Desde o lançamento do Pix em novembro de 2020, os estabelecimentos comerciais têm utilizado o meio de pagamento instantâneo para oferecer ainda mais praticidade aos seus clientes. De acordo com um levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), 93% das empresas já apresentam o Pix como pagamento nas compras físicas, um aumento de 24% em relação a 2021, enquanto 85% dos varejistas oferecem a opção no e-commerce.
Além dos cartões de crédito e de débito, o Pix é uma alternativa eficiente para essas transações, já que o valor é recebido em tempo real, além de eliminar intermediários, reduzir tempo de processamento e economizar com taxas e outros custos operacionais. No comércio eletrônico, isso é responsável por agilizar os processos que vêm após o pagamento, como a separação no estoque, a emissão de nota fiscal e a entrega ao consumidor.
A escolha do Pix também substitui o pagamento via boleto, que além de demandar 3 dias úteis para o processamento e confirmação da compra, é responsável por grande parte do abandono de compras virtuais. Conforme pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), 50% dos pagamentos com boletos não chegam a ser realizados.
De acordo com o Banco Central, o uso do Pix para pagamentos entre pessoas e empresas, como é o caso do varejo, cresceu 225% entre 2021 e 2022, crescendo de 130 milhões para 430 milhões. Esse número também é significativo no e-commerce, já que o meio de pagamento é utilizado como estratégia de descontos. Na última Black Friday, segundo levantamento da Gmattos, cerca de 30% das lojas que aceitaram o Pix ofereceram desconto de 5% a 15% nos pagamentos.
Esses dados reforçam a tendência de continuidade na adoção do Pix na economia brasileira, principalmente após os planos de implementação do Real Digital, atentando-se também para a segurança oferecida pelo sistema. A implementação do pagamento instantâneo permitiu e ainda possibilita o aumento da competitividade no setor, já que o processo é automatizado e tem baixo custo.
Perfil dos consumidores
Uma parcela considerável dos consumidores preferem os meios de pagamento eletrônicos. Em estudo realizado pelo Capterra, 58% dos entrevistados indicaram um aumento na satisfação e confiança no sistema após a chegada do Pix, além de 25% utilizá-lo mais de 20 vezes ao mês.
Em janeiro de 2021, o Pix apresentava 16,9% de aceitação entre os comércios virtuais do Brasil, de acordo com o Estudo de Pagamentos GMattos. Em julho de 2022, o índice alcançou 78% e a projeção da consultoria é que esse percentual chegue a 92%, tornando o Pix a forma dominante de pagamento à vista para os lojistas.
O Pix possui mais de 149 milhões de usuários e 613,7 milhões de chaves cadastradas no Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (DICT) do Banco Central. Em 2022, mais de 24 bilhões de transações foram realizadas, média de 66 milhões de operações diárias, totalizando R$ 10,9 trilhões movimentados.
Pix Cash-in e Cash-out
Conforme comprovam os dados, o Pix é um dos meios de pagamento que mais contribuem para a eficiência nas vendas do varejo. Para gerar mais benefícios para consumidores e lojistas, é possível integrá-lo até mesmo dentro do processo de check-out do comércio virtual, sem a necessidade de redirecionamento para outras páginas ou aplicativos. Isso é possível através de soluções oferecidas por infratechs financeiras, como a Celcoin.
Essa funcionalidade proporciona uma otimização do processo e consequente melhoria na experiência do usuário, que em um estabelecimento físico evita filas nos caixas e reduz o tempo de atendimento, ao mesmo tempo que no e-commerce o pagamento diminui o prazo para envio do produto ao cliente final. Basta disponibilizar o QR Code, estático ou dinâmico, informar a chave Pix ou apresentar a opção Pix Copia e Cola.
Com o Pix Cash-in da Celcoin é possível realizar cobranças aos clientes do seu estabelecimento e recebê-las de forma instantânea, por meio de um QR Code dinâmico, para cobranças imediatas ou com data de vencimento, a qualquer momento do dia. Já o Pix Cash-out possibilita as melhores alternativas para pagamentos e transferências através do QR Code e do Pix Copia e Cola, além da possibilidade de Devolução Pix. É possível, assim, realizar um grande número de transações com segurança e agilidade. Para completar, é possível realizar saque e troco em dinheiro vivo em seu negócio, por meio do Pix Saque e Pix Troco.
Além disso, outras funcionalidades podem ser integradas e oferecidas aos clientes finais por meio do cel_banking ou do cel_retail, como a utilização do Open Finance para definição das preferências dos consumidores e consequente oferecimento de produtos financeiros personalizados, soluções Banking as a Service (BaaS) e Corban as a Service, otimização de operações, entre muitas outras. Oferecer um recebimento prático, seguro e instantâneo por meio do Pix é muito importante para alcançar a satisfação dos clientes e garantir um pagamento eficiente.
Saiba mais sobre as soluções da nossa infratech financeira para potencializar negócios.