A prospecção de clientes é um pilar fundamental para uma equipe de vendas ter sucesso. Confira aqui excelente dicas sobre esse assunto.
O movimento de empreendedorismo está em alta e com isso uma cultura de prospecção de clientes deve ser criada para aumentar o sucesso dos mesmos.
A venda é uma parte fundamental para a sobrevivência de qualquer empresa, e juntamente a ela temos a prospecção de clientes.
Sabendo dessa importância, hoje iremos dar algumas dicas para que essa estratégia tenha eficiência dentro de uma empresa, sendo ela, pequena média ou grande.
Prospectar clientes não é o mesmo que vender
Um grande erro que é cometido por diversas pessoas, é tentar vender seu produto ou seu serviço no momento da prospecção com um potencial cliente.
O momento de prospecção é simplesmente um momento dedicado a conseguir e esquentar novos “potenciais clientes”, ou seja, não é hora de tentar vender.
Quando um único vendedor tenta vender logo no primeiro contato, antes mesmo de “preparar o terreno”, as chances de conversão em venda é muito pequena.
O ideal é separar os momentos, e ter um processo de vendas bem definido para que suas conversões sejam altas.
Algo que pode ajudar muito é ter um profissional especializado nessa etapa de “pré-venda”, esse profissional dedicaria o seu dia para prospectar clientes.
O SDR é um profissional de vendas que é especializado na prospecção de novos clientes. Ter um profissional como esse te ajudará muito a separar as etapas e pré-venda e venda.
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Esteja sempre presente
Algo fundamental para as empresas é a questão de estar sempre presente nos locais que seus potenciais clientes se encontram.
Essa é uma maneira de estar sempre próximo e fazer com que seus clientes e prospectos não se esqueçam que você existe.
Muitas empresas acabam se esquecendo desse detalhe e praticamente somem do mapa.
O que eu estou querendo dizer é que você deve ter ações ativas para fortalecer o vínculo da sua marca com seus clientes e também com potenciais clientes e a melhor maneira de fazer isso é divulgando sua empresa “de uma maneira correta” nas redes sociais e outros veículos onde as pessoas estão.
Prospecte por diferentes canais
A alguns anos atrás não existia tantas formas de prospectar clientes, a única maneira era sair para as ruas e conseguir novos contatos de potenciais clientes.
Hoje em dia o cenário mudou e muito, pois a cada dia a quantidade de veículos de comunicação só aumenta, ou seja, podemos dividir os canais em 2 categorias: offline e online. No meio offline temos as famosas conferências de negócios, palestras, entre outros.
E online então… São muitas opções.
- Whatsapp;
- E-mail Marketing;
- Grupos de Facebook;
- Instagram;
- Entre outras formas.
O importante é que você tenha em mente, que existem muitas formas de prospectar clientes atualmente. É por isso que é essencial você se atentar ao próximo tópico.
Tenha uma boa gestão dos prospectos
Ter uma boa gestão é algo primordial, ainda mais com a enorme quantidade de canais que temos para prospectar atualmente.
Muitas pessoas gerenciam toda essa informação em cadernos ou até mesmo em planilhas de Excel. Isso não é ruim,é possível ter um bom controle com essas ferramentas, mas também não é o melhor dos cenários.
Com o avanço da tecnologia, hoje em dia é muito fácil encontrar uma plataforma online dedicada à gestão de prospectos e a maioria delas possuem até aplicativo para instalar no celular.
Uma plataforma como essa pode facilitar muito a comunicação entre os vendedores, a troca de contatos e também o armazenamento de anotações das reuniões.
Está percebendo o quanto isso ajudaria na gestão de seus prospects? O único cuidado que se deve tomar é na escolha da plataforma.
Como já disse acima, existem muitas, porém a maioria delas são muito inchadas de informações. E se você quer organizar suas informações o ideal é encontrar uma plataforma que seja bem mais enxuta.
Conclusão
Para que um empreendedor tenha sucesso em sua empresa, não basta ter uma boa gestão de equipe ou um bom produto ou serviço, também é necessário ter habilidades com vendas incluindo a prospecção de clientes.
Uma empresa que tem uma boa prospecção, sempre terá novas oportunidades de negócios, consequentemente, terá grande sucesso em algum momento.
Persista buscando clientes todos os dias, esse deve ser um hábito entre seus vendedores.
Espero que esse artigo tenha aberto sua mentalidade sobre vendas e caso você não entendia, ajude a entender o básico da prospecção.
Caso tenha ficado com dúvidas sobre esse assunto, sugiro esse artigo completo sobre prospecção