Se o mercado financeiro um dia foi considerado burocrático e limitado em relação ao uso de tecnologias, a realidade agora é outra. Ao abrir espaços para ferramentas inovadoras, desenvolvidas exatamente para o contexto de finanças, criou-se um novo cenário de fortalecimento do mercado, potencializando suas atividades, com mais agilidade, produtividade e eficiência.
Para resultados positivos em diversos processos, bancos e fintechs devem cada vez mais aderir a uma série de soluções tecnológicas que auxiliem na transformação estrutural e cultural do setor financeiro.
O uso de dados é um exemplo prático disso. A precisão na coleta, armazenamento e a análise de milhões de dados simultâneos, realizadas por softwares especializados, auxiliam empresas a avaliarem melhor o desempenho financeiro do empreendimento, a realidade dos clientes e os níveis da experiência dos usuários, tomando decisões muito mais assertivas sobre cortes de gastos, investimentos e as possibilidades de ajustes e lançamentos de novos produtos.
Com esse desenvolvimento e a aplicação do Open Finance, bancos e fintechs se viram participantes de um novo mercado, mais competitivo, inovador e dinâmico.
De acordo com o levantamento do 13º relatório Tech Trends 2022, realizado pela Deloitte, o ano de 2022 deve ser fundamental para a aceleração do desenvolvimento e aplicação de tecnologias voltadas para os meios de pagamentos e banking. Dentre as tendências principais, estão:
– Compartilhamento de dados facilitado
– Verticalização de nuvem
– Blockchain
– Inteligência artificial
Segundo os autores do relatório, as tendências listadas acima devem mudar a dinâmica do mercado financeiro para os próximos anos e a relação do setor com as tecnologias.
Vale sempre destacar também que, assim como no mercado financeiro, a transformação digital impactou setores diversos, como educação, indústria, varejo e saúde, buscando formas de transformar seus modelos de negócio em um formato que atendesse às demandas de consumo.
Para conferir na íntegra o relatório, clique aqui.