A Celcoin, como referência em infraestrutura financeira, é uma das únicas IPs aprovadas pelo Banco Central para lançar produtos inovadores através da Jornada Sem Redirecionamento (JSR). A evolução promete transformar a experiência de pagamento de pessoas e empresas ao eliminar a necessidade de redirecionamento para o ambiente do banco no momento do pagamento, tornando o processo mais fluido, seguro e conveniente.
O Open Finance segue galgando passos largos no Brasil – não é à toa que o país se tornou referência no avanço dessa agenda no mundo quando o assunto é a rapidez na implementação das inovações, ficando atrás somente do Reino Unido. No último ano, houve um crescimento expressivo do ecossistema, com um aumento de 44% no volume de consentimentos no período entre janeiro de 2024 (43 milhões) e janeiro de 2025 (62 milhões), conforme dados da Febraban.
A evolução do Pix, meio de pagamento impulsionado pelo Open Finance e que se tornou o preferido dos brasileiros, é notória, com grande potencial de transformação da experiência de pagamentos digitais de consumidores e empresas. Nesse contexto, chega é que chega ao mercado a Jornada Sem Redirecionamento.
Para Danillo Branco, Head de Open Finance da empresa, a novidade é considerada um divisor de águas para o Open Finance no Brasil. “Melhora a conversão do pagamento, reduz o abandono de carrinho no pagamento Pix e possibilita novas experiências de pagamento no e-commerce, varejo físico e serviços financeiros”.
Dinâmica de funcionamento e benefícios: segurança e facilidade
A JSR tem como ponto de partida uma autorização prévia concedida pelo cliente para um Iniciador de Transação de Pagamentos (ITP), como a Celcoin. A partir daí, ele pode realizar transações Pix dessa conta sem necessariamente acessar o aplicativo do banco. Isso é possível pois todo o processo é feito nos bastidores entre o ITP e o banco, proporcionando uma experiência ágil e sem interrupções.
Toda essa jornada é feita em um ambiente seguro. Para o cliente autorizar o pagamento, ele faz um processo que vincula seu dispositivo móvel à sua conta, via biometria, o que dificulta a realização de qualquer operação de Pix sem o seu consentimento e conhecimento – por mais que o celular seja roubado, por exemplo, ninguém poderá comandar o pagamento a não ser o próprio cliente.
“Na vanguarda da infraestrutura tecnológica do mercado financeiro, a Celcoin tem investido fortemente nos modelos de segurança e de jornada de pagamentos. A Celcoin foi a primeira empresa brasileira e na América Latina a obter a certificação de segurança base para o arranjo de pagamentos JSR do Open Finance, o FIDO”, comenta Danillo.
Além disso, a JSR coloca a experiência de pagamento em um outro patamar, reduzindo etapas e evitando que o cliente precise entrar no seu banco para fazer o Pix, enviar o comprovante para o recebedor e ainda aguardar que ele confirme o pagamento. A nova funcionalidade possibilita que tudo isso aconteça por meio de uma integração sistêmica e o cliente pode fazer o Pix com apenas um clique.
Já existem alguns casos de uso no mercado, seja no ambiente online ou no varejo físico.
No universo digital:
- One-Click Buy: experiência de compra instantânea, similar à da Amazon;
- Wallet Proprietária (White Label): carteiras digitais que permitem armazenar múltiplas contas bancárias para pagamentos;
- Pagamento por WhatsApp: autenticação e envio de valores diretamente pelo aplicativo;
- Integração com Gateways de Pagamento: facilita transações Pix em e-commerces.
No varejo físico:
- Push Notification: autorização de pagamento via notificação no celular;
- Pix por Aproximação: tecnologia NFC para pagamentos rápidos via dispositivos móveis;
- Tap to Pay C2C/B2C: transforma celulares em terminais de recebimento de Pix.
Celcoin: soluções tecnológicas para fintechs e varejistas
Além das tecnologias de base, a Celcoin oferece soluções white label para as diferentes empresas, como varejistas e fintechs que trabalham com uma grande base de clientes, possibilitando a eles a funcionalidade de “encarteirar” múltiplas contas e fazer pagamentos com apenas um clique.
Para o ambiente online e varejo físico, a Celcoin oferece algumas soluções inovadoras
- One-Click Buy: modelo white label, com facilidade de integração, para pagamentos em e-commerce com apenas um único clique;
- Wallet Pix white label: carteira digital que permite ao cliente Celcoin oferecer o vínculo de suas contas bancárias para pagamento em ambientes on-line e off-line (Pix por aproximação);
- Pagamento por mensagem: modelo conversacional para que uma determinada empresa consiga implementar modelos de pagamento via aplicativos de mensagem – como, por exemplo, o WhatsApp, o canal de comunicação digital mais utilizado pelos brasileiros;
- Push notification: integração pré-montada para que qualquer varejo possa realizar uma cobrança com mensagem push utilizando seu próprio aplicativo;
- Pix por Aproximação: modelo é voltado para quem paga e também para quem recebe. A comunicação é segura, através de NFC e protocolos elaborados, que garantem proteção no momento do pagamento. Experiência que vai além da maquininha: a Celcoin desenvolveu hardwares proprietários que facilitam a adoção dessa funcionalidade, democratizando o acesso a tecnologia;
- Tap to Pay C2C/B2C: utilizando o modelo da Celcoin, qualquer aplicativo e smartphone pode se tornar um recebedor de Pix, facilitando o pagamento para as empresas e também para as pessoas.
Indo muito além
A Celcoin acredita na força do Open Finance não somente como uma ferramenta essencial para alavancar os negócios de empresas financeiras e não financeiras, mas, principalmente, como um importante instrumento para ampliar o acesso ao crédito no Brasil.
E a JSR vem para aumentar ainda mais esse potencial transformador da sociedade, que ainda tem um grande número de pessoas desbancarizadas – cerca de 53% da população brasileira não tem conta em banco, segundo dados do Ipea. “Esse novo modelo de pagamento é um passo fundamental para que o mercado brasileiro alcance um novo patamar de eficiência e inclusão”, analisa Danillo.
Pronto para dar esse próximo passo?
A Celcoin tem os melhores especialistas em payment. Mas não só isso: temos também os melhores ouvidos do mercado para escutar você!