Há como cobrar um cliente que não paga com regularidade o serviço prestado. Saiba quais são as melhores maneiras de cobrar um cliente através de vários meios!
A dúvida bate à porta quando o cliente está inadimplente. Como fazer uma cobrança, como lidar com essa situação? É difícil chegar e fazer uma cobrança efetiva, a gente reconhece.
Mas há maneiras de como cobrar um cliente que não paga com regularidade o serviço prestado.
Ultimamente, mais e mais empresas estão tentando criar uma experiência melhor para os clientes. Pesquisas apontam que 72% das empresas dizem que a experiência do cliente é a sua principal prioridade.
Você já deve ter escutado falar que é mais barato manter um cliente do que conquistar um novo.
Cada vez mais pesquisas estão confirmando essa relação, mas para que isso tenha mais lógica, é preciso ter clientes que pagam pelos serviços contratados.
Em geral, buscar negociar com as dívidas dos consumidores é a melhor forma de fidelizar clientes que podem estar passando por um período difícil.
No entanto, se por um lado é impossível negar o consumidor, por outro lado, é impossível não deixar pra lá a cobrança de um serviço que foi concluído.
Então, como cobrar um cliente educadamente pelo whatsapp? Como cobrar um cliente judicialmente? Enfim, como cobrar um cliente de maneira geral?!
É sobre isso que nós vamos falar neste artigo, detalhe por detalhe. Então, fica conosco até o final.
Índice
- Inadimplência: conheça os problemas que ela pode trazer
- Como cobrar um cliente: confira as principais técnicas!
- Saiba como cobrar um cliente da melhor forma
- Confira alguns exemplos práticos para cobrar um cliente
- Diferença entre cobrança e negociação
- Atualize a forma de pagamento da sua empresa com o cel_cash
Inadimplência: conheça os problemas que ela pode trazer
Dados do Banco Central mostram que as famílias brasileiras têm um índice de endividamento de cerca de 44% e cerca de 63 milhões de pessoas estão atualmente inadimplentes, o que é considerado alto, pelos especialistas do ramo.
Caso você viva de comércio ou preste serviços, essa realidade é inevitável de fugir.
Não importa a indústria ou o tamanho do negócio. Se você vende a prazo, muitas pessoas devem estar em dívida com sua empresa. Mas você pode também mudar essa realidade.
Primeiro, você precisa levar o problema a sério, especialmente o impacto que a receita pendente pode ter no fluxo de caixa do seu negócio.
Em segundo lugar, receber pelo produto ou serviço comercializado é um direito seu.
Não existe nenhuma lei que impede um devedor de contactar um devedor para que este possa ir a uma loja para pagar os pagamentos em atraso.
Com isso, os problemas que a inadimplência pode trazer são sérios. Desde um problema no fluxo de caixa, que pode ser resolvido “facilmente”, até a loja não aguentar mais segurar as “pontas”, com o alto número de inadimplentes!
Como cobrar um cliente: confira as principais técnicas!
Não há nenhuma conclusão específica das maneiras mais corretas de se cobrar um cliente, que está devendo. Tudo isso porque depende de muitos fatores.
Isso vai variar a partir das informações de quem são seus clientes, por quais canais pagam e se é a primeira vez que ficam devendo.
As dicas a seguir funcionam bem em determinadas circunstâncias que podem ajudá-lo durante o procedimento de cobrança.
Como cobrar um cliente por e-mail
O e-mail é o canal a ser usado para uma comunicação mais impessoal e formal. Também é uma plataforma interessante, como o envio de ofertas comerciais.
Há um espaço na carta para informações adicionais. Mas preste atenção na linguagem e no tom do português: nem muito formal nem muito informal.
Conforme mencionado, o e-mail deve ser usado para enviar um aviso de cobrança mais documentado. É um ótimo canal para envio de propostas de negociação como parcelamento, envio de recibos vencidos, etc.
Ao cobrar um cliente por e-mail, você pode fornecer informações mais completas sobre dívidas e abrir canais para conversa direta com inadimplentes. É um dos métodos de comunicação mais impactantes quando usado da forma correta.
Como cobrar um cliente por whatsapp
O WhatsApp é um ótimo canal de comunicação. Porque as pessoas visualizam e respondem às mensagens rapidamente. Mas cuidado!
Lá você pode fazer apresentações, lembrar os clientes de pagar, ter conversas amigáveis e até mesmo negociar amigavelmente um débito do cliente.
Mas evite enviar muitas mensagens de texto ou incomodar seus clientes. Você pode parecer muito agressivo e pode ser bloqueado, ocasionando perda de canais de comunicação.
Um dos equívocos mais usuais na hora de cobrar clientes pelo WhatsApp é usar um sistema de acionamento de mensagens automatizado, bem robótico.
A abordagem feita pelos robôs pode causar transtornos ao cliente e, nestes casos, sua cobrança será ineficaz, caso os seu “bot”, não tenha sido programado da forma correta.
Nosso conselho é estabelecer um atendimento humanizado e uma abordagem muito mais cautelosa.
Lembre-se de que o WhatsApp é um meio de comunicação muito pessoal e o envio de mensagens de cobranças excessivas causará transtornos aos seus clientes e poderá ser bloqueado ou, em casos mais extremos, ações judiciais pesadas, até mesmo por abuso
Primeiro, apresenta-se, pergunte como está a pessoa e veja se o número pertence à pessoa listada em sua lista.
Em seguida, fale qual é a empresa que você representa, explique por que está entrando em contato com ela e como o cliente se propõe a quitar a dívida pendente.
Por se tratar de um canal de comunicação instantâneo, será muito mais fácil para você negociar com o cliente se fizer várias propostas para quitar a dívida.
Como cobrar um cliente por telefone
O telefone ainda pode funcionar quando nenhuma das outras opções funcionam. Assim como o WhatsApp, ele não deve ser usado em excesso ou em momentos inapropriados, naqueles horários inoportunos.
Telefonar para negociar é uma ótima opção e é interessante que o cobrador compreenda o problema e busque oferecer soluções aos seus clientes.
Quando você precisa ter uma conversa mais difícil e humana, o telefone é definitivamente o canal ideal.
Assim como o e-mail, as ligações telefônicas também proporcionam excelentes resultados nos processos de cobrança.
Não tenha pavor de cobrar um cliente pelo telefone. O erro que muitas empresas cometem nesses canais tem mais a ver com a frequência excessiva de ligações e o tom ameaçador.
Se você criar um roteiro mais humanizado, aberto a ouvir os clientes e com diferentes formas de pagamento, terá muito sucesso na hora de cobrar um cliente.
Como cobrar um cliente judicialmente
Essa forma de cobrança em que a empresa ajuizou ação judicial contra o cliente que não pagou a dívida. Ou seja, a empresa inicia um procedimento para que o cliente seja notificado em juízo e obrigado por lei a quitar sua dívida.
O processo é usado apenas como último recurso, o que significa que outras abordagens como WhatsApp, e-mail, telefonemas e até mesmo envio de cartas devem ser tentadas primeiro. Quando não respondidas, o meio judicial pode ser realizado.
Ainda é possível que o nome do devedor seja negativado e protestar por pagamentos pendentes.
Possua em mente que todas essas formas mais amigáveis devem respeitar o Código de Defesa do Consumidor para não serem ofensivas ou disruptivas.
Mas se essas opções não funcionarem, não há outro caminho senão o tribunal.
Saiba como cobrar um cliente da melhor forma
Uma comunicação assertiva ajuda muito ao lidar com um cliente inadimplente.
Quando você sabe como cobrar educadamente um cliente não apenas não o incomoda, mas também aumenta suas chances de receber o valor devido.
Segue abaixo algumas dicas que podem ajudar você a cobrar um cliente ainda hoje!
Seja gentil e educado
Cobrar do cliente pode parecer óbvio, quando este não está em dias com as contas. Mas muitos empresários hesitam por medo de perder o cliente.
No entanto, é importante ter em mente que o faturamento de vendas ou serviços é uma forma de manter seu negócio funcionando.
Em última análise, você tem o custo de produção e seus clientes se beneficiam dos produtos ou serviços que você oferece. Adiar pagamentos indefinidamente ou recusar-se a pagar é um erro do consumidor e, caso você não cobre, o seu erro é dobrado.
Alguns clientes só pagam quando você cobra, infelizmente, isso é coisa do Brasil. Mas é importante agir educadamente para evitar situações mais embaraçosas.
Por isso, tenha cuidado com seu tom de voz e texto ao cobrar um cliente.
Se o pagamento estiver atrasado, mas você não se sentir confortável em falar palavras que sejam muito incisivas, você pode dizer que o valor X está em aberto e etc. Mas não esqueça de falar com clareza o seu contato e estabelecer prazos para o pagamento.
Tenha cuidado com o tom de voz
Se a comunicação com o cliente for mais formal, um processo mais “comercial”, será melhor para ambos.
Dessa forma, o cliente entenderá que a cobrança não é algo pessoal e a conversa pode soar como um “bate-papo”, para lembrá-lo mesmo. Vai que ele esqueceu, sabe? Não podemos julgar.
Ao enviar uma mensagem de cobrança, notifique o valor da cobrança e, se possível, já envie uma opção de pagamento como código Pix ou boleto ou para que ele mude para o pagamento recorrente, assim não terá problemas.
Desta maneira, o processo de cobrança fica mais transparente, os clientes se sentirão obrigados a pagar ao invés de serem pressionados.
Não tenha receio de fazer a cobrança
Não há do que temer, cobrar é um direito seu, porque se alguém te deve, ela precisa pagar. O serviço não foi prestado? O produto não foi entregue? Por que não pagar? É necessidade sua receber. No entanto, faça isso de maneira tranquila, já que não se sente tão seguro.
Comece a entender o lado do cliente para iniciar esse procedimento.
Os consumidores acham que o suporte ao cliente deve ser amigável. Isso significa que um atendimento mais humanizado tem mais chances de cobrar uma taxa.
Aproxime-se do cliente com cuidado e sempre ouça o que ele tem a dizer. Também é importante neste momento ter uma estratégia bem imaginada para novos prazos e métodos de pagamento, pois isso facilitará a negociação e a cobrança de dívidas.
Facilite as opções de pagamento para o cliente
Se você já entrou em contato com um cliente antes e não funcionou como esperado, negocie a dívida.
Você pode oferecer condições para facilitar os pagamentos como:
- Reduzir juros;
- Pagamento parcelado;
- Desconto;
- Oferecer novos canais, assim como pagamento recorrente para os próximos pagamentos.
Tenha cuidado ao oferecer termos que não são benéficos para o seu negócio a longo prazo. A ideia é que, mesmo que você tenha que abrir mão de algo para conseguir um acordo pelo menos você aumenta suas chances de ser pago.
Infelizmente, é complicado deixar o valor devido de lado. Mas, às vezes, é necessário colocar essa opção em evidência. Porque tem cliente que compra e espera por isso. Neste caso, esses clientes não devem ter seus créditos retomados pela empresa.
Confira alguns exemplos práticos para cobrar um cliente
O ideal é você adequar sua abordagem com base na plataforma que utiliza para compensar os pagamentos do cliente e criar um contato personalizado e especial para cada um deles, de acordo com as suas necessidades.
Você pode enviar lembretes por meio de mensagens SMS. Nesse caso, seu estilo deve ser impessoal, com texto curto e formal para facilitar a comunicação.
No e-mail é possível inserir mais informações na mensagem tornando-se uma plataforma interessante.
Entre em contato direto, mas não deixe de aproveitar para fornecer detalhes adicionais para facilitar a negociação.
Outra plataforma muito popular nos dias de hoje é o WhatsApp, a ferramenta permite que você entre em contato com o cliente de forma fácil e instantânea.
Você pode entrar em contato com o cliente para ter uma conversa mais pessoal e amigável.
A abordagem dependerá do seu objetivo final, mas tome cuidado para não atrapalhar enviando muitas mensagens.
Se preferir uma forma mais clássica de falar com o seu cliente, por exemplo por telefone, lembre-se de exagerar no número de chamadas.
Seja educado durante o contato e ofereça ao cliente uma solução como parcelar a dívida.
Diferença entre cobrança e negociação
Nas cobranças buscamos receber algo que nos pertence ou nos é devido. Ou seja, há pressão sobre os clientes para que paguem suas dívidas. Na ausência de uma resposta positiva, o cobrador indicará as consequências do não pagamento.
A negociação, por outro lado, visa chegar a um compromisso, uma vez que há interesse comum do credor e do cliente em que o valor devido seja pago.
Em seguida, pesquisar o histórico padrão e planejar uma abordagem com base no perfil de cada pessoa é uma das melhores opções. Dessa forma, gera empatia e ajuda a erigir um uma negociação efetiva sobre o pagamento.
Atualize a forma de pagamento da sua empresa com o cel_cash
O seu cliente merece mais e a sua empresa também. Já pensou o quanto o seu cliente pode ganhar, sua empresa e a funcionalidade dos seus colaboradores? O cel_cash tem serviços específicos para quem deseja automatizar os pagamentos.
Fora isso, existe também a possibilidade de cobranças automáticas, através da plataforma criada com assertividade e mecanismos de cobranças para que você consiga fazer a recuperação de boletos, atualização de cartão, além de notificar sobre possível atraso ou conta a vencer.
Atualize a sua forma de pagamento da sua empresa com o cel_cash!
Pois bem, agora que você sabe como cobrar um cliente, você pode associar essas ferramentas, com os recursos oferecidos pelo cel_cash às cobranças recorrentes.
O que acontece? Você terá aumento na taxa de conversão de pagamentos, com cobranças efetivas, além de conseguir manter um maior aproveitamento e rendimento, através de pagamentos recorrentes que são realizados pelos seus clientes.
Não deixe para amanhã, a oportunidade de entrar em contato com os nossos consultores, tendo em vista que você pode ver seu negócio crescer com uma simples tomada de decisão.