Assim como o advento de tecnologias da informação mudaram a atuação de diversos setores no mercado, o Open Banking deve trazer algumas de suas maiores mudanças ao ambiente do e-commerce.
Com o surgimento das novas tecnologias proporcionadas pelo Open Banking, os players poderão aproveitar de novos meios de pagamento, redução dos custos e aumento do público consumidor.
Agora, devido às oportunidades de inclusão de diferentes parcelas da população brasileira, os e-commerces poderão oferecer também uma oferta hiperpersonalizada de produtos, trazendo melhor experiência de consumo aos clientes e aumento de receita para a empresa.
Novas oportunidades de negócio serão possíveis com o Open Banking, uma vez que, a partir da autorização do compartilhamento de dados do cliente (de acordo com as normas fixadas pela LGDP), instituições poderão ter conhecimento de informações importantes para oferecer ao cliente propostas direcionadas às necessidades e interesses de cada um.
3ª fase do Open Banking nas transformações no mercado digital
Em outubro deste ano, teve início a 3ª fase do Open Banking, que objetiva a entrada gradual dos participantes de diversos modelos de pagamento. Sendo assim, as transações via Pix devem se tornar ainda mais utilizadas pelos brasileiros.
Dentre tantos benefícios proporcionados pelo Pix, uma das novas possibilidades nessa 3ª fase de implementação será a otimização das vendas em lojas virtuais. Com a convergência de sistemas e informações, os e-commerces poderão oferecer o pagamento pelo Pix em sua própria plataforma, transformando a experiência do cliente em uma etapa menos burocrática.
Nessa fase, teremos o ingresso do ITP (Iniciador de Transação de Pagamento), que fará com que o consumidor possa efetuar o pagamento sem necessariamente sair do site e ir até o app do banco. Todo o processo acontecerá no mesmo ambiente.
Com a nova possibilidade, as etapas de compra serão reduzidas, proporcionando mais facilidade e rapidez para o consumidor e benefícios para a empresa, já que o pagamento do produto será feito de imediato.
Além disso, com o compartilhamento de dados dos clientes, o mercado digital poderá analisar de forma aprofundada as informações e ofertar novos meios de parcelamento ou financiamento de produtos e serviços, gerando um grande impacto sobre as inovações dos canais de vendas online.