Ecossistema Pix tem mais de 138 milhões de usuários e 523 milhões de chaves ativas

Compartilhar

|

Não é a primeira vez que o bom desempenho do ecossistema Pix chama atenção com números significativos. Atualmente, o volume de transações realizadas com Pix ultrapassa R$ 1 bilhão, e o total de chaves ativas supera 523 milhões. Até outubro, os usuários cadastrados no Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (DICT) somavam 138,4 milhões, sendo 127,8 milhões de usuários pessoa física.

Na primeira semana de novembro, o presidente do Banco Central do Brasil (BC), Roberto Campos Neto, ressaltou a evolução do Pix durante um encontro com investidores, organizado pelo banco Santander, em Madri (Espanha). Campos Neto destacou a evolução da agenda para a adoção do Pix Internacional (cross-border payments), Pix Garantido/Crédito e Cooperação Internacional.

Campos Neto já tinha confirmado, no fim de setembro, alguns encontros com os presidentes dos bancos centrais da Colômbia (Leonardo Villar), do Peru (Julio Velarde Flores) e do Uruguai (Diego Labat) para implementar uma espécie de Pix nesses países. Segundo Campos Neto, a ideia dos países da América do Sul é criar um meio de pagamento inspirado no modelo criado pelo BC

Embora haja uma expectativa grande em torno do Pix Internacional, as primeiras experiências concretas ainda vão demorar, segundo o BC. Breno Lobo, consultor no Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central, comentou, na primeira semana de novembro em evento em São Paulo, que a implementação do Pix internacional deverá ficar para a agenda de 2024 ou 2025.

Função débito automático é prioridade para 2023

Durante a apresentação em Madri, Campos Neto também detalhou a agenda do Pix para os próximos dois anos. Um dos destaques é a função de débito automático, uma das prioridades para 2023. A função de débito automático permitirá pagamentos por recorrência no escopo do pagamento instantâneo. 

Segundo Breno Lobo, o Pix débito automático poderá ser usado para além de pagamentos de contas de água, luz e telefone. Lobo ressaltou, em evento realizado em São Paulo, que a modalidade também tem potencial para ser usada em contas de assinatura, como serviços de streaming

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com nossos especialistas