Formas de pagamento: o que são e as mais usadas no mercado

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Saiba como escolher as melhores formas de pagamentos e ter motivos de sobra para diversificar suas formas de pagamento

O mundo vem mudando muito rápido e isso é quase incontrolável. Com isso, o avanço tecnológico vem proporcionando que as formas de pagamento também evoluam. Hoje em dia, existem várias maneiras de fazer um pagamento.

No entanto, muitas pessoas acabam utilizando apenas uma forma de pagamento para que um cliente efetue a compra e isso é um grande erro.

É muito importante que o cliente detenha de várias formas de pagamento para que possa escolher a mais favorável a ele. A ideia é que o cliente tenha a sua compra simplificada para garantir que vai levar um bom produto ou serviço para casa, sem ter problemas com a forma de pagar.

Um exemplo é o Júlio. Depois de rodar por várias vertentes do mercado de trabalho, ele resolveu montar uma escola de inglês. Assim que lançou, a escola foi logo um sucesso. Mas com o passar dos meses, a inadimplência bateu à porta dele.

O grande problema é que Júlio veio de uma família meio ranzinza, que pra receber qualquer quantia, tinha que ser no dinheiro. Essa ignorância quase fez o Júlio quebrar.

Foi aí que um amigo dele foi fazer uma matrícula na escola e não queria se preocupar com o pagamento, na data escolhida. Ele preferia que o dinheiro fosse descontado de forma automática, de sua conta. Como tinha liberdade com o Júlio, o rapaz pediu para ver as finanças da empresa e percebeu que ela estava indo ladeira abaixo.

A partir disso, ele abriu os olhos do Júlio, que aprendeu não só a ter uma gestão financeira mais prática, mas também como garantir a saúde financeira da sua empresa.

Hoje em dia, ele saiu do vermelho e nunca esteve tão bem financeiramente, porque os seus clientes fazem o pagamento recorrente, que é descontado sempre na data estabelecida por sua empresa, como vencimento de mensalidade. Júlio não sabe mais o que é inadimplência, com o pagamento recorrente!

Se você está passando pela mesma situação que Júlio passou lá atrás ou mesmo para prevenir que isso aconteça, seu negócio precisa de soluções inteligentes que é o pagamento recorrente!

Seja você um novo empreendedor ou um veterano, você precisa aderir a isso. Veja aqui as nossas soluções de pagamentos recorrentes para a sua empresa!

O que são formas de pagamento?

São os meios oferecidos por uma empresa para que o cliente faça o pagamento pela sua compra um pela aquisição do serviço.

Antigamente, as pessoas só podiam pagar no dinheiro, porque a tecnologia era muito rasa. Aos poucos as maneiras foram evoluindo e chegaram os cartões de débito e crédito.

Acompanhado deles, veio logo o boleto bancário, as transferências bancárias e há um tempo não muito distante, os pagamentos digitais.

Apesar de ter muito dinheiro circulando no mercado ainda, o consumidor hoje em dia tem um leque de opções para poder fazer o seus pagamentos.

O mais legal disso tudo são as formas seguras e práticas para fazer as compras, sendo que na hora de pagar tem uma maneira alternativa de fazer isso.

Se eu te pedisse para voltar 10 anos atrás, você imaginava que poderíamos apontar um celular pra um QR code e fazer um pagamento de forma instantânea? Ou até mesmo transfere dinheiro para alguma conta bancária e em alguns piscares de olhos, o saldo já está transferido?

Atualmente as tecnologias estão cada vez ganhando mais espaço e o mercado vem sendo apresentado por novas formas de pagamento. A tendência é que isso venha sendo expandido cada vez mais.

Só pra você ter uma ideia, segundo IX Relatório de Tendências de Meios de Pagamento da Minsait, publicado em 2020, os brasileiros triplicaram o uso de pagamentos pelo celular. Em 2018, era 8% da população, passando para 21%, em 2019.

É por isso, que as empresas e prestadores de serviço que não flexibilizam as formas de pagamento para receber o dinheiro do cliente, vão acabar ficando para trás.

Quais são as principais formas de pagamento?

São muitas opções que o cliente tem pra poder fazer os pagamentos. Desde aquelas mais tradicionais até as mais tecnológicas, que surgiram há pouco tempo.

Boleto bancário

Essa é uma forma de pagamento bem conhecida, inclusive, no mundo digital. Estou falando da sua vasta utilização pelos e-commerces.

Geralmente, as empresas emitem um boleto, que possui código de barras e também numérico. O cliente faz o pagamento e o dinheiro é transferido para conta da empresa, em até três dias úteis.

As taxas de emissão do boleto são menores do que as cobradas em transações por cartões de crédito. Por isso, o pagamento via boleto bancário é considerado bem vantajoso.

Uma grande vantagem dos boletos é que eles são aceitos em todo país. Além de também serem pagos através de caixas eletrônicos, casas lotéricas, agência dos correios e Internet banking.

Fora isso, o risco de fraude é bem menor. Sua única desvantagem é o risco do cliente aceitar pagar no boleto, mas não efetuar o pagamento.

Cartão de crédito e débito

Essas duas formas de pagamento são bem populares e consideradas as mais utilizadas no Brasil. Um estudo divulgado pela Abecs, mostrou que as compras com cartões de crédito subiram, em 11 anos. Em 2009, os cartões movimentaram 400 bilhões, no Brasil. Em 2020, esse valor foi de 2 trilhões.

Ainda segundo a pesquisa, as transações foram feitas através de cartão de crédito e débito e chegaram a representar 46,4% do consumo das famílias, no último trimestre do ano de 2020.

Apesar das formas digitais de pagamento em crescimento, os pagamentos com os cartões fazem parte do cotidiano da população brasileira.

Cartão de crédito tem a vantagem para o cliente de ser prático. Se ele não tiver dinheiro naquele momento, ele tem a possibilidade de usar esse cartão para efetuar aquela conta. Além do mais, existe a possibilidade de parcelar o valor da compra.

Já no cartão de débito ele consegue fazer transações imediatas, como se tivesse com dinheiro em mãos. Isso é o famoso pagamento à vista.

Sendo com um ou com outro, isso traz mais segurança pro cliente porque ele não precisa estar andando com dinheiro físico por aí e nem enfrentar longas filas para sacar dinheiro nos bancos.

Para as empresas, uma das vantagens desta modalidade é que ela pode utilizar o débito automático do cartão de crédito e reduzir a inadimplência, em caso de serviços que necessitem de pagamento recorrente.

Pix

Você aceita Pix? Essa é uma pergunta feita pela maioria dos consumidores, quando chegar algum estabelecimento, hoje em dia. Você mesmo já deve ter perguntado quando fui comprar algum produto serviço por aí. Não é mesmo?

Essa modalidade está disponível desde novembro de 2020 e vem crescendo bastante aqui no país. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), essa forma de pagamento representa 30% do volume de transações feitas no país. A expectativa é que esse número aumente ainda mais.

Sem sombra de dúvidas, uma das maiores vantagens do Pix é que a transferência dele é instantânea. Ou seja, quando seu cliente transfere pra você, esse valor cai na hora. Não importa se é feriado ou fim de semana. O Pix funciona 24 horas por dia, durante sete dias na semana.

Dentro desta modalidade, ainda existe a opção por QR Code. Você pode cadastrar também o seu CPF ou CNPJ, além de e-mail ou até mesmo a chave aleatória que é feita pelo banco.

A facilidade e a rapidez nas transações, fizeram o Pix ser o atual queridinho dos pagamentos, na maioria dos lugares a que a gente chega.

Intermediadores de pagamento

Geralmente é utilizado com o negócio virtuais. Muitas lojas na internet utilizam os intermediadores de pagamento como forma de pagamento para o cliente.

Hoje em dia, existem várias plataformas que oferecem esse tipo de serviço. Além de oferecer a integração dentro de outras plataformas.

Assim, os clientes podem apostar nessas opções de pagamento, que garantem confidencialidade e segurança na hora de efetuar a compra.

Por isso, é uma modalidade que vem ganhando muitos adeptos pelo Brasil.

Carteira virtual

Ta aí uma outra forma de pagamento que vem se popularizando por causa da sua praticidade e eficiência, no mundo digital.

A carteira virtual, geralmente, guarda os dados financeiros do cliente, como o número de cartão de crédito e débito. Sendo assim, o seu celular vira um meio de pagamento instantâneo.

As carteiras digitais também podem ser utilizadas em outros dispositivos móveis inteligentes. Algumas carteiras são utilizadas em relógios, os famosos smartwatches.

Transferência bancária

Essa forma de pagamento é bem simples. Tendo o número da conta, agência e operação para depositar determinado dinheiro, na conta de uma empresa, o cliente consegue executar o procedimento.

Porém, aos poucos essa opção vai ficando ultrapassada e não vem sendo muito vantajosa, se você tem um público mais diversificado e de volume mais alto.

Depois que o Pix chegou, essa opção ficou meio de lado. Até porque nem todo mundo vai ter conta no mesmo banco para poder fazer a transferência e, caso a empresa tenha uma conta bancária em um banco diferente, o cliente vai ter que pagar taxas que acabam sendo desnecessárias para ele.

Link de pagamento

Essa opção é bem prática para pagamentos digitais individuais. Por exemplo, você cria um link direto para sua página de pagamento, com suas modalidades de pagamento oferecidas ao seu cliente. A partir disso, você pode enviar ao cliente via e-mail, Whatsapp ou pelas redes sociais.

É uma forma rápida e prática, que evita o consumidor ir até você, proporcionando a ele mais comodidade. Com essa opção, você acaba tendo mais agilidade na cobrança.

Débito em conta

Neste caso, o cliente acaba fazendo o seu pagamento à vista, sem entrar na inadimplência. Esse tipo de pagamento é bem legal para as empresas, o que evitar que seus cliente fiquem devendo.

Através de pagamentos recorrentes, é possível programar o débito automático na conta do cliente na data acordada entre as partes.

Geralmente, este tipo de pagamento é muito comum entre empresas que prestam serviços. É uma forma de que aquele serviço continue sendo prestado sem o consumidor virar inadimplente.

Essa modalidade, inclusive, é escolhida por muitos clientes, porque algumas empresas promovem desconto para os assinantes que escolhem o débito automático.

Provavelmente você já viu a operadora de internet e TV a cabo usando essa estratégia para reter os clientes.

Formas de pagamento: quais as mais usadas no Brasil?

Durante o nosso dia a dia, a gente percebe que o dinheiro físico está ficando pra trás. Os clientes estão deixando de utilizar as cédulas para fazer pagamentos. Cada vez mais, os cartões e pagamentos digitais estão se popularizando entre as pessoas.

Atualmente, os brasileiros utilizam mais o cartão de crédito como modalidade de pagamento, sendo o método mais popular nas compras on-line. Segundo dados da The Global Payments Report, publicado em 2021, através da FIS Global, 43,2% dos pagamentos do e-commerce.

Até 2024, a previsão para América Latina é que os cartões de crédito e débito, além das carteiras digitais, sejam responsáveis por 84,5% dos gastos no comércio eletrônico.

Em 2020, foi divulgado o ranking de pagamentos online e offline:

Principais métodos de pagamentos online:

  • Cartão de crédito (36,5%);
  • Carteira digital (19,8%);
  • Cartão de débito (16,3%);
  • Transferência bancária (9,5%);

Principais formas de pagamento no PDV:

  • Dinheiro (38%);
  • Cartão de crédito (26,1%);
  • Cartão de débito (23,2%);
  • Carteira digital (6,4%);

Leia também “Buy Now Pay Later (BNPL): o que significa e como funciona no Brasil” para conhecer um novo método de pagamento a prazo!

Qual a importância de ter várias formas de pagamento

Lembra do Júlio que falamos no início deste artigo? Ele acabou perdendo clientes por não diversificar as formas de pagamento.

Você já deve ter passado pela taxa de situação de perder um cliente por causa da sua inflexibilidade na hora de cobrar pela compra? Não queira passar por isso nem de brincadeira.

Perder clientes é sinal que você está deixando dinheiro na mesa para outras pessoas. Isso pode prejudicar a saúde financeira da sua empresa.

Além do mais, as pessoas não estão mais preocupadas com limite geográfico. As compras de produtos e serviços vem acontecendo a longas distâncias, cada vez mais. Por isso, é interessante que você tenha flexibilidade nas formas de pagamento para o cliente.

Como escolher qual forma de pagamento usar?

O ideal é que você olhe um conjunto de fatores. Veja o que o seu público procura e liste suas características.

Mas além de olhar apenas para as pessoas que já comprou de você, veja como os concorrentes estão cobrando pelos seus serviços. A ideia é que você seja sempre superior a eles.

Fora isso, ao adquirir um sistema de pagamento, veja se as taxas são muito altas. Mas além de tudo, as tendências vão surgindo ao longo do tempo e você precisa se adaptar a elas.

Em um piscar de olhos, seu público pode mudar e você poderá também ter novos públicos para atingir.

Observe também as formas de manter o seu cliente em segurança. Analise as formas de pagamento que sejam seguras para não causar prejuízos ao seu cliente.

Os modelos de pagamentos mais seguros costumam inibir qualquer tentativa de fraude e, consequentemente, problemas para o seu cliente.

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