5 dicas de organização financeira para quem trabalha home office

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organização financeira

Confira como ter uma organização financeira eficiente e se previna em relação aos pequenos gastos pessoais do dia a dia. Estes mesmo que pareçam insignificantes, podem minar a vida financeira da sua empresa a longo prazo.

Por isso, é importante mudar alguns hábitos e planejar melhor sua vida financeira pessoal para conseguir organizar as finanças da sua empresa.

Aos poucos você verá que pequenas quantias poupadas, ao longo do tempo e bem empregadas, pode se tornar um valor significativo para seu negócio. Não deixe que o julgamento das pessoas te engane: isso não é ser muquirana, mas dar mais valor a cada centavo que você conquista!

Para te ajudar nisso, separamos 5 ações que te ajudarão a organizar as finanças pessoais e empresariais.

1. Anote todas as suas despesas pessoais separadamente

Em um outro blog post em parceria com a Construsite Brasil, ensinamos como classificar as despesas da sua empresa corretamente. Se você começar a anotar seus gastos diários, vai ser mais fácil identificar onde ocorre o desperdício.

Pagar R$3,00 por dia em um expresso pode não parecer muito. Mas, ao longo de 7 dias são R$21,00. Em um mês, você terá gasto R$ 84,00 que resulta R$1.008,00 em um ano. É dessa maneira que seu dinheiro vai embora e você chega no final do mês com a sensação que seu dinheiro não rendeu, afinal você não teve nenhum gasto exorbitante.

Por isso, se você trabalha home office, antes de sair por aí gastando seu dinheiro com coisas supérfluas, pense se realmente precisa daquilo. Esses gastos podem fazer bastante diferença no seu orçamento. E você, provavelmente, só vai se dar conta se anotar tudo. Essa prática vai te ajudar a ter mais controle sobre seu dinheiro e fazer melhores escolhas.

2. Determine limites para os seus gastos pessoais

Depois de colocar todas as despesas no papel, fica mais fácil identificar os gastos pessoais e os gastos da empresa. Lembre-se que poupar não precisa ser sinônimo de sofrimento. É preciso se privar de algumas coisas, é verdade, mas também é preciso investir em coisas que te tragam felicidade.

Você só precisa limitar um valor específico para dedicar ao lazer. Pense no que você gostaria de continuar fazendo, mas reduza os excessos. Se você trabalha em casa e ama pedir comida e quitutes via app, limite quantos dias na semana irá usar o iFood, quantas idas ao cinema, restaurante, boliche e assim por diante.

Com um bom planejamento financeiro é possível manter sua vida social sem prejudicar o capital de giro da empresa.

3. Analise os gastos familiares

Conter custos é necessário para você e para sua empresa. Lembre-se, você trabalha home office, para que a redução das despesas realmente aconteça é preciso que toda a família colabore. Nessa hora é bom ajustar os hábitos e as necessidades de cada um e adequá-las a situação financeira de sua família.

Comece checando os gastos com assinaturas de serviços. Planos como Netflix, Looke, Spotify e Deezer são exemplos de plataformas que oferecem pacotes que permitem acessos simultâneos.

Planos família também podem ser uma boa opção na hora de reduzir os gastos com o celular. Pagar planos individuais pode custar um valor elevado. Por isso, some os valores gastos por cada um e compare com o preço de um plano família. A Nextel, por exemplo, oferece 3 opções de planos família, onde cada dependente paga um valor adicional e tem acesso aos mesmos benefícios do titular.

Essa pode ser uma solução para controlar os gastos com celular e internet móvel, da família e da empresa.

Mas, se você mora sozinho e trabalha em casa, considere dividir esses gastos com outra pessoa – de sua confiança – que também trabalhe home office. Mas, atenção: é realmente importante que você faça a divisão das contas com alguém responsável, para que não se crie dívidas e inimizade. Uma outra ótima alternativa é optar pelo uso de Coworking, escritórios compartilhados espalhados pela cidade.

4. Evite pagar juros

Pode parecer bobagem, porém o juros que vêm na sua conta de energia, telefone ou cartão de crédito, por exemplo, podem ser evitados se você mantiver suas contas em dia.

Se você tem o hábito de pagar as contas na última hora, verifique se não é melhor colocá-las em débito automático, assim você evita a cobrança de juros. Sem contar que algumas operadoras e bancos oferecem vantagens para quem opta pelo serviço.

É preciso ficar atento também às compras parceladas. Sempre que optar pelo parcelamento, verifique a cobrança de juros, mesmo que sejam pequenos valores, eles podem minar a sua organização financeira.

Em um primeiro momento pode ser tentador pagar uma parcela pequena ao mês mas o valor acumulado dos juros de longas prestações podem elevar muito o valor do produto. No fim, você estará jogando dinheiro fora.

5. Poupe para a PF separadamente da PJ

Planejar nunca é demais. Depois de definir todas as suas despesas é hora de planejar o que fazer com o valor reservado para economia.

A primeira dica é deixar a poupança pessoal separada das economias da empresa. Assim, as chances de você confundir os valores são menores.

Guarde a sua reserva pessoal na poupança ou faça algum tipo de investimento em renda fixa. Se você não tiver nenhuma reserva financeira, comece planejando um fundo de emergência.

Antes de começar a investir de fato, é necessário ter um montante reservado para despesas inesperadas. Contar com um fundo emergencial nessas horas vai te ajudar a não desestabilizar as suas finanças pessoais e principalmente da sua empresa.

Dica extra!

Conte com o auxilio de um sistema de gerenciamento de cobranças, assim todas as informações ficam centralizadas, e você consegue uma melhor organização financeira.

O cel_cash oferece a possibilidade de cobranças nos mais variados meios pagamentos, além de oferecer vários recursos para facilitar a gestão. Conte com relatórios completos, dashboards simplificados, contratos digitais, emissão de notas fiscais e muito mais!

Esperamos que as dicas desse post sejam úteis para que você tenha sucesso no planejamento das suas finanças e conquiste a escalabilidade de seu negócio!

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