Como montar uma barbearia de sucesso: 14 dicas práticas

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Descubra como montar uma barbearia de sucesso e conquistar a satisfação do seus clientes.

O conceito de barbearia mudou bastante com o tempo. Atualmente, quando pensamos em uma, a ideaia é de um lugar totalmente diferente do passado.

Na mesma medida, o número de pessoas que começaram a frequentar esse comércio é muito maior e vem crescendo cada dia mais.

Existem diversas possibilidades de montar uma barbearia de sucesso. Realizar um bom trabalho e contar com um sistema de gestão para barbearia eficiente é fundamental para desenvolver as tarefas do dia a dia.Mas, assim como outros tipos de negócio, é preciso um planejamento e conhecer bastante o mercado para investir e abrir uma barbearia.

Vários fatores podem influenciar, desde o local que ela vai situar, o sistema de gestão de barbearia que vai usar, até o tipo de publicidade que será utilizada na divulgação dos serviços.

Pensando exatamente nisso, preparamos esse post com as principais dicas de como montar uma barbearia de sucesso. Se você está querendo investir nesse ramo, está no lugar certo.

Acompanhe até o final e veja como alguns fatores podem fazer toda a diferença no seu negócio. Confira!

Afinal, vale a pena montar uma barbearia?

A preocupação com a aparência sempre foi um fator primordial para os homens. Para muitos, causar uma boa impressão diz muito sobre a sua personalidade e pode ajudar a abrir portas, principalmente nos meios empresariais.

Ter uma boa aparência não está ligado somente ao modo de se vestir, mas também ao cabelo e a barba.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, 83% dos homens creem que não são somente as mulheres que se preocupam com a aparência.

Da mesma forma que 53% dos homens pesquisados têm o costume de frequentar uma barbearia. Essa mesma pesquisa apontou que, dessa porcentagem, as preocupações vão além do que apenas o corte de cabelo.

Além disso, o Brasil é um dos maiores mercados de consumo de produtos de beleza masculinos e a venda deles está em constante crescimento, ultrapassando mais de 43 bilhões de produtos em nosso país.

O Sebrae de Santa Catarina fez uma pesquisa para entender melhor o perfil do consumidor de beleza e bem-estar e concluiu que cerca de 73% dos homens vão a barbearias e salões sem uma frequência definida. Já outros 22% frequentam esses locais com regularidade.

Esse mercado está em plena ascensão e pode ser uma ótima oportunidade de negócio. Quem está querendo saber como montar uma barbearia de sucesso e se vale a pena o investimento, este pode ser o melhor momento para iniciar as atividades.

Além disso, é possível diversificar nos produtos e serviços oferecidos, agregando outros tipos de trabalho ao mesmo ambiente da barbearia.

É comum vermos barbearias que recebem um grande movimento ter a opção de bar, o que também serve como uma ótima distração para a espera no atendimento.

Esses trabalhos podem ser sublocados ou oferecidos em um sistema de parceria com outros profissionais em troca de uma porcentagem nas vendas ou no lucro.

Dessa forma você abrange o leque de serviços ao seu cliente e ainda pode faturar mais para a sua empresa.

Como montar uma barbearia?

Assim como outras empresas em segmentos diferentes, existem alguns passos que devem ser feitos para saber melhor como montar uma barbearia.

Ações precipitadas são perigosas e, quando o assunto é a abertura de uma nova empresa, um pequeno erro pode significar um grande prejuízo financeiro no futuro.

Além disso, é preciso estudar diversos fatores e conhecer bastante o mercado e seus principais concorrentes. Além de oferecer bons serviços, trabalhar com o diferencial é muito proveitoso e pode ser peça-chave para o sucesso do seu negócio.

Mesmo que a dúvida seja em como montar uma barbearia simples ou de como montar uma barbearia na garagem, os passos iniciais devem ser bem parecidos. O que hoje é pequeno, amanhã pode se expandir e mudar totalmente o fluxo da empresa.

A melhor dúvida deve ser em como abrir uma barbearia de sucesso, independentemente do tamanho ou das condições iniciais. Pensar no futuro e fazer projeções de acordo com a realidade é muito importante e necessário.

Confira algumas dicas de como abrir uma barbearia e as melhores medidas que devem ser feitas, principalmente no início do seu negócio.

1. Estude o mercado

Uma das principais atitudes antes de abrir um novo negócio é entender o mercado ao qual você será inserido e irá atuar.

Ele é formado por todas as pessoas que podem ser um cliente em potencial, ou seja, que podem utilizar do tipo de produto ou serviço que você oferece.

Quando se fala de barbearia, sabemos que o público principal são os homens. Porém, dentro desse meio, podem existir diversas variáveis, como:

  • Faixa etária;
  • Interesses;
  • Perfis socioeconômicos;
  • Estilos;
  • Perfis de consumo;
  • Perfis de abrangência, entre outros.

É importante entender o mercado de acordo com o perfil do seu público e as necessidades do local que você está situado. Uma boa forma de fazer isso é estudando os possíveis concorrentes e entendendo as suas dificuldades e os seus benefícios.

Dessa forma, além de compreender melhor o mercado que está entrando, pode também evitar cometer os mesmos erros e ainda aperfeiçoar as coisas boas, muitas vezes aplicando o seu estilo em cima delas.

2. Elabore um plano de negócios

É fundamental montar um plano de negócio para barbearia antes de iniciar as atividades. Ele deve ser feito de uma forma bem estruturada e com itens bem definidos. Dessa forma será mais fácil seguir e colocar em prática o seu funcionamento.

Uma boa maneira é usar um sistema de gestão para barbearia que ofereça funcionalidades de geração de relatórios e acompanhamento dos números.

Assim será muito mais fácil e rápido obter uma projeção detalhada do negócio e da área de atuação.

Alguns dos principais pontos de um bom plano de negócios devem ser:

  • Quais os principais produtos ou serviços oferecidos;
  • Qual o público alvo;
  • Localização da barbearia;
  • O valor do investimento inicial;
  • Média de faturamento mensal;
  • Prazo de retorno do capital inicial investido.

3. Entenda qual seu público-alvo

É preciso definir o seu público-alvo para saber como montar uma barbearia de sucesso. Não adianta oferecer serviços muito caros para um público com menor renda ou vice-versa.

Como citamos acima, existem diferentes perfis de clientes e as necessidades de cada um deles pode variar bastante. É preciso entender do segmento e estudar bastante o público-alvo.

Assim será possível, e até mais fácil, definir os tipos de serviços que serão oferecidos, os valores, as formas de atendimento e outros fatores essenciais para o desenvolvimento dos trabalhos no dia a dia.

4. Avalie quais serviços serão oferecidos

Uma barbearia pode oferecer diversos tipos de serviços e eles podem variar de acordo com alguns fatores.

Não adianta ter um catálogo extenso se a maioria do que está ali não é consumido. Pior ainda é quando é gerado algum gasto para manter o determinado serviço e ele não dá o devido retorno financeiro necessário.

É muito importante avaliar atentamente quais serviços serão oferecidos e acompanhar o desenvolvimento deles. Essa opção também pode ser muito bem executada através de um sistema de gestão ou por meio de relatórios que mostrem comparativos de períodos e os números gerados.

5. Faça uma pesquisa para precificação

É muito importante que a conta feche no positivo no final do mês ou até mesmo em um período pré-determinado. Para isso, é fundamental pesquisar a precificação dos serviços ou produtos que serão oferecidos.

Deve-se levar em consideração o trabalho despendido em si e outros fatores que propiciam o funcionamento do local como:

  • Conta de luz;
  • Conta de água;
  • Materiais de limpeza;
  • Materiais de escritório;
  • Capital inicial investido;
  • Materiais para o desenvolvimento do trabalho;
  • Decoração, entre outros.

Qualquer gasto, por menor que ele seja, deve entrar nessa conta. Os preços precisam ser definidos visando uma margem de lucro que faça sentido para o funcionamento da barbearia.

6. Esteja atento a legislação e documentos necessários

É preciso cumprir alguns critérios para abrir uma empresa e no ramo de barbearias não é diferente.

primeiro passo deve ser verificar junto à administração municipal, ou seja, a prefeitura, se no local escolhido a lei de zoneamento da região é compatível com a atividade da sua empresa.

Feito isso, é preciso verificar a regularidade do imóvel onde será montada a barbearia. O próximo passo é definir o tipo de sociedade empresária que será firmada. Atualmente existem cinco modelos no Brasil, são eles:

  1. Sociedade em Nome Coletivo;
  2. Comandita Simples;
  3. Sociedade Anônima;
  4. Sociedade Limitada;
  5. Sociedade por ações.

O próximo passo é definir o nome da empresa e ir até a Junta Comercial ou o Cartório de Registro de Pessoa Jurídica da cidade para registrar o nome. É importante verificar se o nome já é usado por outra empresa e se está registrado no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual.

Será preciso ter em mãos os seguintes documentos para apresentar na Junta Comercial:

  • Contrato Social ou Requerimento de Empresário Individual ou Estatuto, em três vias;
  • Cópia autenticada do RG e CPF do titular ou dos sócios;
  • Requerimento Padrão (Capa da Junta Comercial ou Cartório), em uma via;
  • FCN (Ficha de Cadastro Nacional) modelo 1 e 2, em uma via;
  • Pagamento de taxas através de DARF.

Depois de entregue toda essa documentação solicitada, o empreendedor receberá o NIRE (Número de Identificação do Registro da Empresa). Ele será utilizado para cadastrar a empresa na Secretaria da Receita Federal.

Esse cadastro será o CNPJ da barbearia e pode ser feito pela internet. Ele deve estar de acordo com a atividade exercida pela empresa e o seu porte.

Para iniciar as atividades da barbearia também é preciso ter um alvará de funcionamento, emitido pela prefeitura ou órgão responsável. Para isso é preciso dos seguintes documentos:

  • Formulário próprio da prefeitura;
  • Consulta prévia do endereço aprovado;
  • Cópia do CNPJ;
  • Cópia do Contrato Social;
  • Laudo dos órgãos de vistoria, quando necessário.

Para finalizar, mesmo que a princípio não tenha nenhum funcionário contratado, é preciso cadastrar a barbearia na Previdência Social, no prazo de até trinta dias.

E para emitir notas e livros fiscais, é preciso solicitar a liberação na Secretaria de Estado da Fazenda ou outro órgão competente.

7. Busque especialização em gestão de negócios

A melhor forma de gerir a sua barbearia é se especializando no assunto e tomando conhecimento do negócio em si.

Existem instituições que oferecem cursos para aperfeiçoar a gestão da empresa e entender melhor as formas de trabalho.

É muito importante se especializar para o bom desenvolvimento dos trabalhos e a prosperidade da empresa.

Deve-se ter consciência de todas as decisões tomadas e as melhores formas de empregar valores para fazer a barbearia funcionar.

8. Conte com a tecnologia para otimizar os processos

Investir em um sistema de gestão é fundamental para o bom funcionamento do seu negócio.

Além de trazer facilidade e agilidade nas tarefas do dia a dia, ele automatiza diversas funções, gerando economia e uma alta taxa de assertividade.

Além disso, um bom sistema de gestão oferece uma gama de ferramentas para a empresa.

Com ele é possível cadastrar clientes, ter acesso fácil às informações, além de controle financeiro, acesso ao histórico de forma rápida, administração e gerenciamento de fluxo de caixa, geração de análises e relatórios, entre outros.

9. Capriche na estrutura e decoração

É muito importante fazer com que o cliente se sinta à vontade na sua barbearia. Isso é bom tanto no atendimento quanto na espera para ser atendido.

Nesse modelo, como falamos anteriormente, a diversificação de serviços pode ser a melhor solução.

Montar uma barbearia bar é um ótimo exemplo para isso acontecer. Existem modelos de barbearia de luxo que contam com esse tipo de serviço, onde os clientes começam a frequentar não somente quando vão cuidar do seu visual.

10. Aposte em um ambiente agradável para os clientes

A chance de um cliente que está à vontade consumir mais é muito maior, principalmente perante aquele que está incomodado com algo do local.

Montar uma barbearia com um ambiente agradável faz toda a diferença e pode agradar muito mais quem estiver frequentando no local.

11. Invista na contratação e capacitação dos profissionais

Promover o fluxo de clientes é muito importante. Quanto mais rápido um cliente é atendido, maiores são as chances dele retornar e indicar a sua barbearia para os amigos e parentes.

Para isso é muito importante investir na contratação de profissionais capacitados.

As contratações podem variar de acordo com os tipos de serviços oferecidos, porém o ideal é começar as atividades com pelo menos uma pessoa na recepção e dois ou três barbeiros para atender os clientes.

Se a sua barbearia oferecer outros tipos de serviço como bar ou outra área de lazer, tenha profissionais exclusivos para o atendimento nesses locais.

12. Ofereça o melhor custo-benefício

Mesmo que o objetivo seja montar uma barbearia de luxo oferecer o melhor custo-benefício é um grande diferencial. Os valores podem ser moldados de acordo com a qualidade do serviço prestado e dos produtos utilizados nos procedimentos.

Lembrando que o custo-benefício nem sempre está ligado diretamente aos valores. A experiência no atendimento é um grande diferencial.

13. Revenda produtos de barba e cabelo

É muito comum que os clientes queiram comprar os mesmos produtos utilizados pelos barbeiros, principalmente quando eles são de qualidade. Uma boa forma de fazer uma renda extra é vender esses itens na sua barbearia.

Existem fornecedores que oferecem condições diferenciadas para a revenda dos cosméticos e, dependendo da quantidade, as parcerias podem ser muito interessantes para ambos os lados.

14. Faça o marketing da sua barbearia

Como diz o ditado, a propaganda é a alma do negócio. Apesar de antigo, faz total sentido até os dias de hoje, principalmente com as redes sociais e as milhares de pessoas que as utilizam diariamente.

Use bastante as redes sociais, com a possibilidade de anúncios pagos e diferenciais para chamar a atenção. É legal também ter um site próprio e linkar todas as redes sociais com ele.

Quanto custa abrir uma barbearia?

O valor para abrir uma barbearia pode variar de acordo com alguns fatores, como tamanho, localização, equipamentos, mobiliário, materiais e outros. Existem alguns materiais básicos para a abertura que são:

  • Espelhos;
  • Secador;
  • Máquina de corte;
  • Cadeira de barbeiro;
  • Cadeira ou sofá para a espera;
  • Lavatório;
  • Avental;
  • Capa para os clientes;
  • Tesoura, pente, navalha, escova e acessórios em geral;
  • Cosméticos;
  • Caixa ou gaveta para guardar dinheiro;
  • Armário para guardar os materiais.

A quantidade dos equipamentos vai depender do tamanho da sua barbearia e da demanda de clientes.

É comum começar com o básico e ir comprando mais na medida que o dinheiro vá entrando no caixa. Deve-se levar em consideração também as contas básicas como água, luz e aluguel do local.

Dependendo do seu tipo de negócio podem existir alguns gastos que servem de comodidade para os clientes, como Wi-Fi, televisão, ar-condicionado, sistema de som, entre outros.

Para montar uma barbearia pequena/média, com apenas um funcionário, o investimento varia entre 12 e 16 mil reais. Já uma mais estruturada, contando com reforma do ponto e decoração, o valor pode variar entre 25 a 40 mil reais.

Qual é o segredo para ter uma barbearia de sucesso?

Não existe um segredo detalhado de como montar uma barbearia de sucesso, porém existem algumas formas de facilitar esse processo e ganhar o gosto dos clientes de forma mais fácil e rápida.

Se o capital de investimento for alto, é possível montar uma barbearia com diversas opções que podem encantar os clientes.

Além disso, comprar os melhores materiais e caprichar na estrutura do local, que também é muito importante e chama bastante a atenção.

Neste post separamos as principais dicas para você montar uma barbearia de sucesso. Um fator primordial é ter a opção de diversificar nas opções de pagamento para os seus clientes.

A melhor maneira de fazer isso é implantando um sistema de gestão eficiente e que oferece uma gama de facilidades que realmente fazem a diferença para a sua empresa.

cel_cash é a melhor opção do mercado e pode transformar a sua barbearia completamente.

Com o sistema de gestão do cel_cash é possível aceitar pagamentos de diversas formas, como por cartões de crédito e débito, pix, boleto, transferência e cobrança recorrente, que é uma ótima opção de fidelização dos clientes.

Existem diversas possibilidades de montar uma barbearia de sucesso. Realizar um bom trabalho e contar com um sistema de gestão eficiente é fundamental para desenvolver as tarefas do dia a dia.

É muito importante conhecer o negócio, o ramo de atuação, o mercado e principalmente os seus clientes. Fazendo tudo corretamente as chances de sucessos são muito grandes.

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