Entrar
Qual o seu painel na Celcoin?
Cada painel tem sua credencial distinta.
Gerencie suas finanças com eficiência e praticidade.
Qual o seu painel na Celcoin?
Cada painel tem sua credencial distinta.
Não tem acesso?
Contratar
Potencialize seu negócio com as soluções da Celcoin

Bancos digitais e neobancos atraem novos clientes e aceleram inclusão financeira na América Latina e Caribe

23 mar 2023

A infraestrutura tecnológica dos bancos tradicionais impede a inclusão financeira, limita o acesso a serviços mais complexos e delimita novas formas de pagamento. Enquanto isso, as novas tecnologias estão oferecendo sistemas mais acessíveis, ágeis e flexíveis. Essa é uma realidade presente em cada vez mais países ao redor do mundo.  

Apesar dos desafios na economia, os bancos digitais e neobancos estão sendo responsáveis por atrair clientes e acelerar a inclusão financeira na América Latina e no Caribe. As fintechs nessas regiões cresceram de 703 para 2.482, entre 2017 e 2021, representando 22,6% do total global.

De todas as fintechs da América Latina e do Caribe, o Brasil representa 31%, seguido pelo México (21%), Colômbia (11%), Argentina (11%) e Chile (7%). Além disso, em 2022, oito fintechs latino-americanas alcançaram o status de unicórnio.

A popularidade dos pagamentos digitais também cresceu globalmente durante a pandemia de Covid-19, permitindo a expansão do desenvolvimento de aplicativos, softwares e outras tecnologias. Alguns desses fatores são populações mais jovens e demanda crescente ao acesso a serviços financeiros.

Com esse crescimento, a tendência é que surjam novas regulamentações para acompanhar as propostas. Visando a proteção dos consumidores e a estabilidade do sistema financeiro, regras mais modernas foram pensadas para que os novos serviços possibilitem outras iniciativas inovadoras ao setor. 

Devido à instabilidade econômica mundial, outra tendência é a abertura de contas bancárias em outros países, visando menores taxas de inflação e transferências ágeis. Dessa forma, a América Latina e o Caribe buscam construir parcerias interfronteiras, oferecendo serviços de processamento de pagamento e outras transações.  

Vale lembrar ainda que apenas 51% da população adulta na América Latina e no Caribe tem conta em banco, e apenas 28% faz pagamento direto com eles. Além disso, apenas 45% das pequenas e médias empresas têm acesso a financiamento, mesmo representando 30% do PIB total e 67% da empregabilidade.

Apesar de uma economia flutuante, as fintechs são responsáveis por solucionar os problemas de cerca de 450 milhões de pessoas desbancarizadas, com soluções inovadoras e eficazes. A América Latina e o Caribe contam com um cenário promissor: indústria em potencial, tecnologias em desenvolvimento e possibilidade de expansão internacional.

Conheça um pouco da importância da Celcoin na evolução deste cenário, que chegou como uma pioneira em Open Finance e abriu portas para que as fintechs brasileiras alcançassem novos patamares no mercado nacional, fazendo assim com que o Brasil se apresentasse como uma referência global em tecnologias financeiras.

Potencialize seu negócio com as soluções da Celcoin

Aumente agora seu potencial de negócio com nossa infraestrutura exclusiva para você.

Celcoin Instituição de Pagamento S.A - 13.935.893/0001-09
Al. Xingu, 350 – Conj 1604 – Alphaville Industrial Barueri – SP – 06455-030