Entenda como o KPI te auxilia a medir os seus resultados de marketing digital.
Imagine que traçou e executou uma estratégia enorme de marketing, mas no final você não conseguiu medir se os resultados foram positivos ou negativos para a empresa. Não faz sentido, não é mesmo?
É possível mensurar essas informações de maneira que auxiliem a sua empresa. Para isso é necessário compreender quais desses indicadores devem ser medidos de acordo com o seu negócio, em outras palavras, quais KPIs devem ser considerados e como eles podem melhorar sua performance.
O que é KPI?
As métricas mais relevantes para sua estratégia de marketing que determinam o sucesso ou insucesso das estratégias são chamadas de KPIs ou indicadores de performance.
O KPI permite que as ações e iniciativas da empresa sejam medidos e, dessa forma compreender se as decisões tomadas estão sendo efetivas e atendendo os objetivos propostos pelo time de marketing da empresa.
Esse indicador de performance pode ser um número ou percentual e te auxiliar a calcular métricas como: quantas páginas um visitante viu no blog ou qual a taxa de rejeição das páginas.
Como definir um KPI:
Separamos algumas perguntas que ao serem respondidas te auxiliarão a definir os KPIs de acordo com os objetivos do negócio:
- Qual é o resultado desejado?
- Por que esse resultado é importante?
- Como você vai medir o progresso?
- Como você pode influenciar o resultado?
- Quem é responsável pelo resultado do negócio?
- Como você saberá que alcançou seu resultado?
- Com que frequência você vai rever o progresso em direção ao resultado?
Agora que aprendemos como definir o KPI vamos compreender o que é um bom indicador de performance.
O que é um bom KPI?
A primeira medida a ser tomada para escolher um bom indicador de performance é traçar um objetivo.
O KPI deve ser relevante para o objetivo traçado, por exemplo: se o objetivo é ter mais visitantes no blog, calcular quanto o seu cliente gasta no seu e-commerce não é interessante.
Características de um bom KPI
1. Objetivos específicos
A ligação do KPI com os objetivos não é por acaso. Portanto é necessário ter objetivos específicos e buscar os indicadores corretos, uma vez que se estiverem errados apresentam performances incoerentes.
2. Possibilidade de mensurar
O indicador de performance deve estar disponível para ser calculado e ser possível de mensurar. É necessário por exemplo ter visitantes no blog para calcular quantas páginas foram vistas no blog.
3. Relevância
Deixe para trás os indicadores de vaidade como quantidade de curtidas e comentários de Instagram. Eles não apresentam nenhum resultado, por mais que pareçam importantes não apresentam respostas concretas para os objetivos traçados.
4. Respostas inteligentes
O KPI precisa te ajudar a tomar decisões inteligentes para que apresente performances satisfatórias. Os indicadores coletados devem mostrar qual o melhor caminho que a empresa deve seguir.
5. Periodicidade
O cálculo periódico do KPI é extremamente necessário para entender o que dá certo, e se o ROI é interessante para o negócio.
Quais KPIs usar?
Para facilitar os indicadores foram divididos de acordo com os interesses de quem está analisando. Ficaram assim divididos em: primários, secundários e práticos.
Primários
Estão ligados diretamente ao faturamento da empresa, ou seja, são os que mostram se a equipe de marketing está ajudando a empresa a ganhar dinheiro ou não. Eles podem ser:
- Custo de aquisição por lead;
- Tráfego;
- Taxa de conversão;
- Receita por compra.
Secundários
São métricas um pouco mais específicas que reforçam os KPIs primários e apresentam os porquês. Como:
- Custo por visitante;
- Origem do tráfego;
- Média de preço por transação;
- Assinantes do blog.
Práticos
Também conhecidos como indicadores operacionais são usados para melhorar o entendimento dos KPIs primários e secundários. Como:
- Alcance de cada publicação;
- Páginas mais acessadas;
- Palavras-chave mais pesquisadas;
- Visitantes novos x recorrentes.
Fique atento, não confunda KPIs com métricas!
As métricas são apenas algo a ser medido, não tem representatividade caso não sejam transformadas em indicadores. Uma simples métrica não pode te auxiliar a tomar decisões estratégicas, como por exemplo:
- A loja virtual recebeu 40.000 visitas esse mês;
- 1.000 pessoas compraram algum produto nesse mesmo período.
Não é possível tomar uma decisão estratégica, certo? Agora vamos transformar essas métricas em KPI: 1.000 compradores / 40.000 visitas = 2,5%
- A taxa de conversão da loja virtual foi de 2,5%
Agora sim é possível tomar uma decisão. Sabendo que a cada 200 visitantes, vendemos para 5 deles, podemos simplismente aumentar a quantidade de visitantes para vender mais, ou podemos usar uma estratégia mais elaborada de CRO para otimizar as coverções e vendermos para 10 dos 200 visitantes. Curtiu o exemplo, que tal replicar em seu site ou loja virtual?
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