Projeto Nexus, o “pix global”, avança no hub de inovação do BIS

Compartilhar

|

Foi dada a largada para os testes do Projeto Nexus, desenvolvido pelo hub de inovação do Banco de Compensações Internacionais (BIS). Fundado em 1930, o BIS é uma espécie de banco central dos bancos centrais, responsável pela supervisão bancária no mundo, promovendo a cooperação entre bancos centrais e agências em prol da estabilidade monetária e financeira.

Estruturado em um modelo para conectar sistemas nacionais de pagamento instantâneo entre países que já tenham estrutura adequada para esse tipo de operação, o Nexus é um projeto que integra várias instituições. Ele une a área de inovação do BIS com o Banco Central Europeu, os bancos centrais da Itália, da Malásia e a Autoridade Monetária da Cingapura. 

As provas de conceito experimentais do Nexus também contam com a participação do operador de sistema de pagamentos da PayNet na Malásia e operador de sistema de pagamentos da Cingapura, o BCS. Na fase de prova de conceito, o protótipo prevê a conexão dos sistemas de pagamentos de Cingapura, Malásia e da Zona do Euro. 

Segundo o BIS, a fase de testes é o momento ideal para desafiar a plataforma e identificar os desafios e as complexidades tecnológicas ainda não mapeadas. Os experimentos do Nexus durante as provas de conceito vão simular operações, portanto não serão processados pagamentos reais.

Experiência com pagamentos instantâneos definiu parceiros

O fator decisivo para a escolha dos parceiros do projeto Nexus, de acordo com o BIS, foi a experiência na construção e conexão de sistemas de pagamentos instantâneos. Em abril de 2021, a Autoridade Monetária de Cingapura vinculou o sistema de pagamentos doméstico de Cingapura ao da Tailândia, fornecendo pagamentos quase instantâneos entre esses países. Agora está trabalhando em conexões bilaterais com a Malásia e a Índia.

Na Europa, o TARGET Instant Payment Settlement (TIPS), sistema de pagamento instantâneo que atua em toda a zona do euro, lançado em novembro de 2018, conecta os sistemas domésticos dos países do continente. Sua operação fica sob a responsabilidade do Banco da Itália.

Inspirado nas dificuldades de transações entre pessoas em geografias distintas, o Nexus tem a ambição de promover a conexão dos sistemas de pagamentos instantâneos que já estão em operação em, pelo menos, 60 países, como o Brasil. A interconexão dessa rede de pagamentos pode promover ganhos em relação a velocidade, custos e transparência em transações financeiras realizadas em menos de 60 segundos, envolvendo diferentes países e moedas.

Durante a fase de testes, será desafiado o potencial do Nexus para padronizar, facilitar e acelerar o processo de conexão desses sistemas de pagamento instantâneo. A ideia é que, em vez de um operador de sistema de pagamento criar conexões personalizadas para cada país, a conexão passa a ser estabelecida pela plataforma Nexus. Essa conexão única permite que um sistema de pagamento instantâneo alcance todos os outros países da rede com escalabilidade. 

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com nossos especialistas