrigir possíveis falhas e garantir que a funcionalidade seja utilizada sem dificuldades pelos clientes, além de refinar a experiência para não desestimular os usuários e reduzir as barreiras de adesão.
O Pix Automático chega ao mercado com o intuito de facilitar a forma como os usuários e empresas lidam com o pagamento das contas recorrentes, como energia, telefonia, mensalidades escolares, streaming, academia, planos de saúde, entre outras. A funcionalidade, que se assemelha ao débito automático, também será estendida para as empresas.
A etapa de testes homologatórios contará com a participação de todos os prestadores de serviço que integram o Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI), infraestrutura responsável por processar e liquidar todas as transações de Pix em tempo real. De acordo com o BC, vários pontos serão avaliados nesta fase, incluindo uma nova tentativa de cobrança quando não há saldo na conta do usuário. Conforme as especificações do Banco Central, o sistema pode realizar até três tentativas de cobrança no prazo de até sete dias após a primeira falha.
A intenção da autarquia com essas avaliações é garantir que a comunicação entre uma empresa prestadora de serviço e os provedores de pagamento seja bem-sucedida. Além disso, permite entender como ocorre, na prática, as notificações dos bancos para os usuários sobre os pagamentos agendados ou que falharam.
A expectativa é que o Pix Automático traga uma nova onda de crescimento de transações de Pix e seja adotada em larga escala, principalmente pelo setor de serviços.