A forma de pagamento tem grande influência sobre o seu negócio, veja como o meio ideal pode alavancar sua empresa!
A pandemia mundial teve reflexos diretos na economia do Brasil e o setor de cobrança de muitas empresas passaram a enfrentar desafios ainda maiores. Empresários e consumidores tiveram seu poder de compra afetado. Por isso, problemas relacionados à cobrança se tornaram recorrentes. Neste artigo daremos dicas de como solucionar problemas nas cobranças de seus clientes de maneira objetiva e reduzir consideravelmente o número de inadimplência na sua empresa.
Segundo dados divulgados pela Serasa Experian, em novembro de 2018 haviam 62,6 milhões de pessoas inadimplentes em todo Brasil, já no mesmo mês em 2019 o número havia crescido, registrando 63,8 milhões. Com o surgimento da crise sanitária causada pela covid-19, as projeções são de que esse número cresça ainda mais no país.
Diante desse cenário é importante redobrar a atenção e contar com uma gestão de cobranças eficiente, além disso, o auxílio da tecnologia também pode fazer com que esse processo se torne ainda mais ágil e fluido.
Por que ter um processo de cobrança eficiente?
O setor de cobranças tem uma função vital para o bom funcionamento de toda empresa. Quando falamos de relacionamento com o cliente, nessa etapa muitas empresas podem quebrar bons relacionamentos cultivados há tempos.
Receber aquela ligação quando o pagamento já foi efetuado ou ter cobranças indevidas são realmente desagradáveis. Tudo isso pode causar a insatisfação do seu cliente, fazendo com que ele perca o apreço que tem pela sua empresa e se torne um detrator em relação a marca.
Investir em um processo de cobrança eficiente pode fazer com que seu time resolva todos os problemas com tranquilidade, em menos tempo e sem gerar insatisfação no consumidor.
Como evitar problemas relacionados à cobrança
Mas, antes de solucionar os problemas existem alguns passos que podem ajudar o seu negócio a evitar significativamente os problemas relacionados à cobrança.
Conheça seus clientes
Muitas empresas evitam fazer análise de crédito do cliente, mas isso pode gerar problemas futuros, que poderiam ter sido evitados em caso de já ser uma fase do processo de conceder crédito ao consumidor. Esse é um ponto muito relevante no momento de fechar o negócio.
A análise de crédito tem o objetivo de verificar se o cliente tem realmente condições de honrar o compromisso de pagamento. Ela analisa o perfil e as condições financeiras do consumidor a partir das suas informações básicas e seus dados financeiros.
Esse processo deve ser feito a partir de uma análise individual, observando os casos de maneira única. Essa prática pode prevenir o seu negócio do risco de sofrer com a inadimplência.
Invista em tecnologia
Muitas empresas ainda utilizam sistemas manuais e até planilhas para fazerem seus controles financeiros. Eles podem até ser úteis dependendo do volume de clientes mas, inegavelmente, a empresa perde muitos benefícios que são proporcionados pelos sistemas tecnológicos.
Diversas ferramentas automatizam processos dando mais eficiência às atividades. Além disso, seu setor se torna ainda mais organizado e ágil, facilitando o acesso a informações e questões importantes de cada cliente.
O termo “solucionar” pode ser assustador a princípio. Afinal, os problemas relacionados à cobrança dependem também do seu cliente para que sejam resolvidos. Porém, com essas dicas você conseguirá facilitar o processo e colaborar ativamente para que esses problemas sejam evitados ou resolvidos.
Como solucionar problemas nas cobranças de seu cliente
1. Ofereça propostas de negociação
Essa pode ser uma das principais dicas para resolver um problema de cobrança. No momento de realizar uma cobrança é importante que além de relembrar o cliente do seu débito, a empresa relembre tambéma importância do cliente para a empresa.
A negociação é uma forma de mostrar interesse em resolver o problema do cliente para que ele continue junto à sua empresa. Seu cliente sempre atrasa as parcelas, e isso exige que o seu time de cobrança faça contatos recorrentes, que tal oferecer um desconto para o pagamento à vista? Remover parte dos juros e multas também pode ser atrativo para o consumidor.
Muitas vezes o cliente também tem vontade de resolver aquele débito, por isso, com possibilidades flexíveis você encontra um bom negócio para você e para o cliente.
2. Tenha uma equipe capacitada
Seu time de atendimento é o responsável pelo primeiro contato, por isso, invista em uma equipe alinhada e que possa oferecer boas experiências para o seu cliente.
Invista em treinamentos técnicos para que o seu time conheça os caminhos para solucionar o problema, e além disso, treinamentos comportamentais, para garantir que o contato gere uma boa experiência para o consumidor.
Apesar da cobrança ser vista como um momento incômodo, uma equipe especializada pode encontrar formas de reverter isso. Praticar a escuta ativa, por exemplo, pode fazer com que o seu time encontre soluções reais para o cliente e ainda crie uma relação de confiança.
3. Otimize o seu atendimento
Tenha um atendimento simples e qualificado. O Omnichannel, por exemplo, é uma estratégia de unificação de diversos canais que proporciona uma experiência única. A utilização de uma plataforma deste tipo oferece maior facilidade e rapidez na hora de solucionar os problemas.
Um atendimento omnichannel também facilita a comunicação entre o profissional e o cliente. Seu time de atendimento terá visão total das possibilidades e poderá oferecer com clareza as oportunidades ao cliente.
4. Cultive um bom relacionamento
Manter um bomv relacionamento com os clientes é vital para colher bons frutos a longo prazo. Isso inclui desde os inadimplentes até os que estão com pagamentos em dia. Quando o cliente se sente bem atendido, ele busca formas de se manter junto da empresa.
Buscar conhecer suas preferências, como produtos ou serviços prediletos, oferecer variadas formas de pagamentos, bonificar os bons pagadores com premiações e sorteios são práticas que criam uma boa experiência do cliente em todos os setores da empresa e geram reconhecimento para sua marca. Além de diminuir a taxa de inadimplência, um bom relacionamento pode atrair ainda mais clientes para seu negócio.