Acesse nosso blogpost, saiba o que é community commerce e aprenda a implementá-lo para alcançar muitos clientes na sua empresa!
As redes sociais estão influenciando cada vez mais a sociedade e não é diferente com o ambiente do e-commerce. Muitas tendências vieram para influenciar e impulsionar as vendas online por meio das plataformas, como o community commerce.
O community commerce teve seu início principalmente no tiktok e veio destacar o poder dos criadores de conteúdos para estimular as vendas de determinada marca ou produto.
O community commerce tiktok é uma estratégia de negócio criada para conectar as marcas aos clientes destacando os criadores de conteúdos das redes sociais.
Neste cenário o Tik Tok destaca-se como precursor do community commerce, porém não é a única alternativa para aderir a esta modalidade.
O community commerce funciona como um boca a boca virtual, que vai de encontro diretamente com o perfil de seu cliente ideal, atraindo o público segmentado.
O community commerce é um ótimo exemplo da influência do social commerce na decisão de compra e em todo processo de decisão de compra. Pois vai além do discurso de venda de produtos nas redes sociais, seu objetivo maior é construir relacionamentos com bases em valores equivalentes.
E nessa estratégia de marketing, surge a figura importante do influencer, que vai ajudar nessa mudança, fazendo com que as opiniões sobre o produto ou serviço estejam em primeiro plano.
A inundação de discursos de venda através da internet deixou os consumidores realmente cansados, e o desenvolvimento do community commerce com os influenciadores digitais é essencial para alcançar esses consumidores.
O community commerce é um dos caminhos vistos como confiável especialmente pela geração Z e vem se consolidando com a busca pela autenticidade.
Só é considerado influencer quando os seguidores consideram importante a opinião dessa pessoa nas relações de consumo, dessa maneira o influencer cria um senso de comunidade entre os seguidores rompendo a barreira de executar publicidade.
A interatividade legítima do influencer com os produtos e serviços geram o relacionamento necessário no community commerce ao transmitir a verdade em seus conteúdos.
O que é community commerce?
O community commerce é um tipo de comércio online ligado aos criadores de conteúdos e no marketing boca a boca que ocorre através das redes sociais.
Com o reconhecimento da capacidade das comunidades sociais de estimular produtos e marcas velozmente o community commerce tiktok começou a ser desenvolvido.
Os criadores de conteúdo têm um papel fundamental no processo do community commerce pois representam os grandes protagonistas no engajamento das comunidades.
O objetivo do community commerce é viralizar no perfil de um público de seu interesse com a produção de conteúdo divertido e autêntico, apresentando produtos e marcas a esses públicos com interesses em comum nas redes sociais.
O community commerce tiktok é definido como marketing boca a boca guiado pelo criador de conteúdo.
Através do community commerce, valendo-se dos influencers e suas comunidades, tem-se a oportunidade única de criar conexões profundas com os consumidores, é uma chance autêntica de se aproximar de uma grande rede de usuários em busca de novidades.
E com a experiência da pandemia, quando os hábitos tiveram que mudar e as compras online tiveram um crescimento de mais de 85%, o community commerce entra como uma experiência de compra como um evento social.
Social commerce vs Community commerce
O social commerce é uma representação mais ampla abrangendo soluções e oportunidades de vendas nas redes sociais, com anúncios patrocinados e outras campanhas unilaterais.
O community commerce é uma extensão do social commerce direcionada pelos criadores de conteúdo e suas comunidades virtuais.
Os usuários das redes sociais no community commerce buscam acima de tudo entretenimento, e querem assistir vídeos sem serem reféns de anúncios que interrompem o fluxo de postagens.
Diante disso, campanhas de community commerce incorporam a divulgação de produtos e serviços dentro do conteúdo de uma forma divertida e informal.
Como utilizar o community commerce
Na realidade o community commerce atua com a publicação de um vídeo por um influencer. Assim, outros usuários interagem com o conteúdo e o compartilham com outras pessoas.
O próprio aplicativo Tik Tok possibilita o uso de ferramentas que estimulam e facilitam o engajamento, como os recursos de dueto e costurar.
O recurso de dueto promove a interação com o vídeo da marca ou do influencer, fazendo um vídeo com duas telas paralelas, de um lado o vídeo original e de outro o vídeo com a interação e a reação do usuário.
O Instagram tem um recurso parecido chamado Remix.
Com o recurso costurar do tik tok é possível cortar parte de um vídeo e fazer sua própria continuação ou versão do conteúdo original.
Com essas interações o conteúdo viraliza nas redes sociais e assim, aumentam o interesse do público em relação ao produto aumentando suas vendas.
Esses tipos de vídeos trazem excelentes oportunidades para a marca ou o produto engajar com a audiência criando assim uma relação mais íntima com os consumidores para a geração de novos negócios.
Sem contar que no Tik Tok a distribuição de conteúdo na página “Para Você” é com base no que o usuário assiste, curte e compartilha frequentemente, sem a necessidade de seguir perfis.
Dessa forma, alguns conteúdos caem no gosto dos usuários que além de compartilhar criam seus próprios conteúdos falando do produto ou serviço.
Devido ao community commerce, o Tik Tok inclusive criou a hashtag “TikTok made me buy”, e sua equivalente em português: “TikTok me fez comprar”.
E com isso, muitas pessoas passaram a entrar no Tik Tok com a ideia de pesquisar algo que querem comprar, fazendo a plataforma ainda mais favorável para o community commerce.
Aposte no entretenimento
Quanto mais leve e divertido for o vídeo do community commerce, mais autêntico será. E quanto mais levar as pessoas a interação, significa maior descoberta e conscientização sobre o produto, convertendo em engajamento e vendas.
Nas plataformas como o Tik Tok os usuários não querem ser incomodados com anúncios, pois estão sempre à procura de experiências leves e divertidas.
Você deve usar a criatividade e pensar em novos entretenimentos ligados ao seu produto ou serviço que façam os usuários da plataforma ficarem interessados em adquirir seus produtos e compartilhar seus conteúdos.
A vantagem do community commerce é o interesse dos usuários em descobrir novos conteúdos, sem se importarem se neste conteúdo são expostos produtos ou marcas.
Os consumidores estão à procura de experiências de compra divertidas, com conteúdos mais positivos e edificantes, não apenas o ato de compra, mas aprender algo novo e agradável sobre a marca ou produto.
User-Generated Content
Atualmente, todo consumidor pode também ser criador de conteúdo e compartilhador de conteúdos.
Ou seja, todo conteúdo que é gerado pelo usuário é o conteúdo que os usuários produzem. Entretanto, mesmo sendo algo simples, na era digital, é algo novo a ser usado pelas empresas.
Independente do grau desta influência, estamos sempre emitindo nossa opinião cada vez que interagimos em aplicativos de mensagens, fóruns e redes sociais.
E ao emitir nossa opinião para familiares, amigos e seguidores, essa influência é um poder que as empresas começaram a identificar como oportunidade para divulgar seus produtos.
E quando as marcas e produtos associam novas experiências à elas, os próprios clientes começam a produzir conteúdo relacionado a sua marca ou produto, sendo esta uma forma orgânica de fazer parte da vida dos usuários enquanto estes promovem seus produtos.
Quando as empresas investem em conteúdo produzido pelo usuário, conseguem uma variedade de benefícios que melhoram as estratégias, o alcance e o engajamento do Marketing de Conteúdo.
Um grande benefício do community commerce é ter os usuários produzindo conteúdo sobre seu produto ou marca, sem a empresa ter que investir na produção deste conteúdo.
E isso pode melhorar seu SEO, pois o Google percebe que muitas pessoas estão falando sobre o mesmo assunto. E todo conteúdo produzido pelo usuário além de ser de baixo custo é eficaz.
As conexões nas redes sociais são significativas, quando você transforma seus seguidores em divulgadores, você aumenta seu alcance exponencialmente.
Por isso, deve-se esforçar para engajar seu público e transformá-lo em divulgadores. A melhor maneira de aumentar sua visibilidade é viralizar seu conteúdo com um meme positivo e uma hashtag popular.
Invista em criatividade e autenticidade
O primordial do community commerce é usar a criatividade, pois devido a grande quantidade de conteúdos divulgados nas redes sociais, sua marca ou produto tem que se destacar dentre todos.
E para aplicar o community commerce você deve postar conteúdos autênticos nas redes sociais para divulgar sua marca ou produto de um jeito legítimo e natural, sem copiar de outras empresas.
Não há uma estratégia pré estabelecida, você deve adaptar-se às especificidades de cada rede social, e também ao seu nicho e objetivos. E também ficar de olho nas tendências atuais, participando de trends do momento que façam sentido para seu produto para poder engajar sua audiência.
Dessa forma, a partir da conexão e pertencimento emocional entre marcas e clientes, você pode chamar mais atenção dos consumidores para os conteúdos produzidos por outros clientes nas redes sociais.
Ao unir comunidade, entretenimento, compras e mensagens de marca no community commerce, você estará inspirando a descoberta de produtos legítimos,e influenciando na hora da tomada de decisão sobre a compra de determinado item.
Acompanhe as tendências
Estar atualizado com as novas tendências é primordial para alcançar um público ainda maior e fazer com que seu conteúdo viralize nas redes sociais.
Você precisa ficar de olho nos trends do momento, que são os vídeos que todo mundo está fazendo igual nas redes sociais e que em questão de pouco tempo conseguem milhares de visualizações.
Ao acompanhar essas tendências e estar com seus conteúdos sempre atualizados, você consegue com mais facilidade se destacar no meio de tantos outros conteúdos no community commerce.
Em diversas plataformas do meio digital, o vídeo postado pode ser compartilhado por milhares de pessoas e quanto mais atual é o assunto, mais atrativo se torna.
Portanto, essa é uma excelente estratégia para atrair mais clientes que se identifiquem com sua marca.
Fique atento a possíveis influenciadores parceiros
Com certeza você sabe quem são os influenciadores digitais, não é mesmo? Como o próprio nome indica, são pessoas que têm o poder de influenciar outras sobre determinado assunto, produto ou serviço que elas já usaram ao longo de sua vida.
Quanto mais reconhecido esse profissional, melhores são as chances de ele conseguir atingir um público maior e incentivar a compra de determinado item no community commerce.
Muitos desses influencers fazem vídeos usando produtos para mostrar ao público se são realmente bons ou não e se cumprem com o prometido.
Para fazer boas parcerias, você deve conhecer os influencers que fazem parte do segmento que você atua, seja moda, decoração, ou qualquer outro.
Os influenciadores digitais estão sempre ativos nas redes sociais, por isso basta fazer uma pesquisa para encontrar os 10 maiores influencers que atuam em sua área para o community commerce.
Depois você deve definir seus objetivos com a parceria, quais resultados você quer atingir e qual o motivo de estar buscando um influencer.
Você deve estar ciente que quanto maior o retorno esperado, maior será o investimento. Então você deve deixar claro para o influencer como você quer que a campanha seja feita.
Não comece uma parceria antes de pesquisar bem o perfil do profissional, para conhecê-lo bem e saber se o perfil encaixa com o que você precisa, pois ele tem que se comunicar com a persona que consome seu produto e com o que ela vê na internet.
Peça sempre o mídia kit do influencer, ou seja, o material com as estatísticas e resultados de parcerias feitas por ele no community commerce. E é essencial você saber qual valor você investirá nele para poder tomar a decisão acertada.
Fora isso, esteja ciente se seu negócio tem estrutura para atender ao grande volume de tráfego que o influencer trará.
Pois não adianta ter grande fluxo de visitantes se você não tiver como atendê-las por falta de planejamento, portanto não deixe seu negócio com falhas na hora de vender.
Geralmente os influencers não aceitam muitas restrições, por isso é importante fazer um briefing com as informações necessárias para a criação do projeto, sem ser muito rigoroso para que o influencer encontre a fórmula certa de passar a mensagem para a audiência.
Proponha conteúdos em formatos variados
Para fazer com que seu conteúdo se torne ainda mais atrativo para encantar o público, é interessante aplicar recursos diferentes na edição dos vídeos, como filtros e efeitos especiais e garantir que o material seja divertido e criativo.
O entretenimento no mundo virtual tem que estar sempre inovando com ferramentas que ofereçam praticidade para divulgar seus materiais e os deixem com a cara de sua empresa.
Para que o público do community commerce ao seguir o influencer consiga saber facilmente que ele está falando de seu produto é bom usar um slogan ou frase de efeito que tenha relação com sua marca.
Porém tudo tem de ser feito de um jeito leve, pois todo o processo no community commerce ocorre sem imposições ou inconvenientes para forçar vendas.
As 4 fases do community commerce
O community commerce tiktok é um dos mais relevantes, pois uma das principais características do Tik Tok é dar maior destaque a este tipo de conteúdo.
Pois o mecanismo da plataforma de entregar conteúdo baseado no gosto do usuário favorece o community commerce.
Pois de acordo com o que o usuário mais assiste é o assunto que ele terá grande facilidade de acesso e isso acaba por disseminar organicamente o conteúdo, causando o marketing boca a boca digital.
Quando outros membros da comunidade digital começam a compartilhar o conteúdo dos influencers, vai fortalecendo o ciclo que fortalece o reconhecimento da marca, ajudando muitos usuários a terem o primeiro contato com a marca.
Esse ciclo está fazendo com que vários usuários migrem para as compras online.
Spark
É quando se destaca o conteúdo da marca ou do produto publicado, em português significa faiscar, cintilar.
Share
Acontece quando outros usuários no community commerce começam a compartilhar o conteúdo, fazendo acontecer o marketing boca a boca orgânico.
Spike
É o fortalecimento da marca e aumento das vendas, é quando o produto faz sucesso.
Sustain
Quando o sucesso do produto e aumento das vendas é mantido em alto patamar, cada vez mais fortalecendo e aumentando as vendas.
Quais as vantagens de apostar em community commerce
O community commerce é um movimento atual nas empresas que querem atrair o público segmentado através de conteúdo que não apenas descreve o produto, mas que conectam com a própria empresa.
O grande diferencial do community commerce é que os anúncios são feitos para entreter e conectar, acabar com o distanciamento entre a marca e o cliente.
E a cada compartilhamento, o conteúdo vai viralizando em curto espaço de tempo, fazendo com que a marca seja exibida em vários locais do país, aumentando o marketing orgânico e as vendas da empresa.
Agilidade na jornada de compra
A jornada de compras na era digital na maioria das vezes não é mais linear, mesclando as fases de descoberta, consideração e conversão que podem acontecer ao mesmo tempo.
Muitos consumidores através do community commerce já foram guiados a comprar, mesmo sem intenção.
Uma das características do community commerce é a compressão da jornada de compras, pois ao ser motivado pelo engajamento da comunidade e as provas sociais, no momento da descoberta, o usuário já pode ser compelido a realizar a compra.
Ou seja, a oportunidade de conversão ocorre a todo momento no community commerce e para aproveitar, as marcas devem facilitar cada vez mais a experiência de compra do cliente.
Autoridade e credibilidade para sua marca
Atualmente a maior parte do público busca informações sobre produtos e serviços que desejam adquirir. Opiniões e recomendações sobre produtos na internet fortalecem a marca e dão credibilidade.
Como no community commerce, esse marketing é feito através de opinião tendo uma forte presença digital amplia as chances de sua marca ou produto serem reconhecidos como referência em seu nicho.
Baixo investimento e possibilidade de alto retorno
A estratégia de community commerce tem grande eficiência para o aumento das vendas em curto prazo, pois a validação social na maioria das vezes é decisiva na hora da compra.
Os influencers em sua comunidade tem milhares de seguidores, e causam grande influência nas decisões de compra deles.
A cada conteúdo que criam divulgando produtos ou serviços, a empresa pode ganhar uma enorme visibilidade para um novo público que passa a conhecê-la já visualizando a opinião de outros clientes.
E caso essas opiniões forem de pessoas que elas já confiam, as chances de comprarem são cada vez maiores.
cel_cash
As redes sociais oferecem a oportunidade de chegar a milhares de pessoas e atingir várias comunidades através do community commerce.
E com um bom conteúdo que seja leve e entretenha mostrando produtos de um jeito autêntico e significativo farão suas vendas crescerem mais e mais.
E como já vimos, não adianta atrair grande público se você não está preparado para garantir a experiência de compra do usuário.
Dentro dessa experiência de compras as formas e facilidades de pagamento vão ajudar a evitar o abandono de carrinho.
Após todo esse marketing do community commerce, tenha uma das melhores soluções em sistemas de cobrança e faça sua empresa decolar com o cel_cash.