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Descubra como usar o pagamento recorrente em agência de turismo e saiba quais são as diferenças em relação ao pagamento parcelado.

Trabalhar com a cobrança recorrente é uma das melhores estratégias para aumentar a quantidade de clientes em uma agência de viagens.

Com a diversidade de meios de pagamento oferecido por esse modelo, o consumidor tem mais interesse em finalizar um pacote.

Neste artigo, explicaremos com mais detalhes como funciona o pagamento recorrente, quais são os benefícios, a diferença para o pagamento parcelado, como aplicar em uma agência de viagens, entre outras questões. Acompanhe!

Leia mais em: O que é um sistema de cobrança recorrente e como funciona?

Afinal, o que é cobrança recorrente?

Provavelmente, você já observou que grande parte dos serviços e até produtos que estão presentes em nossa rotina podem ser pagos nos modelos de assinatura, planos ou mensalidades.

Como exemplo, é possível citar a Netflix (direcionado para séries e filmes), Spotify (músicas) ou clubes de assinatura para produtos. Todas essas alternativas compõem o que é denominado Economia da Recorrência.

No entanto, é fundamental deixar claro que, mesmo que ela esteja como destaque, o formato não surgiu da noite para o dia. Ele sempre esteve presente, inclusive no mercado offline. Dentre os exemplos mais comuns, encontram-se: pagamento de academias, conta de luz, água, escolas e universidades.

A cobrança recorrente nada mais é que o pagamento regular de um determinado produto ou serviço. Em grande parte dos casos, há um contrato com um período mínimo, que pode ser renovado automaticamente ou não.

No contrato, é essencial incluir a data em que deve ser feita a cobrança e a quantia.

Como funciona a cobrança recorrente?

Se você chegou até essa etapa do artigo, deve-se estar em dúvida: como aplicar o pagamento recorrente em uma agência de viagens?

Pois bem! Antes de aprofundar melhor no tema, é fundamental deixar claro que, ao contrário do que grande parte das pessoas imagina, a cobrança recorrente pode ser aplicada não só por meio de boleto bancário, mas também por cartão de crédito.

Um dos principais benefícios do pagamento recorrente é que ele é aplicado de forma automática e pelo cartão de crédito. E é sobre esse formato que vamos explicar nesse artigo.

Imagine que um consumidor pretende finalizar com sua agência de viagens um pacote para Bahia, no nordeste do Brasil. Para isso, o custo total da compra seria de R$ 4.500. O turista deseja quitá-lo seis vezes.

Assim, com o pagamento recorrente, a cobrança automática ocorreria em seu cartão de crédito no valor de R$ 750 de forma mensal na data combinada.

Diante desse cenário, após fazer o cadastro do consumidor, os funcionários da sua agência não precisam efetuar nenhuma ação com o cliente, uma vez que o pagamento é feito automaticamente.

Quais são as diferenças entre pagamento recorrente e parcelado?

Ao ter contato com a explicação do tópico anterior, a maioria das pessoas acredita que o pagamento recorrente é semelhante ao parcelado. No entanto, existem diferenças entre os dois termos.

Pagamento parcelado

O custo total é parcelado em várias vezes. Mesmo que o produto ou serviço não seja finalizado por completo, o consumidor deve fazer o pagamento até finalizar o custo total, incluindo, os juros.

No parcelamento, o consumidor deve ainda ter, no momento da compra, a quantia total disponível no limite do cartão de crédito. É um requisito obrigatório para que a compra seja concluída.

Pagamento recorrente

Aqui, a situação é diferente. O custo do pacote de viagem é dividido em várias parcelas. Na prática, todos os meses, uma determinada quantia será debitada de forma automática no cartão. O turista que pretende viajar à Bahia pagaria R$ 750 por seis meses.

O débito único não é a única diferença. Outro ponto que vale a pena destacar é que o cliente não precisa ter o limite do cartão liberado. Portanto, no momento da aquisição, o cliente só precisa ter o saldo de R$ 750 e não de R$ 4.500.

Essa característica faz com que o pacote de viagens fique mais democrático para vários tipos de pessoas. Isso porque nem todos os clientes contém um alto limite ou outra parte não pretende deixar o “saldo” reservado por um longo período.

Quais são os benefícios do pagamento recorrente?

Existem diversos motivos pelos quais uma agência de viagens pode utilizar o pagamento recorrente. Veja abaixo!

  • Economia de tempo: a cobrança manual do consumidor ocupa muito tempo dos colaboradores de uma agência de viagens. Além disso, podem ocorrer erros de digitação, causando problemas no futuro. Com a automatização, as tarefas repetitivas são substituídas por trabalhos mais estratégicos;
  • Maior adesão: o pagamento recorrente permite que a agência de viagens aceite várias bandeiras de cartão do mercado. Essa versatilidade atrai novos clientes, garantindo um diferencial competitivo no mercado;
  • Segurança: com essa modalidade de pagamento, a sua agência garante mais segurança, uma vez que é possível evitar a inadimplência, um dos principais vilões da empresa. Quando o consumidor deixa de quitar um débito, a dívida é com a administradora do cartão, e não com a agência.

Onde fazer os pagamentos recorrentes em agências de turismo?

Para oferecer esse tipo de pagamento em sua agência de viagens, você pode contar com o apoio de sistemas, como o cel_cash, uma das plataformas líderes do segmento.

Aqui, você pode automatizar suas cobranças únicas e recorrentes por Pix, Cartão de Crédito, Boleto ou Débito em Conta. É uma plataforma completa para gerir seus consumidores e os pagamentos efetuados por eles, sejam cobranças avulsas ou recorrentes.

Quer entender mais como funciona?

Descubra todos os detalhes do sistema de gestão empresarial para cobranças recorrentes e veja de que forma ele pode transformar os processos em sua agência de viagens.

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