Checkout transparente: o que é e quais as vantagens

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O checkout transparente é uma função essencial para melhorar a experiência do consumidor. Acesse e confira tudo sobre esse assunto importantíssimo.

Realizar a cobrança de clientes é uma tarefa que exige bastante atenção, em vários aspectos.

Dedicar um tempo para encontrar a melhor solução de pagamentos é importante para garantir eficiência desse processo, além da segurança e o cumprimento das obrigações legais.

Mas há um aspecto com relação aos pagamentos que, por vezes, é ignorado: a experiência do cliente.

A experiência do cliente com o pagamento deve ser otimizada, já que é bastante comum clientes desistirem da compra porque não encontram facilidade no checkout, por exemplo, ou o mesmo é muito longo, contando com várias fases.

Neste artigo vamos falar de uma modalidade de checkout que facilita a experiência do cliente e ainda traz grandes benefícios para as empresas que adotam: o checkout transparente.

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O que é checkout transparente

Checkout transparente é um recurso disponível para e-commerces que permite ao cliente finalizar a transação sem sair do ambiente original da loja virtual.

O checkout transparente é uma opção que prioriza a experiência do cliente.

Checkout é o nome dado para a finalização da compra realizada no ambiente online, ou seja, o momento do pagamento e sua confirmação.

Ao contrário do checkout padrão, o checkout transparente é realizado totalmente no site, sem a necessidade de que o cliente seja submetido a um redirecionamento.

A importância do checkout transparente

O checkout transparente é muito importante para proporcionar experiências mais positivas para os clientes.

Problemas de conexão ou falta de tempo frequentemente faziam com que o consumidor desistisse de efetuar uma compra quando se deparava com os muitos direcionamos ao qual era submetido.

Além disso, a desconfiança gerada no consumidor o fazia questionar se, ao sair do site original, aquele pagamento era realmente seguro.

Atualmente, diversas plataformas de e-commerces e pagamentos já disponibilizam o checkout transparente, como por exemplo:

  • checkout transparente Shopify;
  • checkout transparente Pagseguro;
  • Ebanx checkout transparente;
  • checkout transparente Mercadopago;
  • checkout transparente Cielo;
  • checkout transparente Tray.

O WooCommerce, a plataforma utilizada por 32% dos lojistas virtuais no Brasil, também tem funções nesse sentido.

Checkout padrão e checkout transparente: diferenças

Para entendermos um pouco melhor o funcionamento do checkout transparente, vale a pena fazer um comparativo entre este e o modelo tradicional.

checkout padrão é uma tecnologia que, a partir de uma integração com o site ou a plataforma de e-commerce, consegue captar informações de pagamento como valor, tipo do produto e custo do frete.

As informações são enviadas para a plataforma de checkout, que será responsável por fazer a intermediação do pagamento.

Para que o pagamento seja efetuado, no entanto, o cliente é enviado para um ambiente externo ao site onde a compra foi realizada.

Depois do pagamento realizado, a plataforma de checkout envia a confirmação para o vendedor, que envia o produto para o cliente.

Exemplo de checkout padrão, com redirecionamento

Em contrapartida, o processo do checkout transparente é muito semelhante, com a única diferença de que o pagamento é concretizado no site, sem precisar realizar qualquer redirecionamento.

Exemplo de checkout transparente, sem redirecionamento

Benefícios do checkout transparente

O checkout transparente conta com recursos e funcionalidades que o colocam na vanguarda, quando comparado ao checkout padrão.

Não é à toa que cada vez mais sites e e-commerces têm adotado esse modelo de plataforma para pagamento.

Conheça, a seguir, algumas das vantagens do checkout transparente:

Experiência de compra mais positiva

A experiência de compra é otimizada com o checkout transparente.

Isso porque todo o processo de escolha do produto, pagamento e confirmação de pagamento é realizado de forma mais rápida.

Cada vez mais, no ambiente online, os usuários estão exigindo mais velocidade.

Os usuários estão adotando práticas que revelam que sua experiência é melhor enquanto a velocidade é priorizada. É o caso, por exemplo, das ferramentas de aceleração dos vídeos, no caso dos streamings, e de áudio, no caso do WhatsApp.

Menos abandono de carrinho

Com um processo de compra mais longo, a taxa de abandono de carrinho torna-se mais frequente.

Isso porque, ao perceber o tamanho do caminho que terá que trilhar até a compra, o usuário simplesmente desiste ou procrastina, partindo para fazer outra coisa.

O checkout inteligente, portanto, coloca o cliente a um simples clique de distância da sua compra, trazendo mais celeridade ao processo e evitando taxas muito altas de abandono de carrinho.

Personalização

Por fim, vale destacar que o checkout transparente permite a realização de uma experiência de compra mais segura.

Embora o processamento do pagamento ocorra a partir de uma empresa diferente da marca que vende, as cores do checkout, textos e fontes podem ser personalizadas, dando ao cliente um sentimento de continuidade de identidade do restante do site e o checkout.

E por quê isso é importante?

Simples: ao notar uma unidade nas cores e na identidade visual, o cliente percebe uma continuidade entre o site onde comprou e aquele espaço onde está fazendo a compra.

Dessa forma, sente-se seguro em deixar os dados.

Em contrapartida, caso encontre um checkout de cores despersonalizadas, ele poderá perceber a diferença e sentirá que está entrando em um ambiente inseguro para deixar os seus dados.

Qual o melhor checkout transparente?

Nesse sentido, vale a pena se questionar: qual a melhor opção de checkout transparente disponível?

Em primeiro lugar, vale a pena ressaltar que existem diversas opções de checkout transparentes no mercado.

Dentre as opções, podemos destacar:

  1. cel_cash;
  2. Mercado Pago;
  3. PagSeguro;
  4. PagBrasil;
  5. Cielo;
  6. PayPal;
  7. Yampi;
  8. Moip.

Cada checkout terá sua particularidade, como taxas e opções de personalização. Por isso, não é possível cravar qual a melhor opção para você.

Mas vale destacar, no entanto, que cel_cash aparece como uma das alternativas mais acessíveis do mercado, com uma API Restful que permite integrar lojas virtuais e os gateways de pagamentos.

O que faz uma API de checkout transparente

Uma API de checkout transparente garante que as transações sejam feitas com sucesso e segurança.

Além disso, é justamente a API que possibilita que o pagamento seja realizado em uma única tela.

Em alguns casos também é a API que salva automaticamente os dados do cliente, dando ainda mais velocidade a futuras compras.

Como escolher um serviço de checkout transparente?

Para escolher um serviço de checkout transparente é preciso, em primeiro lugar, avaliar a realidade do site, o tipo de produto vendido e as preferências do usuário.

Tudo isso determinará, por exemplo, se as taxas cobradas pelas empresas de checkout compensarão ou não.

Mas o principal critério nessa escolha deve ser, especialmente, a opinião e a experiência de outros clientes.

Pesquise, portanto, como tem sido a experiência de outras lojistas como determinada empresa que fornece o checkout ou API para pagamentos.

A partir dessas informações, você terá o básico para decidir por um serviço de checkout transparente.

Soluções cel_cash

Uma das soluções que mais se destacam quando o assunto é checkout transparente é o cel_cash.

cel_cash é uma plataforma de pagamentos únicos ou recorrentes, com destaque especial para este último.

As formas de pagamentos aceitas são diversas, como Pixcartão de créditoboleto bancário e débito em conta.

Vale destacar, ainda, algumas das soluções disponíveis:

  • cobranças recorrentes;
  • gestão de cobranças avulsas;
  • contrato digital;
  • emissão de NFS-e;
  • envio de notificações;
  • link de pagamento;
  • conta digital;
  • relatórios e dashboards.

O cel_cash também entrega segurança e praticidade, especialmente para lojas virtuais.

Como configurar e como ativar o checkout transparente

Para configurar um checkout transparente é preciso, em primeiro lugar, contratar uma empresa que consiga fornecer essa experiência em seu site.

A partir dessa contratação os passos a seguir serão definidos.

No caso do cel_cash, o próximo passo é realizar a integração entre o seu site e a API oficial da plataforma, permitindo a troca de informações e a realização de transações.

Todo esse processo é orientado e ajudado por uma equipe de especialistas autorizada pelo cel_cash.

Exemplos de checkout transparente

Para verificar, na prática, exemplos de checkout transparente, separamos dois destaques.

O primeiro é o site de sócios do Cruzeiro, que permite a cobrança na própria página.

Segundo o líder de tecnologia do Cruzeiro, Francisco Ângelo, o cel_cash foi essencial para a instalação do sistema de cobrança:

“Com o cel_cash conseguimos otimizar nossos processos de cobrança e consequentemente reduzir nossa taxa de inadimplência.

Outro ponto de destaque é a eficiência na cobrança recorrente. Além de viabilizar e facilitar a adesão de um número maior de clientes, toda a cobrança é automatizada, o que facilita bastante nossa rotina de trabalho”.

Além do Cruzeiro, vale a pena destacar a empresa de depilação Laser Fast:

O CEO da empresa, David Pinto, também destacou a importância do cel_cash:

“Quando conheci o cel_cash, percebi que ali tinha algo diferente, encontrei um time muito dedicado, disposto e com isso chegamos a 105 lojas e de forma muito robusta o cel_cash tem nos atendido muito bem.

Não é à toa que somado a qualidade em nossos tratamentos, somos um dos maiores NPS do mercado, sem dúvida, o cel_cash nos ajudou muito a chegar até aqui e irá contribuir ainda mais”.

Que tal atualizar a forma de pagamento da sua empresa com o cel_cash? Aproveite as condições especiais vigentes.

O checkout transparente é uma ótima opção para melhorar a experiência do usuário, a diminuição do abandono de carrinho e personalização.

Por isso, é essencial para quem deseja ter melhores resultados online em lojas virtuais e e-commerces.

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