Como cobrar juros: quando, quanto e como automatizar os juros!

Compartilhar

|


Saiba como cobrar os juros da maneira certa e conseguir um melhor fluxo de caixa, através de mecanismos que podem ajudar a sua empresa!

As empresas vêm buscando competir cada vez mais.

Um fato sobre o mercado é que ele evolui, vem se tornando mais moderno e deixa muita gente pra trás. Porém nesse meio, tem que estar atento às regras e seguir bem a trilha do crescimento.

Dentro desse panorama, ofertar novos meios de pagamento, tornar uma empresa diferente. Ou seja, com um passo à frente no mercado e mais competitiva, entre as outras do seu nicho.

Além dos pagamentos via cartão de crédito, débito e outras modalidades há também o pagamento via boleto bancário. Este permite que o cliente não tenha vínculos com bancos e outras instituições financeiras, além das bandeiras de cartão de crédito.

Caso o pagamento do boleto bancário seja feito com atraso, a empresa pode cobrar uma multa e também juros em cima do valor de pagamento final.

São formas legais, desde que a empresa siga as normas estabelecidas pelo Código Tributário Nacional e o Código de Defesa do Consumidor.

Por isso, é importante ficar atento a como cobrar juros do cliente para não prejudicar a sua empresa.

É de responsabilidade do emitente do boleto, a definição de taxa de multa e juros. Acredite se quiser, mas isso não é de responsabilidade do banco.

Com isso, é necessário que a empresa se mantenha atualizada sobre os percentuais permitidos para cobrança, previstos em lei.

Defina seus juros e multas e emita boletos de forma automatizada com o cel_cash. Abra sua conta já!

O que são juros?

O juros é, basicamente, de uma penalidade aplicada a cada dia que o consumidor está inadimplente. Os juros também são conhecidos, como juros de mora.

Já no passado eram conhecidos como juros moratórios, mas este termo caiu em desuso.

Diferente de uma multa, que cobra através do simples atraso, o juros leva em consideração o tempo que aquele boleto bancário está atrasado.

Ou seja, se o boleto está em atraso a um mês, os juros serão bem mais altos do que um boleto que está atrasado há um dia.

Regras que legalizam o uso do juros

As regras que legalizam algumas habilidades do juros, por meio das cobranças, estão dentro dos códigos de leis brasileiras, assim como o Código Civil e o Código Tributário Nacional.

Se tratando do juros das cobranças de cartão de crédito, além do juros de mora e da multa, as instituições financeiras podem cobrar ainda os juros remuneratórios. Os tais juros são compostos, de acordo com a Resolução 4.655 do Banco Central.

Neste caso, as taxas de juros dos cartões de créditos costumam ser mais elevadas. É interessante reforçar que o juros de mora cobrado pelo cartão é um juros específico, para os casos de atraso no pagamento.

Este deve ser especificado em contrato para que seja analisado pelo Banco Central do Brasil, se existe ou não abuso na cobrança.

No que pode ser cobrado juros?

Os juros de mora, são conhecidos como uma compensação ao credor pelo atraso do cliente, em um pagamento que foi acordado entre as duas partes.

A lei determina permissão para que os juros sejam cobrados, quando o credor não pode arcar com os custos de não receber pela venda de um produto ou serviço no prazo que foi combinado com o consumidor.

Apesar disso, o Código Civil estabelece algumas regras e limites legais para que a cobrança possa acontecer. No caso de uma relação de compra e venda no comércio entre empresa e consumidor final, o juros de mora deve ser limitado a 1% do valor total da transação ao mês.

Além disso, também determina que os juros sejam cobrados a cada dia de atraso. Neste caso, se o boleto vencia no dia primeiro do mês e o consumidor só paga no dia 15, O juros deverá ser calculado de forma proporcional ao número de dias em atraso, nessa ocasião, foram cinco dias.

Como fazer o cálculo dos juros?

Calcular juros por dia de atraso é uma tarefa simples. Para que você saiba como calcular o juros, é preciso entender antes a fórmula das multas.

Na realidade, é algo bem simples, que segundo o Código de Defesa do Consumidor, o valor a ser cobrado não pode passar dos 2% do total do boleto que está em dívida.

Existe também a taxa unificada para cada título e não se altera, independentemente dos dias que foram passados, pois a data de vencimento.

Vamos supor que o valor de um boleto é 100 reais. Neste caso, a multa pela cobrança, que é de 2%, será de 2 reais.

Algumas pessoas se perguntam: quanto posso cobrar de juros por dia de atraso? É aí que entram os juros moratórios, que, diferente das multas, são variáveis.

O aumento é feito de 1%, a cada 30 dias. Por exemplo, se o boleto que está sendo devolvido é de 100 reais, no mês seguinte será pago 101 reais. Ou seja, houve o juros de 1%.

Existe um limite de cobrança de juros

Basicamente, o que falamos no tópico anterior. O Código de Defesa do Consumidor brasileiro estabeleceu limites de, no máximo, 2% do valor total do boleto quando houver ocorrência de atraso. Esse atraso só pode ser cobrado apenas uma vez, a cada título.

Será que o juros remuneratório cobrado por cada dia de atraso, pode ser de no máximo 1% a cada 30 dias. Isso corresponde a 0.033% por dia.

Juros e multas são as mesmas coisas?

Não, juros e multas são coisas diferentes!

Apesar de parecem semelhantes, pelo menos no papel, as duas são coisas bem diferentes. Nas relações de consumo, entre a empresa e o cliente, as multas só podem ser aplicadas se estiverem previstas no contrato e não pode ser superior a 2%.

Já os juros são gerados sobre o valor principal e podem variar com a quantidade de dias atrasados. Estes, podem custar apenas 1% ao mês, no máximo. E detalhe, para que ele seja aplicado, diferente da multa, não precisa ter dentro do contrato.

Por que cobrar juros por atraso de pagamento?

Melhora do fluxo de caixa

O conceito de fluxo de caixa é muito importante para qualquer empreendedor e qualquer empresa que está numa crescente financeira.

De certa forma, cobrar juros ajuda a melhorar o fluxo de caixa.

Inclusive, o mantém mais fortalecido. Através dele é possível manter uma movimentação que ajude a equilibrar a saúde financeira da empresa.

Fácil emissão

Se você seguir todos os preceitos estabelecidos em lei, é possível emitir o juros de uma forma excelente. Dentro dela, é possível conseguir computar todos os valores de taxas para que sejam encaminhados ao cliente.

Fora isso, alguns sistemas de boleto bancário podem ajudar nessa missão e garantir mais facilidade na execução.

Assim, emitir o juros de cobranças fica muito mais fácil, a depender do sistema que a sua empresa usar. Mas sem dúvidas, essa é uma grande vantagem de utilizar os juros. Até porque terá um retorno rápido, na cobrança.

Possibilidade de desconto para os pagamentos

Geralmente, algumas empresas utilizam táticas de desconto nos juros para poder conseguir converter mais vendas, ou melhor, garantir que a inadimplência seja evitada naquele momento e que a dívida será paga.

Isso é muito melhor para aquelas pessoas que estão devendo por mais tempo. Por exemplo, tem pessoas que estão com a dívida aberta a um mês, dar um desconto nos juros para que ela possa pagar mais rápido, é uma boa tática de solucionar o problema.

Autoridade

Quando uma empresa passa a cobrar juros, eles passam a ter mais valor para o cliente.

A partir desse momento, cliente identificar que não pode atrasar os valores a serem pagos a empresa, porque ela vai cobrar juros a esse cliente, caso o pagamento não seja efetuado.

Com isso, você vai gerar mais fluxo de caixa e retorno sobre o investimento.

Como automatizar a cobrança de juros?

Você pode usar um sistema de cobrança recorrente e que faz o cálculo automático do juros e multa sobre o valor total, que aquele cliente deve pagar.

Como ferramenta de automação, você economiza tempo e tem mais vantagem sobre a concorrência. Tendo em vista, que você vai conseguir cobrar o juros e ter o boleto atualizado enviado automaticamente pro seu cliente.

Use uma régua de cobrança

Essa ferramenta, trata-se da forma em que sua empresa fará a cobrança ao cliente inadimplente. Ela é usada para mapear o cenário de valores em aberto e quais serão as medidas que precisam ser adotadas para solucionar o problema e reaver os valores devidos.

Você pode pensar como uma linha do tempo, desde o recebimento do boleto, até a cobrança, atraso ou situação inadimplente. Tendo em uma régua de cobrança, a cronologia dos fatos e o momento certo para a realização das cobranças automatizadas.

Como o cel_cash pode te ajudar

cel_cash pode ajudar você e a sua empresa de diversas formas, com ferramentas completas para auxiliar na sua gestão. Desde as cobranças automáticas, até mesmo às fases de cobrança.

Através de um painel personalizado, você conseguirá olhar os seus ganhos, relatórios e dashboards, contratos digitais para você enviar ao seu cliente, além de outras soluções para alavancar sua empresa no mercado.

Atualize a sua forma de pagamento com o cel_cash!

Tenha tudo em um lugar só! Encontrar a ferramenta perfeita é algo raro, mas preciso te dizer que possuímos todas as soluções possíveis para ajudar o seu negócio a crescer e a sua empresa a faturar mais com a cobrança recorrente!

Atualize já a sua forma de pagamento com o cel_cash conversando com os nossos especialistas que estão prontos para te atender e te entregar as melhores soluções do mercado!

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com nossos especialistas