O Pix, meio de pagamento favorito dos brasileiros, se popularizou massivamente em seus dois anos de existência, principalmente devido à praticidade que oferece. Esse ecossistema de pagamentos instantâneos, que já acumula mais de 138 milhões de usuários, simplificou consideravelmente transações que antes exigiam o longo tempo de espera das transferências tradicionais ou o uso de dinheiro em espécie e cartões.
Com o avanço do Open Finance, as transações via Pix têm se tornado ainda mais rápidas e eficientes, especialmente nos casos de transações realizadas diretamente em ambientes digitais. O sistema financeiro aberto propiciou a criação de tecnologias como a do Iniciador de Transação de Pagamento (ITP), que tem como objetivo facilitar as jornadas envolvidas em operações Pix.
Esse recurso, que a Celcoin oferece como parte de uma infraestrutura completa de Open Finance, pode ser integrado às plataformas digitais das empresas que desejem proporcionar aos clientes uma experiência mais ágil e com menos etapas. Assim, é possível concluir transferências em até metade do tempo comum, sem que o cliente precise sair de uma mesma plataforma.
Além de inúmeras experiências em cash-in, o Iniciador de Transação e Pagamento (ITP) também é perfeito para e-commerce (check-out).
Como o Iniciador de Transação de Pagamento facilita as operações online?
Antes do Open Finance, o processo de finalizar uma compra online por meio do Pix “Copia e Cola”, por exemplo, exigia uma série cansativa de etapas que passavam por inúmeras trocas de tela e intermediários.
O usuário precisava realizar manualmente tarefas como copiar um código, abrir o aplicativo da instituição financeira, colar os dados, autenticar a transação e aprová-la. Para usar saldos de contas bancárias diferentes em um mesmo pagamento, o processo era ainda mais complexo, já que também exigia uma transferência prévia entre as contas.
No contexto antiquado, a jornada de check-out em um e-commerce se parecia com essa:
Com o Iniciador de Transação de Pagamento (ITP), é possível dar o comando para começar uma transação Pix e concluí-la no mesmo aplicativo em que ela foi iniciada, sem a necessidade de ações manuais e com possibilidade de usar o saldo de diferentes instituições financeiras em uma mesma transação.
A implementação do Iniciador de Transação de Pagamento (ITP), que permite que o Pix seja integrado às plataformas digitais de forma nativa, é comprovadamente capaz de reduzir o número de desistências das operações. Afinal, os pagamentos se tornam muito mais simples para os usuários finais.
Além disso, o recurso chama atenção por seus sofisticados mecanismos de segurança: como a autenticação das transações é feita diretamente entre o banco e o pagador, o risco de fraudes é reduzido. Isso e a redução dos custos operacionais exigidos pelas transações (já que há menos intermediários) são alguns dos fatores, para além da praticidade revolucionária, que tornam o Iniciador de Transação de Pagamento o próximo grande tesouro do mercado financeiro.
Saiba mais sobre o Iniciador de Transação de Pagamento (ITP) da Celcoin e como nossas APIs white-label podem integrá-lo às diversas plataformas digitais de maneira adaptável às suas interfaces, com portabilidade entre ambientes (plataforma cloud-native) e possibilidade de realizar testes antes de entrar em produção (ambiente Sandbox).