A Black Friday se tornou o dia mais esperado do varejo. A data tem o poder de fazer milhares de consumidores grifarem a última sexta-feira de novembro no calendário. Entenda o porque!
A Black Friday se tornou o dia mais esperado do varejo. A data tem o poder de fazer milhares de consumidores grifarem a última sexta-feira de novembro no calendário, e reservar algumas horas para buscar em lojas físicas e e-commerce os produtos que muitas vezes são desejados por um ano inteiro.
Por isso, diante da importância e comoção da data, é importante que exista um planejamento do seu negócio para lidar com o grande número de pedidos e compras que podem acontecer nesse período. E ainda com a demanda de atendimento ao cliente depois que as compras foram feitas. Com esse post você conseguirá alavancar seus resultados e realizar uma Black Friday focada na melhor experiência do seu cliente.
O que é a Black Friday?
A data conhecida mundialmente se refere basicamente ao dia em que o comércio resolve abaixar os preços, com descontos que podem chegar a 80% ou mais.
O evento surgiu nos Estados Unidos e se tornou reconhecidamente o maior dia de compras em 2001. Alguns anos depois, em 2010, a data chegou ao Brasil. Na época, as promoções foram totalmente online, mais de 50 lojas de varejo nacional participaram daquele dia 28 de novembro.
Com a proximidade das datas de final de ano, o evento ganhou ainda mais destaque. Isso porque muitos consumidores aproveitam as promoções para adiantar as compras de fim de ano.
Neste ano a Black Friday será um pouco diferente. Se nos últimos anos as vendas já se concentravam no online, em 2020 esse número deve aumentar consideravelmente. É por isso que neste ano se espera uma Black Friday histórica.
Muito disso porque desde março os consumidores abriram espaço para as compras online e começaram a sentir mais confiança nesse tipo de negócio. A pandemia aumentou o número de compradores pela internet. Por consequência, as empresas também tiveram que se adaptar e aprimorar seus serviços, acelerando o processo de transformação digital nas lojas virtuais, conhecidas como e-commerce.
As pessoas vão comprar na Black Friday 2020?
Apesar da pandemia, a resposta é sim! A pesquisa Black Friday 2020 realizada pela Social Miner, em parceria com a Opinion Box, que ouviu mais de dois mil brasileiros, levantou os dados sobre o engajamento do público na Black Friday deste ano:
- 56% dos consumidores das classes A e B e 46% das classes C, D e E devem comprar;
- 48% pretendem aproveitar as ofertas;
- 38% estão indecisos;
- 14% não devem comprar.
Apesar do contexto mercadológico ter sido abalado pela pandemia, partindo de algumas pesquisas e novos comportamentos observados no mercado, não há nenhum motivo para que a sua empresa ou produto não esteja preparado para a Black Friday.
Depois de entender sobre a Black Friday de 2020, é importante elaborar um plano de ação para ser colocado em prática antes, durante e depois da data. Ter um time preparado para trabalhar com as adversidades durante esse período pode ser vital para ter ou não uma Black Friday de sucesso. Afinal, esse momento é a sua chance para fidelizar o consumidor.
Confira nossas principais dicas de como fazer com que sua marca tenha uma ótima Black Friday 2020.
1. Não simule promoções
Uma sondagem realizada pela área de Pesquisa e Audiência do UOL AD LAB, em parceria com a MindMiners, apontou que 27% dos consumidores ainda têm desconfiança em relação aos descontos oferecidos na Black Friday, veja a pesquisa.
- Contenção de gastos por causa da pandemia (42%);
- O cliente não está precisando de nada no momento (26%);
- O consumidor não acredita nos descontos divulgados (17%);
- O cliente não acha os descontos da Black Friday atrativos (10%).
O número mostra como devemos elaborar ofertas e promoções com muita atenção. “Descontos falsos” pode fazer com que o seu cliente perca a confiança na sua empresa e na data em si. Por isso, busque elaborar números que sejam saudáveis, ou seja, competitivos para o seu cliente e lucrativos para sua empresa.
2. Conheça e entenda o seu consumidor
O desejo do seu cliente é o que fará a Black Friday da sua empresa. Por isso, é fundamental saber o que cada perfil de cliente espera para esta data.
Além de conhecer quem já é seu cliente fiel, busque entender também os que acabaram de chegar e que podem ser novos no ambiente online. É importante entender suas dificuldades ao navegar pelas seções da sua loja virtual e até mesmo na hora de finalizar o pagamento no carrinho de compras. Então, estruture o seu e-commerce para proporcionar uma experiência descomplicada para o seu consumidor, independente do momento em que ele está no processo de compra.
Não esqueça de cuidar do seu consumidor também na Black Friday. Ela pode ser uma ótima porta para novos clientes fidelizados.
3. Ofereça o melhor serviço
Trabalhar na performance da sua plataforma é uma das questões cruciais. Um desempenho ruim pode te impedir de realizar muitas vendas. Diferente das lojas físicas, no ambiente virtual, o outro e-commerce está a um clique de distância.
Busque encontrar estabilidade e entender se seu site responde, ou não, quando existe um número elevado de pessoas querendo acessá-lo.
Muita atenção também aos prazos de entrega. Apesar de compras online, os clientes ainda sentem vontade de ter o produto imediatamente, e podem não esperar se o prazo for muito longo. Assim, é importante buscar informações com a distribuidora utilizada para prometer ao cliente um prazo de entrega que seja real e rápido, considerando a alta demanda das empresas de logística na Black Friday.
É muito ruim quando colocamos um produto no carrinho e somos informados que ele já está esgotado, não é mesmo? A quantidade de estoque que você tem também é muito importante.
Uma das vantagens da Black Friday é a possibilidade de liquidar produtos que estão parados na prateleira da sua loja. Portanto, avalie bem suas ofertas, e como elas podem ser atraentes para os consumidores.
4. Tenha um bom atendimento
A jornada do seu cliente na sua loja virtual vai muito além da compra realizada, ele precisa ser bem atendido depois dela também. Para isso, o time de atendimento deve estar preparado para a possibilidade de aumento expressivo no volume de chamados e ocorrências.
A tecnologia pode ser uma ótima aliada nesse momento. Utilizar plataformas que façam com que o seu atendimento seja mais rápido e organizado. Um sistema omnichannel vai possibilitar a centralização de informações necessárias para o profissional de atendimento e tornar o processo agradável e rápido para ele e para o cliente.
Apesar da pandemia mundial do novo coronavírus, a Black Friday de 2020 deve entrar para história. Afinal as pessoas estão esperando essa data para gastar de forma mais inteligente e se acostumaram a comprar online. Então, as empresas precisarão melhorar a forma de se posicionar na internet para ganhar de seus concorrentes e atrair ainda mais clientes.
Seguindo nossas dicas você conseguirá ter uma Black Friday de sucesso para seu negócio, e além disso, cuidando da experiência do seu consumidor e oferecendo o melhor serviço, poderá aumentar a base de clientes e até fidelizar aqueles que já se sentem interessados no seu produto ou serviço.