Estatísticas de inadimplência: cobre seus clientes corretamente

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inadimplência é um fator muito perigoso para as empresas, principalmente quando não controlado e mensurado.

Isso é afirmado, pois não saber quanto cobrar do cliente, como anda a receita da sua empresa e qual a previsibilidade de recebimento, encaminharão o gestor a passos largos para o fim.

Sabendo disso, é necessário estar atento ao que acontece no mercado.

Para entender mais sobre o assunto e receber dicas de como lidar com a essa situação, continue a leitura!

Ter um controle financeiro já é fundamental para as empresas saudáveis em tempos de aquecimento de mercado. Quando chega o momento de crise, a prioridade de atenção para o financeiro, dobra.

Segundo o site Agência Brasil, a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) de dezembro de 2020, apontou que 66,3% dos consumidores estão endividados, uma alta de 0,3 ponto percentual com relação a novembro. No comparativo anual, o indicador registrou aumento de 0,7 ponto porcentual.

Isso mostra a dificuldade vivida pelas empresas que deixam de ser prioridade para o consumidor e devem realocar os seus recursos, na intenção de se manter competitiva e ativa no mercado.

Uma pesquisa realizada pelo Serviço Central de Proteção ao Crédito (SPC), estabeleceu o valor das parcelas e a razão geral pela qual os consumidores ficam inadimplentes, sendo:

  • 29% do consumidores possuem dívidas entre R$ 501,00 e R$ 1.000,00;
  • 19% na faixa de R$ 301,00 e R$ 500,00;
  • 12% em valores de até R$ 300,00.

No caso dos débitos de maior valor, geralmente eles são explicados pela participação crescente do financiamento de veículo e crédito imobiliário, sendo:

  • 15% estão na faixa de R$ 1.001,00 a R$ 1.500,00;
  • 10% na casa dos R$ 1.501,00 a R$ 3.000,00;
  • 15% na faixa superior a R$ 3.000,00.

Como resposta a pesquisa, a ideia sobre a renegociação das dívidas, apresentou que 79% destes usuários não estão dispostos a pagar parcelas maiores que R$400,00 para ficar em dia com seus débitos.

Baseado nesses dados e em pesquisas internas, separamos algumas dicas para auxiliar na diminuição da inadimplência, confira a seguir!

Saiba também: como calcular o índice de inadimplência?

Conheça o seu financeiro

As ferramentas de controle financeiro devem ser comuns ao dia a dia do gestor e é importante que ele tenha noção do que esteja acontecendo, ainda que possua responsáveis para cuidar dessa área.

Para o acompanhamento, são necessárias ferramentas como:

  • Controle de caixa;
  • Fluxo de caixa;
  • Controle bancário;
  • Controle de contas a receber;
  • Controle de contas a pagar;
  • Controle de estoques.

Entre outros controles que devem ser estabelecidos de acordo com as necessidades do seu negócio.

A chave para controles precisos e eficazes são os lançamentos atualizados e corretos. Anote toda a movimentação financeira, seja em planilha ou em um sistema, o importante é não deixar nada passar.

Para facilitar a sua gestão confira a seguir moldes de planilhas para:

Assim, será possível fazer o lançamento e acompanhamento de boa parte de suas movimentações, trazendo mais saúde e longevidade ao seu negócio.

É interessante pensar que o acompanhamento por planilhas necessita de muita disciplina para a realização dos lançamentos e, a partir do momento que os números aumentam, é mais eficiente contar com um sistema de gestão automatizado.

uso da automatização permite encontrar mais informações sobre o cliente, acompanhar os dados de forma compilada e facilita também a visualização de relatórios. Além de evitar erros causados por ação humana devido às altas demandas e pouco tempo de conferência.

Uma vez que os controles financeiros estejam em dia, você poderá acompanhar melhor informações como:

  • Previsibilidade de qual valor estará disponível para fazer melhorias e investimentos em seu negócio?
  • Quais são os fornecedores que devem ser pagos e quando?
  • O que deve ser providenciado para o seu estoque?
  • Quais dos seus produtos ou serviços tem sido mais atrativos?
  • Quanto sairá e quando entrará no caixa da empresa em períodos preestabelecidos?

Essas informações permitem que sejam traçadas estratégias para a melhoria do negócio. Também é possível observar o nível de criticidade em que a sua empresa se encontra.

Uma vez que o controle esteja em ordem, você poderá seguir algumas dicas de cobrança para tentar reduzir a inadimplência e retomar a saúde de seu negócio.

Cobre da forma correta e controle a inadimplência

Deve ser considerado que de um modo geral os clientes, ao contratarem um serviço, estão numa condição favorável, desejam realmente fazer a utilização e fazem planos de pagar por ele. As pessoas não costumam fazer a contratação, já na intenção de ser inadimplente.

Porém, em todo caminho existem percalços, e muitas vezes o cliente não consegue arcar com o compromisso feito junto a empresa, ou simplesmente, pela baixa expectativa e desejo de um cancelamento, deixam de realizar os pagamentos.

Entenda o que levou o cliente a inadimplência

Baseado no histórico do cliente junto ao seu negócio, são perceptíveis alguns indícios, como:

  • É comum o cliente pagar em atraso?
  • Os pagamentos eram realizados de forma regular até então?
  • A quanto tempo o seu serviço é utilizado?
  • Houve reclamações antes do cliente se tornar inadimplente?

Observando alguns dados, é possível entender melhor sobre o comportamento do cliente e contatá-lo com a abordagem correta que encaminhará para uma negociação bem sucedida.

Entenda a dor do cliente no momento, estabeleça junto a ele um novo acordo para o pagamento das dívidas.

Os clientes que pagam de forma regular e possuem um bom relacionamento com a empresa, em sua maioria, querem resolver o problema e estão dispostos a negociar.

Já os consumidores mais complicados, precisam de abordagens mais incisivas e um acompanhamento mais direto.

No momento de identificação da inadimplência, contate o seu cliente. Não espere se tornar uma bola de neve, ou seja, uma dívida de valor muito alto para saber o que aconteceu. Acompanhe desde o ínicio.

Faça registros dos contatos realizados, para que as cobranças sejam mais assertivas e seu empresa não se torne apenas um grande inconveniente para o consumidor. Uma dica para esse acompanhamento é a cada novo contato, registrar informações como:

  • Nome do contato;
  • Cargo;
  • Data do contato;
  • Motivo do atraso;
  • Data negociada;
  • Acordo verbal.

E sempre repasse por e-mail pedindo a confirmação da pessoa contatada o que foi estabelecido, para ter o registro de todo o processo.

Tenha o controle de quem está inadimplente

Você só conseguirá entrar em contato no começo do processo caso saiba quem deve contatar. Ou seja, é necessário estar continuamente observando a evolução dos recebimentos para conseguir agir rapidamente quando surgir um atraso persistente.

Como já dito anteriormente, a partir do momento que existe uma grande quantidade de clientes, contar com a automatização dos recebimentos pode facilitar bastante esse controle tão Tenha um plano de ação

Saiba como agir

Uma vez que a inadimplência foi identificada, é necessário ter um passo a passo sobre o que fazer, para criar uma padronização nas cobranças e colocar em prática o que é mais eficiente.

As empresas são mais bem sucedidas quando seguem um plano de cobrança aplicado por toda a equipe.

Caso o cliente devedor, mesmo após estabelecer uma negociação, ainda não arque com seus compromissos, outras medidas mais incisivas devem ser tomadas.

plano de cobrança deve ser feito de acordo com os processos internos da sua empresa, seguindo o que faz mais sentido para este momento.

Para cada etapa, defina um prazo e, caso a expectativa não seja cumprida, passe para a seguinte, de forma que cada vez mais seja direto e incisivo. Analise a postura do contatado, se ele tem boas intenções ou se ele já demonstra a intenção de não realizar o pagamento.

Faça acordos

Tenha em mente que às vezes, receber o valor parcialmente é melhor do que não receber.

Um acompanhamento eficiente da jornada do cliente junto a sua empresa, a identificação rápida da inadimplência e outras questões podem facilitar a realização de acordos e o recebimento dos serviços.

Esteja sempre em dia com o acompanhamento do seu fluxo de caixa e esteja ciente da trajetória de seus clientes inadimplentes.

Utilize um sistema de automatização

Um sistema automatizado possibilita a percepção dos problemas ainda no início. Os clientes inadimplentes são exibidos em destaque ou separadamente. Há também a possibilidade de cadastrar os lembretes que deverão ser enviados e estipular o tempo de atraso para o envio.

As cobranças ficam muito mais facilitadas e corretas, visto que é só fazer o cadastro inicial e deixar o sistema fazer os envios das contas, a baixa dos pagamentos e a exibição dos atrasos.

cel_cash é um exemplo de sistema para cobrança automatizada recorrente. Seu uso permite que a cobrança seja feita nos dias acordados, sem intervenção humana de realizar o envio todo mês, além de possibilitar a personalização da mensagem enviada para o cliente.

Além de permitir que os inadimplentes sejam identificados de forma mais rápida, o uso da cobrança recorrente permite que a empresa tenha mais previsibilidade com seus clientes.

Para saber mais sobre as vantagens e como adquirir este sistema, fale com um especialista.

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