A taxa de rematrícula é um problema para a sua instituição de ensino? Descubra como contornar essa situação e veja sua empresa crescer!
Para se manter no mercado, é crucial que uma escola de idiomas consiga aumentar o número de matrículas realizadas e mantenha ativos os alunos que já frequentam sua instituição de ensino.
Permanecer em um patamar seguro, oferecendo somente um modelo de seu serviço pode parecer a princípio confortável, porém ao analisar de outras perspectivas, essa prática pode levar a sua escola de idiomas lentamente ao fracasso.
Isso ocorre porque a estabilidade e o comodismo andam juntos, e caso não sejam tomados os devidos cuidados, a empresa pode ir sofrendo impactos lentamente, até chegar o momento em que terá que fechar suas portas. Considere que ao se acomodar em uma situação, sua instituição para de inovar e deixa a desejar na experiência oferecida para os alunos.
Com o tempo, o interesse em continuar matriculado por parte dos alunos irá se desgastar, até que se esgote! Não permita que isso aconteça.
É comum que os gestores fiquem tão presos a sua ideia inicial que não percebam as atualizações de mercado, perdendo assim, muitas oportunidades. Para continuar ativa, uma instituição deve promover estratégias de forma constante.
O especialista em marketing, Philip Kotler, afirma que conquistar novos clientes custa de 5 a 7 vezes mais do que manter os já existentes. Sendo assim, é importante que haja frequência nas renovações de matrículas de sua instituição de ensino e fidelização dos alunos para um crescimento saudável e equilibrado da empresa.
Veja a seguir como aumentar a taxa de rematrícula de sua instituição para o bom desenvolvimento de seu negócio!
Valorize o marketing de relacionamento
Essa estratégia visa a criação da autoridade de mercado e a fidelização de clientes. É uma abordagem de base simples, e consiste em fazer que os consumidores fiquem tão satisfeitos com a instituição que à indique para outras pessoas.
Clientes satisfeitos irão com maior probabilidade renovar suas matrículas além de propagarem de forma gratuita a sua escola para amigos e conhecidos.
Pode parecer algo difícil de conseguir, mas é possível. O ponto central é gerar experiências muito boas, para que cada aluno se sinta especial. A longo prazo, essa prática proporciona resultados incríveis.
Como será possível realizar isso? Peça o feedback dos alunos. Confira com eles como pode ser melhorado em relação ao ensino e ao local. Saber o que se destaca em sua escola também é importante para que seja mantido.
Ofereça descontos para a renovação
Um aluno antigo, com o passar dos meses pode começar a esperar um tratamento mais agradável, do que o dado a alguém que conheceu a sua escola de idiomas por agora. É interessante oferecer alguma gratificação a esse aluno e não há melhor forma de fazer isso do que oferecendo descontos especiais.
Esse desconto pode funcionar baseado no período de contratação do serviço, considerando a seguinte lógica: quanto maior o tempo de contratação dos serviços, maior o desconto oferecido. Observe o seguinte exemplo:
Renovação da assinatura pelo período de 6 meses: 5% de desconto;
Renovação da assinatura pelo período de 12 meses: 10% de desconto;
Renovação da assinatura pelo período de 18 meses: 15% de desconto.
O cliente ainda será incentivado a contratar o seu serviço por períodos mais longos.
Busque maneiras de cativar o cliente
Um aluno que está indo a duas aulas por mês tem maior possibilidade de não renovar sua matrícula, ou até mesmo de abandonar a contratação dos seus serviços, em relação a um aluno frequente e que demonstra interesse.
Ao perceber essa oscilação da taxa de frequência, é necessário buscar maneiras de envolver o aluno disperso com os serviços e benefícios de sua empresa. Você pode fazer isso enviando notificações, relembrando as vantagens oferecidas pela conclusão do curso, e fazendo pesquisas de satisfação com os seus clientes.
Envolver os professores que possuem contato com os alunos é um ponto importante. Muitos sinais podem ser percebidos, antecipados e resolvidos em sala de aula. Tenha os alunos motivados e os professores também para que os impactos sejam positivos!
Adquira um meio de pagamento recorrente e automatizado
Muitas instituições deixam de fechar contratos e receber por problemas com as formas de pagamento oferecidas aos alunos. Erros nos sistemas ou cobranças feitas de forma indevida podem causar frustrações ao cliente, que perderá o encanto por sua escola de idiomas.
A escolha de um modelo de pagamento recorrente automatizado, elimina esse tipo de problema, já que as transações são feitas nos valores e dias corretos. É garantido assim que todas as transações sejam realizadas com comodidade para sua empresa e principalmente, para o aluno.
Entenda:
O pagamento recorrente é um modelo de transação na qual os pagamentos são realizados de forma automática, no cartão de crédito do aluno ou responsável. Esse modelo segue uma periodicidade ( trimestral, semestral, anual entre outros, a depender da necessidade de cada cliente).
É realizado o débito automático no cartão do comprador, sem que haja a necessidade de digitar novamente a senha, ou que o consumidor precise ir ao local para efetuar a operação.
Por se tratar de operações financeiras, contrate uma empresa de confiança e que apresente resultados positivos. Avalie antes de contratar um sistema de recorrência. Afinal, boa parte dos pagamentos de sua instituição acontecerá por meio dessa plataforma.
Personalize suas ofertas
Assim como os alunos possuem necessidades diferentes, você pode oferecer planos distintos!
Não é indicado oferecer apenas uma opção de plano em sua instituição. Analise os seus consumidores e faça planos de acordo com os interesses de cada grupo. Alguns preferem uma quantidade maior de aulas e materiais, já outros, serviços mais em conta e de curto prazo. Disponibilize opções com as quais os consumidores se identifiquem.
Essa variação contribui não apenas para a rematrícula, como também, na adesão de upgrades pelos clientes, ou seja, eles podem optar por planos mais completos, simplesmente por conseguir fazer essa comparação entre os serviços oferecidos e valores, levando ao aumento do ticket médio de sua empresa.
Conheça o cel_cash
O cel_cash é um sistema de pagamento recorrente, que enquadra as características de recorrência citadas acima e muitas outras como:
- Previsibilidade de pagamento;
- Comodidade para você e seu aluno;
- Aumento da fidelidade dos alunos;
- Redução nos cancelamento;
- Redução no tempo de cobrança;
- Redução da inadimplência e muito mais.
Outra característica atraente do cel_cash é que a empresa responsável pelo sistema conta com uma equipe de suporte disponível para todas as dúvidas que surgirem no dia a dia.
Implemente esse sistema em sua escola de idiomas e aumente o número de rematrículas. Contate um especialista!