A remuneração do corretor de seguros ainda é um mistério para muitos profissionais que entram na área de seguros. Leia nosso artigo e entenda!
A remuneração do corretor de seguros ainda é um mistério para muitos profissionais que entram na área de seguros. A principal dúvida reside em como vão receber a sua remuneração — deveriam ter, por exemplo, um programa para emitir boleto?
Ao não saber como receber a comissão de seguros, o corretor corre o risco de gerar um prejuízo à corretora. Além disso, ao não ter controle sobre as cobranças através de um programa, tem maior dificuldade em evitar um cancelamento de apólice.
Basicamente, ao não ter uma forma de cobrança certa, o corretor de seguros sofre o risco de ganhar menos do que deveria. Como evitar isso? Saiba agora!
Como funciona a remuneração de um corretor de seguros?
“Após fechar uma venda, o corretor deve garantir que seja remunerado, ou seja, que receba o pagamento de sua comissão.”
Quanto ganha um corretor de seguros considerando o modelo de remuneração dos seguros? Bem, seguros apresentam faturas emitidas mensalmente e o corretor pode lucrar de duas formas.
A primeira é como agente de vendas, onde o profissional apenas realiza a venda. Nesse caso, o agenciamento garante um percentual da primeira fatura do cliente, 100% dela ou um percentual por mais de uma parcela.
A segunda é como corretor de seguros propriamente dito, onde o profissional realiza a venda e administração da apólice. A sua comissão de seguro é paga em toda fatura do segurado, enquanto ele estiver ativo e com os pagamentos em dia.
Dessa forma, se a comissão é de 25%, o corretor recebe 25% do prêmio líquido toda vez que uma parcela é paga.
Qual é o problema nesse cenário?
No agenciamento, o valor da corretagem é quitado logo que a seguradora recebe o crédito da primeira fatura. Caso o agenciamento ultrapasse o valor (chegando a 200-300%), ele ainda é dividido em poucas parcelas (2 ou 3 faturas pagas).
Agora, quando a corretagem ocorre por comissão de seguro, o corretor deve trabalhar para que o cliente se mantenha com a seguradora. Porém, como gerar tantas cobranças de forma manual e garantir os pagamentos em dia?
Além disso, como a corretora de seguros pode garantir de maneira manual o repasse das comissões para os corretores?
Por fim, há um terceiro problema: como administrar a apólice ou identificar erros no pagamento rapidamente, antes que se tornem um prejuízo para a corretora de seguros?
Qual é o problema do boleto bancário tradicional?
Nos problemas de uma corretora de seguros para o pagamento de comissões, existe um mais interno: o boleto bancário. O boleto tradicional apresenta diferentes complicações para um corretor:
- Altas taxas para a sua emissão (que deve ser paga, mesmo que o segurado não pague a fatura);
- Maior burocracia para gerar boletos registrados;
- Maior lentidão para a emissão de 2ª via do boleto;
- Menor número de opções para envio do boleto ao cliente;
- Maior lentidão para a compensação do boleto.
Como resultado, os pagamentos para a corretora de seguros se tornam mais complexos, o que pode afetar o giro de caixa da empresa.
Utilizar de um programa para emitir boleto facilita a vida do corretor?
O que acaba acontecendo é que ao adotar um boleto bancário tradicional, o corretor acaba engessando todo o negócio. Por exemplo, ao enviar manualmente os boletos, ele demora mais para identificar erros no pagamento ou inadimplentes.
A ideia do programa para emitir boleto é agilizar o processo de cobrança e garantir que o pagamento seja realizado. Seu objetivo é melhorar o giro de caixa da empresa e evitar gastos desnecessários, como ao gerar boletos não pagos.
A plataforma do cel_cash apresenta emissão gratuita de boletos – a cobrança ocorre apenas se o cliente pagar. Dessa forma, a corretora não precisa lidar com os custos de emissão em caso de clientes inadimplentes ou desistentes.
E ao emitir um boleto pago pelo cliente, a emissão custa apenas R$ 1,99. Não há mensalidade ou taxa de adesão por fora desse valor.
Como gerar tantas cobranças de forma manual e garantir os pagamentos em dia?
A sua corretora pode gerar boletos automaticamente todos os meses, não sendo necessário se preocupar com cada cobrança. Basta realizar o primeiro cadastro do cliente e contar com o programa para enviar a cobrança mensalmente.
Para garantir os pagamentos em dia, o programa ainda apresenta notificações de cobrança automáticas, que servem de lembrete ao cliente. Além disso, o boleto bancário pode ser enviado por WhatsApp, aumentando as chances de ser pago.
Como a corretora de seguros pode garantir de maneira manual o repasse das comissões para os corretores?
O cel_cash não é apenas uma plataforma para emitir boleto — é também um sistema de gestão. Dessa forma, é possível controlar as faturas dos segurados de maneira simples e fácil, o que também torna prático o repasse das comissões.
Como administrar a apólice ou identificar erros no pagamento rapidamente, antes que se tornem um prejuízo para a corretora de seguros?
Novamente, você pode administrar a apólice através do sistema de gestão do cel_cash, que tem relatórios completos sobre o negócio em apenas 2 cliques. Além disso, os boletos apresentam baixa automática no sistema.
Com isso, mais rapidamente pode acompanhar os pagamentos dos segurados, o que não ocorre com os boletos tradicionais. Por fim, ao adotar o boleto com QR Code Pix, também ganha compensação de pagamento mais rápida.
A cobrança também se torna mais simples para o segurado?
A nossa plataforma para emitir boleto é facilmente integrada ao seu site através da API para boleto bancário. Com isso, o cliente pode realizar os pagamentos no seu site e até mesmo pedir a 2ª via online.
Automatizando a cobrança dos boletos, você simplifica o pagamento de comissão e otimiza a gestão de faturas. Como consequência, sobra mais tempo para o corretor focar na manutenção do segurado.
Por isso, conte agora com um programa para emitir boleto e agilize as cobranças na sua corretora de seguros. Preencha o formulário abaixo para que nossos especialistas mostrem mais sobre a nossa plataforma!