A metodologia que uma ferramenta CRM utiliza para o atendimento ao cliente traz inúmeros benefícios para o seu negócio, confira!
O atendimento personalizado focado nas informações tanto do cliente como para o cliente, permite e gera uma organização sistemática que possibilita estratégias mais assertivas das equipes tanto de atendimento como também de cobrança e marketing.
A venda é apenas a consequência do trabalho das equipes em conjunto, tudo que se faz dentro do negócio tem o propósito de atender aos clientes de forma que eles fiquem satisfeitos.
Uma ferramenta CRM ajuda em todas as estratégias operacionais agilizando todos os processos dentro do seu negócio.
A recuperação de boletos também é uma estratégia para não perder clientes, pois quando o cliente abandona a compra por algum erro no processo, pode ser resgatado automaticamente.
Por isso é tão importante que o setor de vendas e de cobrança da sua empresa tenha as informações necessárias para oferecer possibilidades para reintegrar os clientes aos serviços de pagamento do seu negócio.
Atendimento personalizado
O uso de uma ferramenta CRM abre um leque de possibilidades para que seu negócio faça atendimentos personalizados aos seus clientes, sua empresa se torna mais capaz para esclarecer as dúvidas e os anseios dos consumidores.
O marketing e as vendas dos seus produtos e serviços se tornam cada vez mais orgânicos, as suas possibilidades de vendas aumentam exponencialmente pelo simples fato do seu consumidor conhecer o seu produto, estar por dentro das suas campanhas através das redes sociais.
Quando se fala que uma ferramenta CRM organiza todos os setores de uma empresa não é nenhum exagero, além disso os dados dos clientes são um material poderoso para compreender o que o cliente quer, e realizar um atendimento perfeito.
Esses dados ajudam a melhorar até mesmo o produto ou serviço prestado pela empresa, gerando a confiança tão desejada entre sua empresa e o cliente.
O setor de cobrança tem mais informações sobre os dados dos clientes, é mais fácil prever atrasos, usar estratégias para evitar esses atrasos e cobrar dívidas auxiliando os clientes.
Uma das estratégias pode ser enviar mensagens automáticas pelo WhatsApp avisando o cliente da proximidade do vencimento da sua fatura com o link de pagamento, isso ajuda o cliente e mantém um vínculo para o pagamento ou para a negociação de boletos em atraso.
O cliente fica mais propenso a enviar mensagem pedindo um novo boleto ou uma nova forma de pagamento, gerando uma linha de comunicação com o cliente.
Não limite seus recursos
Hoje existem mais possibilidades na hora de pagar contas.
- PIX;
- QR Code;
- Boletos.
Entretanto, mesmo diante de tantas possibilidades, cerca de 20% da população brasileira prefere pagar com boleto, entre as razões estão a segurança dos dados, ou a falta de outra forma de pagamento pelo cliente.
Mas podem ocorrer erros durante a compra, no cadastro do cliente, ou na conexão da internet e fazer com que o cliente abandone a compra antes de finalizar, esse é um motivo para ter muito cuidado com a comunicação em todos os momentos da jornada do cliente.
Um dos usos de uma ferramenta CRM para seu negócio é justamente a potencialização do uso do e-mail, que traz muitos benefícios para todos os setores da sua empresa, entre eles a recuperação de boletos.
A ferramenta CRM permite enviar através do e-mail link de pagamento, ou seja, disponibiliza o boleto para não perder a venda, isso ocorre principalmente na venda de produtos online, nas quais a confirmação da venda é justamente o pagamento do boleto.
A conversão de boletos ocorre mediante aos dados dos clientes, ao histórico e à etapa da jornada de compra que é captado pelo CRM, essas informações permitem à equipe de vendas tomar as ações para a recuperação de boletos.
A recuperação de clientes através do estímulo do pagamento do boleto ajuda sua empresa não perder vendas, muitas vezes os clientes simplesmente esquecem os boletos devido a praticidade de pagar contas online na hora, aquilo que se deixa para depois tem uma forte tendência de ser esquecido no meio da correria do dia a dia.
Então muitas vezes ao relembrar o cliente do pagamento do boleto, você além de vender, cria um vínculo mais forte com o seu consumidor.
Como uma ferramenta CRM pode romper a barreira das comunicações
Como vimos até aqui, uma ferramenta CRM pode auxiliar todos os setores da sua empresa tanto na organização do processo de atendimento ao cliente como nos processos posteriores de cobrança e de marketing.
A ferramenta CRM tem evoluído para fornecer dados que são indispensáveis aos negócios de sucesso, com auxílio dos softwares ERP, e das inteligências artificiais como chatbots, ele permite a comunicação com o seu consumidor de forma especializada e personalizada.
As barreiras de comunicação hoje são um dos pontos desfavoráveis para o crescimento e a sustentabilidade dos negócios, pense bem, vivemos em um mundo conectado, no qual a informação é o principal veículo de vendas.
Hoje as pessoas cada vez mais compram através de informações, anúncios, chats, indicações, e é exatamente isso que uma ferramenta CRM faz, ela ajuda sua empresa a melhorar a comunicação com os seus consumidores através de um relacionamento que tem o objetivo de conhecer seu consumidor e ser conhecido por ele.
Aquele antigo preceito do marketing “quem vende mais é quem oferece mais” tem mudado a cada dia para quem dá a melhor informação sobre o produto ou serviço capta mais clientes, e consequentemente vende muito mais.
As ferramentas CRM têm sido muito importantes para que as empresas conheçam o seu público alvo, comuniquem aos seus leads em vários canais e principalmente naqueles aos quais eles mais gostam, elas proporcionam praticidade e agilidade na comunicação com o cliente.
As vendas e as revendas vão acontecer de forma espontânea, tudo que o cliente precisa é conhecer o produto ou o serviço, ter todas as informações pertinentes sobre a compra, a entrega, o pagamento, e não ser desligado do convívio da empresa, sua empresa precisa estar presente e manter a relação viva.