Entrar
Qual o seu painel na Celcoin?
Cada painel tem sua credencial distinta.
Gerencie suas finanças com eficiência e praticidade.
Qual o seu painel na Celcoin?
Cada painel tem sua credencial distinta.
Não tem acesso?
Contratar
Potencialize seu negócio com as soluções da Celcoin

Ordem de pagamento: entenda o que é e quando usar

A ordem de pagamento se refere uma forma de enviar ou receber dinheiro através de um banco, mesmo quando você não tem uma conta bancária.

Você já ouviu falar sobre ordem de pagamento dentro da sua empresa?

Esse documento já foi bastante popular e ainda hoje é utilizado, sobretudo por pessoas que não têm contas bancárias e precisam fazer algum tipo de pagamento ou receber um dinheiro específico.

Embora essa prática esteja cada vez menos frequente, sobretudo pelas formas modernas e mais seguras de relacionar-se com o dinheiro, ainda é uma realidade para certos grupos, por isso merece nossa atenção.

A ordem de pagamento é mais uma possibilidade para as pessoas chamadas desbancarizadas, ou seja, que não têm contas oficiais nos bancos de forma geral.

Para conseguir utilizar a ordem de pagamento é necessário emitir o documento em uma instituição financeira e, em seguida, dirigir-se a uma agência bancária com o documento de identidade para receber o dinheiro ou pagar contas.

Essa modalidade de pagamento também é utilizada para pessoas que precisam enviar dinheiro ao exterior.

Se você estava à procura de um material completo sobre ordem de pagamento, seja bem-vindo(a), neste post vamos falar sobre o que é a ordem de pagamento, em que casos faz sentido usá-la, como funciona e muito mais.

Conheça o cel_cash e saiba como a tecnologia pode ser a maior aliada das finanças empresariais.

O que é ordem de pagamento

A ordem de pagamento costuma ser abreviada como ORPAG. Se você ver essa sigla por aí, é bem provável que se refere à ordem de pagamento, sendo uma forma de enviar ou receber dinheiro através de um banco, mesmo quando você não tem uma conta bancária.

A ordem de pagamento é útil a pessoas que buscam enviar remessas de dinheiro para o exterior.

O documento é constituído por um formulário, que contém uma série de informações a serem preenchidas por quem envia o dinheiro, autorizando outra pessoa a receber aquela quantia em uma determinada agência bancária, mesmo que não tenha conta.

Apesar dessa ser uma forma de pagamento bastante tradicional, poucas pessoas a conhecem hoje em dia, sobretudo devido às novas e tecnológicas soluções que surgiram no mercado, desde as mais antigas como o cartão de crédito, mas até mesmo as mais novas, como o Pix.

Como funciona a ordem de pagamento

Além das finalidades já citadas, a ordem de pagamento ainda é bem utilizada por empresas que precisam pagar valores de rescisão ou pagar funcionários que não têm conta no banco.

Na prática, a ordem de pagamento ocorre da seguinte maneira:

A pessoa que quer enviar a remessa escolhe uma instituição financeira para fazê-lo. Na agência, banco ou instituição, irá fazer o depósito da quantia a ser enviada a partir de um documento preenchido, que deverá ser apresentado com outros documentos pessoais de identificação.

Quem receberá o dinheiro deverá estar em posse de todas essas informações, e apresentá-las em uma agência bancária. Depois disso, já será possível receber a quantia enviada.

Qual o prazo da ordem de pagamento?

Ao contrário de modalidades de pagamento mais recentes, como o Pix, que realiza transferências instantâneas, no caso da ordem de pagamento o prazo não é tão curto assim.

A partir do momento que quem envia o dinheiro fez o depósito, o dinheiro estará disponível somente depois de 48 horas. Esse, na verdade, é o prazo mínimo, podendo chegar ao máximo de sete dias.

Sabe quando você está na rua e está sem dinheiro, mas precisa comprar um salgado ou qualquer outra coisa? Atualmente recorremos a um Pix, pedindo para que algum conhecido faça uma transferência para que consigamos comprar o item desejado.

O valor cai em segundos, permitindo que a compra seja feita.

Com a ordem de pagamento isso é impossível, a não ser que você queira esperar dois dias para comprar o salgado.

Ou seja, não dá para pedir aquele dinheirinho emprestado para comprar um salgado na rua, pois o valor não vai cair na hora.

Como receber a ordem de pagamento?

Para receber a ordem de pagamento é muito simples. Bastará dirigir-se a uma agência do banco escolhido por quem enviou o dinheiro. É importante esperar o tempo mínimo de 48 horas após o envio da remessa.

Em posse das informações, será preciso apresentar-se aos atendentes e solicitar a retirada do dinheiro.

Em pouco tempo a equipe do banco irá reunir a quantia e entregar ao beneficiário.

Para que serve a ordem de pagamento

A ordem de pagamento serve para receber e enviar dinheiro internacional ou nacionalmente, para pessoas que não têm conta bancária.

Diante do preenchimento correto do documento, bastará separar o dinheiro e levar ao banco para envio.

Quem receberá o dinheiro poderá fazer a opção de sacar o dinheiro em espécie ou cheque. Dependendo da quantia, pode não ser seguro deixar o banco com espécies na bolsa ou mala.

Uma informação interessante é que não há limite máximo nem mínimo para envio de dinheiro através da ordem de pagamento. No entanto, pela natureza da transação, raramente são feitas transferências menores de R$ 1.000.

Com o surgimento dos métodos de pagamento digitais, a tendência é que essa forma de enviar dinheiro caia em uma cada vez maior defasagem.

Tipos de ordem de pagamento

Quando falamos de ordem de pagamento, nós não estamos nos referindo a uma coisa única ou fixa.

Os tipos de ordem de pagamento são diversos, indicados para finalidades diferentes.

Conheça, a seguir, os tipos de ordem de pagamento:

Cheque internacional

A primeira modalidade de ordem de pagamento é o cheque internacional.

Como o nome sugere, ele é utilizado para enviar remessas para o exterior. A pessoa no outro país receberá em sua moeda local, embora sejam emitidos com frequência em dólar e euro, moedas mais fortes.

A legislação brasileira exige que, para envios desse tipo, sejam comprovados os recursos de quem envia. Essa é uma medida para evitar lavagem de dinheiro.

Além disso, é utilizada a taxa de câmbio do turismo para fazer as conversões.

Para saques de até U$ 1.500, o dinheiro é liberado praticamente na hora para quem está no outro país. No caso de valores acima do mencionado, o prazo salta para 45 dias.

Ordem de pagamento cruzada

A ordem de pagamento cruzada tem a proposta de buscar mais segurança para quem recebe o dinheiro.

Nessa modalidade, o dinheiro enviado só pode ser depositado em uma conta bancária, ou seja, o beneficiário não poderá pegar o dinheiro em espécie, obrigando-o a ter uma conta-corrente para recebimento.

Essa forma de ordem de pagamento parece não fazer muito sentido, porque se quem recebe tem uma conta bancária, existem outras tecnologias muito superiores à ordem de pagamento.

Ordem comercial

A ordem de pagamento comercial é exclusiva para pessoas jurídicas. Nesses casos, somente empresas podem enviar a quantia em dinheiro, que tem como destinatário alguma conta no exterior.

Quando utilizar a ordem de pagamento

A ordem de pagamento pode ser utilizada em diversas finalidades.

Hoje em dia, no entanto, as muitas opções de transferências e Pix acabam tornando a ordem de pagamento quase obsoleta. No final de 2021, o Pix já representava 20% de todas as transações feitas no Brasil.

Apesar disso, ainda existem pessoas que não têm conta bancária. Segundo dados, no Brasil são 45 milhões de cidadãos considerados desbancarizados.

A ordem de pagamento, para essas pessoas, ainda é uma realidade e uma opção muito viva.

Mas existem, ainda, outras opções onde a ordem de pagamento pode ser útil e costuma acontecer. Conheça algumas delas a seguir:

Pagamento de verbas rescisórias

No caso de em que um funcionário é demitido ou pede demissão, o mesmo conta com uma certa quantia para receber, consequência da rescisão.

Para pessoas que não têm uma conta bancária, a empresa deverá preencher uma ordem de pagamento, permitindo ao funcionário que retire o dinheiro no banco.

Pagamento de serviços

Também pode ser utilizada no caso onde pessoas que precisam pagar por serviços cujos prestadores não têm uma conta bancária.

Essa função da ordem bancária é especialmente útil no caso de prestadores de outras cidades.

Reembolso de compras

Para pessoas que receberão o reembolso de uma compra, mas não têm conta bancária, as empresas precisarão fazer a devolução do dinheiro através de uma ordem de pagamento.

Vale a pena usar esse tipo de ordem para pagamentos?

Se vale ou não a pena utilizar a ordem de pagamentos dependerá totalmente de você e de qual o objetivo do pagamento.

Pode ser que você seja alguém que não tem conta bancária e precisa receber um dinheiro. Talvez para você a ordem para pagamentos faça sentido.

Também é possível que você seja o responsável pelas finanças de uma empresa e precisa fazer o estorno de uma compra, mas o cliente não tem uma conta. A ordem de pagamentos também pode ser útil.

Agora, se a pessoa a receber o dinheiro, em qualquer um dos casos acima, tem uma conta bancária, definitivamente a ordem de pagamento não é a melhor opção.

Existem alternativas excelentes para a ordem de pagamento, como as transferências tradicionais, como TED e DOC, mas também Pix, por exemplo.

Naturalmente, apesar de tantas opções, a ordem de pagamento não deve ser descartada, justamente porque existem muitas pessoas sem conta no banco, como já citamos anteriormente.

Cuidados de segurança

Alguns cuidados de segurança precisam ser observados ao fazer ordens de pagamento, sobretudo para o exterior. Confira, a seguir, algumas dicas:

  • se você for sacar, não vá desacompanhado(a);
  • escolha uma agência que você já conhece;
  • não conte a ninguém, nem mesmo familiares e amigos, sobre o que você fará no banco;
  • busque formas de disfarçar o que você está fazendo, levando boletos e parecendo pagá-los;
  • solicite ao caixa muita discrição;
  • não saia do banco e pare em lugares. Vá direto para casa.

Ações como o saque de ordens de pagamento sempre apresentam riscos. O mais recomendado para a integridade pessoal, hoje, é realizar as transações financeiras online.

[Modelo] Ordem de pagamento

Disponibilizaremos uma ordem de pagamento exemplo. Vale lembrar que se trata de um modelo. Procure o seu banco para ter acesso ao modelo aceito por ele. Confira a ordem de pagamento:

ORDEM DE PAGAMENTO

Emissão:

Vencimento:

Nome completo de quem envia:

CPF ou CNPJ:

Endereço com CEP:

Telefone com DDD:

Nome completo de quem recebe:

CPF ou CNPJ:

Endereço com CEP:

Telefone com DDD:

Agência e conta do beneficiário (se houver):

Moeda da transferência:

Valor a ser transferido:

País:

Banco Correspondente + Código (para transferências internacionais):

Finalidade do pagamento:

Assinatura:

O Banco do Brasil também disponibiliza um modelo de ordem de pagamento PDF. Acesse no site do Banco.

Lembrando que é muito importante preencher todos os dados corretamente. Caso contrário, o envio da remessa poderá apresentar problemas.

Bancárias tradicionais x ferramentas online

Sua empresa pode continuar a investir em bancárias tradicionais, com seus métodos defasados e ferramentas que mais geram dor de cabeça do qualquer outra coisa.

Ou pode dar passos rumo à segurança, agilidade, transformação e evolução, tudo isso através de ferramentas online que dão uma força na hora de realizar sobranças online.

Atualize a forma de pagamento da sua empresa com a cel_cash

Com o cel_cash sua empresa não precisa ficar refém de métodos ultrapassados de pagamentos.

Você pode utilizar a ferramenta para cobranças únicas ou recorrentes para diversas formas de pagamento, como Pix, boleto ou cartão de crédito.

Além disso, conta com recursos como:

Entre as soluções estão disponíveis o Pix para empresas, que colocará sua empresa em contato com milhões de clientes que já adotaram esse meio de pagamento.

Além disso, venda e cobre a partir do cartão de crédito, inclusive com renovação automática em caso de assinatura, diminuindo a inadimplência.

E se sua necessidade são boletos registrados, no cel_cash também tem essa opção, com geração de boletos facilitadamente.

Mas as boas novas não param por aí: o cel_cash também tem débito em conta, a melhor maneira de receber de seus clientes e evitar atrasos e calotes.

Já são mais de 1.500 empresas que usam o cel_cash para revolucionar a forma de receber pagamentos. Conheça o cel_cash e saiba como a tecnologia pode ser a maior aliada das finanças empresariais.

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com nossos especialistas