A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou que o Documento de Ordem de Crédito (DOC) deixará de ser oferecido pelos bancos associados a partir de 29 de fevereiro de 2024, assim como a Transferência Especial de Crédito (TEC), feita exclusivamente por empresas para pagar benefícios aos funcionários.
Segundo a entidade, a extinção das duas modalidades foi motivada pela queda na sua utilização, além da comprovação de maior custo-benefício de sistemas como o da Transferência Eletrônica Disponível (TED) e o do Pix, mais rápidos, populares e convenientes.
— Com o surgimento do Pix e a alta movimentação bancária com menores taxas, tanto a TEC quando o DOC deixaram de ser a primeira opção dos clientes, que têm dado preferência ao Pix, por ser gratuito e instantâneo. — afirma em nota o presidente da Febraban, Isaac Sidney.
Em 2022, foram realizadas 59 milhões de transações através do DOC, apenas 3,7% do total registrado no Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), ficando atrás inclusive dos cheques, utilizados em 202,8 milhões de operações. Enquanto isso, a TED teve 1,01 bilhão de operações e o Pix, como meio de pagamento mais utilizado no país, contou com 24 bilhões de transações.
Com os novos prazos, os bancos terão de encerrar a oferta de serviços DOC aos clientes até as 22 horas do dia 15 de janeiro de 2024, agendados com liquidação até a data de fechamento do sistema.
Realize transações por TED e Pix com a Celcoin
A infraestrutura financeira e bancária da Celcoin permite a realização de transferências online por TED e Pix com envio imediato dos valores junto ao banco, fornecendo o status de cada transação para os clientes que as realizam.
O cel_cash proporciona uma gestão completa e otimizada de contas a pagar e receber, permitindo maior autonomia, controle das finanças e análise de dados dos seus clientes. Além disso, com o Pix cash-in, é possível realizar cobranças e recebê-las de forma instantânea, assim como a realização de transferências e pagamentos por cash-out.
Tudo isso a qualquer hora e com os melhores padrões de segurança alinhados à regulamentação do Banco Central. Descubra outras maneiras de potencializar o seu negócio com as soluções da Celcoin.