O Pix se trata de uma opção popular de pagamento no comércio presencial e online. Leia nosso artigo e entenda!
No ano passado, o Banco Central anunciou o Pix, um novo sistema de pagamento que prometia mais agilidade para os pagamentos no Brasil. O Pix PJ é parte disso, voltado para as transações comerciais.
Ele se trata de uma opção popular de pagamento no comércio presencial e online. Segundo pesquisa da C6 Bank/Ipec, cerca de 67% dos brasileiros querem usar o Pix no varejo nacional.
Porém, como criar um Pix para a empresa e aproveitar esse público? Prossiga com a leitura do artigo e entenda mais sobre o funcionamento dessa forma de pagamento instantâneo!
O que é o Pix PJ e como ele pode ser aplicado nas empresas?
“O Pix para empresas surge como um substituto para a transferência tradicional e para os pagamentos em dinheiro físico.”
O Pix PJ se trata do novo meio de pagamento anunciado pelo Banco Central em 2020. Através dele, é possível realizar transferências e pagamentos em questão de segundos, mesmo num feriado ou fora do horário útil.
Ele não se trata de um aplicativo ou é exclusivo de alguma instituição – na verdade, todas as instituições financeiras podem oferecê-lo em seus apps: bancos, meios de pagamento e fintechs.
Há diferença entre o Pix para pessoa jurídica e o Pix para pessoa física?
A primeira diferença é que o Pix para empresas permite o cadastro de até 20 chaves Pix. Elas são uma das formas de se cadastrar e usar o Pix para receber pagamentos online.
A segunda diferença é que existe um custo no Pix para PJ, que pode ser cobrado ou não pela instituição financeira. O valor varia para cada instituição, mas a taxa ainda é mais baixa do que as cobradas em muitas outras formas de pagamento.
Quais empresas podem usar o Pix para pessoa jurídica?
Todas as empresas, independente do porte e do segmento de mercado, podem criar um Pix PJ. Dessa forma, os pagamentos instantâneos podem ser realizados das seguintes formas:
- Entre pessoas e empresas (P2B ou B2P);
- Entre empresas (B2B);
- Entre empresas e o governo (B2G ou G2B);
Todas as transações são realizadas através do aplicativo de uma instituição financeira. Então, para usar do Pix, é necessário ter conta ou carteira digital em uma instituição!
Como criar um Pix PJ para a sua empresa?
Para ter um Pix para pessoa jurídica, é necessário criar uma conta ou carteira digital numa instituição financeira. Através do aplicativo ou site dela, você pode criar dois tipos de Pix: as chaves Pix e o QR Code.
Como criar um Pix PJ: Chaves Pix
A primeira forma de ter um Pix é através das chaves Pix, sendo uma forma de identificação da sua conta bancária. É possível ter até 20 chaves, que podem ser o seu CNPJ, e-mail, telefone celular ou um código aleatório.
Não é possível usar o mesmo tipo de chave (como o seu CNPJ) em mais de uma conta. Para realizar uma transação, basta fornecer a sua chave para o cliente.
A chave aleatória é gerada aleatoriamente pelo sistema da instituição financeira, composta de números, letras e símbolos. É uma forma de repassar a chave ao cliente sem entregar os seus dados pessoais.
Como criar um Pix PJ: QR Code
O QR Code é o mais tradicional Pix para empresas, pois se trata de um código de barras que pode ser lido por câmeras. Ele apresenta dois tipos, o estático e o dinâmico.
O QR Code estático é utilizado para transações mais simples, sem informações detalhadas, sendo informado apenas o valor da cobrança. É o mais indicado para pessoas físicas e MEIs.
Já o QR Code dinâmico apresenta informações mais detalhadas, o mais recomendado para pagamentos recorrentes. É o mais visto em grandes empresas, que produzem um maior volume de vendas.
É possível copiar o código gerado a partir dos dados do QR Code e compartilhar para o cliente cujo aparelho não lê o QR Code. Essa funcionalidade é conhecida como Pix Copia e Cola!
Ao criar o Pix PJ, há custos?
A habilitação do Pix é gratuita para a conta jurídica, mas o pagamento por Pix apresenta taxas. O Banco Central deixou a cargo das instituições financeiras escolherem se cobram ou não e quanto cobrarão.
Em geral, as instituições cobram e o custo do Pix para PJ varia conforme cada instituição. Algumas chegam a cobrar até R$ 10 por transação, enquanto outras fazem até por menos de R$ 2.
Mesmo com a taxa para o pagamento online, o sistema de pagamento ainda é mais econômico que outras formas de cobrança. Além disso, dependendo da instituição, o custo-benefício é ainda melhor.
Qual é a melhor instituição financeira para criar o seu Pix PJ?
O cel_cash é uma fintech homologada pelo Banco Central para oferecer o pagamento por Pix. Através da nossa plataforma, é possível criar as suas chaves ou seu código QR livremente, sendo cobrada uma taxa pequena por pagamento.
E mesmo com o custo do Pix para PJ, as nossas funcionalidades extras compensam o gasto:
- Possibilitamos que utilize do Pix para pagamento recorrente;
- Garantimos que tenha o QR Code Pix para boletos, tornando a sua compensação mais rápida;
- Somos uma plataforma de pagamento completa que ainda oferece gestão de contratos, notificações automáticas, páginas de pagamentos personalizadas e outros recursos.
Então, para criar o seu Pix PJ, tenha uma conta em nossa instituição financeira. Preencha o formulário abaixo para que nossos especialistas mostrem como pode fazer isso!