Saiba como a inteligência comercial pode contribuir para aprimorar os resultados da sua empresa!
A concorrência está cada vez mais acirrada no mercado empresarial, com isso cresce a necessidade das empresas se reinventarem e investirem em estratégias que possam aprimorar seus resultados por meio da captação e análise de dados e informações.
Visto isso, é fundamental que as empresas, independente de seu porte, adotem a inteligência comercial como alternativa para tomadas de decisões assertivas.
Continue a leitura deste artigo e saiba como a inteligência comercial pode contribuir para aprimorar os resultados da sua empresa.
Afinal, o que é a inteligência comercial?
A Inteligência comercial ou Inteligência Competitiva ou de Mercado, como também é conhecida, significa um conjunto de ações ou estratégias baseadas na captura e análise de dados e informações, com o intuito de melhorar os resultados de uma empresa.
Com as estratégias da Inteligência Comercial uma empresa consegue tomar decisões assertivas que contribuem efetivamente para o alcance dos seus objetivos.
Além do mais, a inteligência competitiva também tem como função mapear os processos realizados no mercado competitivo, permitindo que gerência monitore e analise as operações comerciais, podendo prever com antecedência as mudanças futuras, sem arriscar tomar decisões erradas.
É importante ressaltar que a inteligência comercial é um conjunto de ações que fazem parte dos setores de venda ou marketing, e tem ganhado relevância com o aumento de empresas que utilizam a automação e a Big Data para a análise de dados.
Por que investir em inteligência comercial?
Para se adaptar à nova era da informação, é um passo importante para o crescimento da empresa, que os gestores busquem novas tendências e oportunidades para melhorarem os seus serviços, produtos, e se destacarem nesse mercado cada dia mais exigente e competitivo.
Para isso, uma grande alternativa, é a utilização de ferramentas que contribuam para uma gestão mais eficiente e processos automatizados, como, por exemplo, o uso de um software ERP web.
O que são os dados coletados pela inteligência de mercado?
A inteligência comercial vai muito além de uma análise de desempenho ou de concorrência. Para isso, veja outras informações que podem ser coletadas depor meio da ferramenta:
- Dados sobre vendas efetuadas: Ticket Médio; Taxa de cancelamento; satisfação dos clientes e conversão em vendas.
- Serviços ou Produtos: desempenho das vendas de cada serviço ou produto e satisfação dos clientes sobre os mesmos.
- Análise da concorrência: principais concorrentes e suas características; preços, descontos praticados pela concorrência; pontos fortes e fracos dos concorrentes e o posicionamento de cada um no mercado.
Sistema de Gestão na inteligência comercial
O sistema de gestão, ERP (Enterprise Resource Planning), é uma solução inovadora para a empresa que deseja automatizar seus os processos e uma alternativa eficaz para desenvolver a inteligência comercial.
Isso porque por meio do software é possível integrar a ferramenta ao CRM e ainda é possível fazer a estimativa de ROI (Retorno Sobre o Investimento), controlar as informações financeiras e estratégicas e garantir a melhor tomada de decisão.
Visto isso, aplicar a inteligência comercial facilita o trabalho dos colaboradores e ajuda a evitar prejuízos e resultados pouco satisfatórios para as empresas. Sendo assim, com o conjunto de ações dessa estratégia, as organizações conseguem ter um processo de vendas mais eficaz e um crescimento empresarial mais efetivo.
Esse texto foi desenvolvido pela equipe do blog W3ERP, onde você pode encontrar conteúdos exclusivos sobre ERP, tecnologia e inovação.