Quais os benefícios do cartão de crédito para clínicas médicas? Essa e outras dúvidas que muitos gestores da área da saúde já tiveram e têm. Confira os principais pontos positivos desse método de pagamento.
Vale realmente a pena oferecer esse método de pagamento aos pacientes? E como fazer a gestão dos recebimentos? Essas, com certeza, são algumas das dúvidas que muitos gestores da área da saúde já tiveram e têm até hoje.
Até porque, quando se trata de disponibilizar métodos de pagamento na clínica, é importante saber quais os benefícios que cada um deles oferecerá tanto aos pacientes como à empresa.
Hoje, o cartão de crédito é um dos meios de pagamento mais indicados, pois quase todo mundo utiliza e também é a forma mais segura de garantir os recebimentos dos pacientes, sem risco de inadimplência por parte deles.
Para explicar melhor sobre os benefícios do cartão de crédito para clínicas, desenvolvemos este conteúdo, com os principais pontos positivos desse método de pagamento. Ao fim da leitura, se você ainda não conta com essa opção de pagamento na sua clínica, com certeza mudará de ideia. Continue a leitura e confira!
Maior garantia de recebimento
O primeiro ponto positivo que o cartão de crédito oferece para clínicas é a garantia de recebimento pelos serviços prestados, pois após a cobrança ser feita o valor é automaticamente descontado da conta do paciente, independente do pagamento ser parcelado ou à vista. Assim, não é preciso ficar inseguro quanto ao risco de o cliente não realizar o pagamento corretamente.
Cobrança recorrente
Diferente do pagamento parcelado, em que o valor total, independente da quantia de parcelas, é descontado do limite do cartão de crédito, a cobrança recorrente desconta apenas um valor mensal, não comprometendo o valor do limite total do cartão.
Por exemplo, vamos supor que sua clínica trabalhe com planos e um paciente contratou um deles com duração de 10 meses e optou pelo método de pagamento recorrente. Dessa forma, ele receberá uma cobrança todo dia 25 (o dia vai depender do acordo entre clínica e paciente) no valor x, comprometendo apenas este valor em sua fatura mensal, durante o período do contrato.
Isso proporciona mais facilidade para o paciente e, como consequência, a chance de fidelizá-lo torna-se ainda maior, tendo em vista que oferecer essa facilidade pode ser um dos motivos que levem o paciente a escolher sua clínica.
Mais controle dos orçamentos
Outro benefício do cartão de crédito para clínicas, é a possibilidade de saber o orçamento que estará disponível nos meses seguintes. Ou seja, supondo que um paciente optou pelo pagamento recorrente de um plano da sua clínica, durante um ano.
Nesse caso, você saberá que todo mês, durante aquele período, poderá contar com esse valor e, consequentemente, poderá planejar com mais precisão quais decisões tomar para a empresa, podendo contar com aquela quantia já definida.
E o melhor é que não há riscos desse dinheiro não entrar na conta da clínica, pois após contratar o plano e optar pelo pagamento recorrente, a cobrança será feita automaticamente no cartão do paciente durante o período definido.
Assim, fica mais fácil focar no futuro do negócio, podendo investir com mais segurança na ampliação, implementação de novas unidades, contratação de novos profissionais, investimento em ferramentas tecnológicas e outras coisas consideradas importantes para o avanço do negócio.
Redução de consultas canceladas
Vamos imaginar que o paciente contratou um serviço na sua clínica e fez o pagamento em seis vezes no cartão de crédito. Feito isso, ele evitará ao máximo faltar às consultas ou cancelar agendamentos, pois seu investimento já foi feito.
Dessa forma, a clínica e o profissional de saúde acabam evitando buracos e desorganização na agenda, causados pela falta do paciente na clínica. É uma maneira de o estabelecimento sempre se manter com um grande fluxo de pessoas.
Comodidade para os pacientes
Para se ter uma ideia de como o cartão de crédito é o método de pagamento mais utilizado pelos brasileiros, um levantamento publicado pelo Banco Central, mostrou que em 2020 a quantidade de cartões de crédito ativos era de 134 milhões. Isso se dá, principalmente, pela praticidade que o método de pagamento oferece.
Assim, não é preciso andar com dinheiro em mãos e nem enfrentar filas de lotéricas para pagar boletos. Ao mesmo tempo, o cartão de crédito permite que o pagamento seja feito de maneira parcelada, o que facilita bastante, tendo em vista que tratamentos de saúde podem ter um valor mais elevado. Por isso, clínicas que oferecem esse método de pagamento conquistam mais clientes.
Além disso, fazer o controle dos pagamentos feitos por cartão de crédito é muito fácil. Basta apenas contar com a ferramenta certa, que permita fazer a gestão dos pacientes e acompanhar os pagamentos efetuados por eles, sejam cobranças avulsas ou recorrentes.
Como oferecer o pagamento por cartão de crédito para clínicas?
Como você viu até aqui, oferecer o método de pagamento por cartão de crédito é muito benéfico para clínicas e seus pacientes, mas para tornar o processo de recebimento e gestão dos valores mais otimizado, o melhor é contar com o auxílio de um sistema de cobrança integrado a um software médico. Dessa forma, é possível automatizar ainda mais as cobranças e pagamentos realizados.
Por exemplo, ao integrar o cel_cash ao Clínica nas Nuvens, basta apenas cadastrar os dados do paciente no sistema e incluir as informações do cartão de crédito dele, juntamente do valor do serviço prestado e da periodicidade das parcelas ou do valor que será cobrado de forma recorrente.
Após isso, o software médico fará a cobrança direta do valor da parcela, sempre na data combinada e de maneira automática. É muito mais comodidade para o dia a dia da sua clínica.