Se até Ovo pode ser vendido no modelo da recorrência, porque sua empresa ainda está de fora? Saiba mais agora! O mercado está evoluindo e receber por pagamento recorrente é uma das novas tendências para quem deseja aumentar a lucratividade do seu próprio negócio.
E mesmo que você acredite que esse método de pagamento não é para você ou não pode ser aplicado à sua empresa, leia na íntegra esse artigo. Sua mente vai explodir com essas possibilidades!
O serviço de pagamento recorrente está cada vez mais intrínseco nos modelos atuais de consumo. E não estamos falando apenas de serviços oferecidos através da internet. A cada dia, novos serviços são adaptados e criados para funcionarem no modelo de cobrança recorrente.
Entenda brevemente o que é receber pagamento recorrente e como o seu negócio pode se beneficiar desse modelo de recebimento.
O que é pagamento recorrente?
Basicamente, pagamento recorrente é um modelo de transação feita em formato de planos ou assinaturas de forma recorrente e na maioria das vezes automática. Geralmente costuma contemplar períodos predeterminados, como é o caso dos tradicionais planos mensais, trimestrais, semestrais e anuais.
Vamos deixar isso mais claro para você! Vamos tomar como exemplo um serviço de streaming de vídeo como a Netflix ou Disney+. Existem vários no mercado e a maioria deles funciona no modelo de recorrência mensal. Ou seja, todos os meses, o serviço irá descontar do cartão de crédito (ou débito) do cliente o valor da mensalidade daquele serviço.
Alguns desses serviços possuem planos que duram um ano e descontam mensalmente (durante 12 meses) o valor da mensalidade diretamente do cliente. Sem que o cliente precise se preocupar em pagar boleto ou ter que adicionar novamente os dados do cartão de crédito. Sem a necessidade de o cliente ir até chegar à tela de pagamento todos os meses.
É basicamente assim que funciona o modelo de receber por pagamento recorrente. Mas, você ainda pensa que esse modelo de cobrança não é para você? Podemos te mostrar o contrário!
Lojas que aceitam receber por pagamento recorrente
Atualmente, muitos serviços estão optando por receber pagamento recorrente. De acordo com a Conviva, a adesão por serviços de streaming através do serviço de cobrança recorrente aumentou em mais de 20% apenas no mês de março. E não são apenas os serviços de streaming de filmes, séries e música que entraram nessa onda.
Atualmente, é possível modelar e adaptar praticamente qualquer empresa para o formato de cobrança recorrente. Vamos ver alguns exemplos?
Ovo por assinatura
Um dos maiores exemplos de que qualquer negócio pode se adaptar ao pagamento recorrente é o clube de assinatura de ovos. É isso mesmo, o Site do Ovo é um serviço de assinatura com pagamento recorrente que leva uma quantidade de ovos previamente acordada no site do serviço periodicamente até a residência do cliente.
Café por assinatura
Outro produto que chegou também aos serviços de assinatura e cobrança recorrente é o café. Através da assinatura no Nespresso, é possível adquirir e receber um pack de cafés em cápsula todos os meses. Sem precisar ir ao mercado e muito menos ter que tentar fazer as compras nos sites de encapsulados de café todos os meses.
Academias por assinatura
Se você faz academia numa grande rede de academias, provavelmente você já até faz o seu pagamento por recorrência. Esse modelo de pagamento está se tornando cada vez mais unânime nas academias e tende a ser o método de pagamento preferível tanto pelos clientes quanto pelos proprietários. Isso também se aplica a atendimento com Personal Trainer, clínicas de fisioterapia, entre outros.
Brinquedos por assinatura
Assim como clubes de livros, produtos geek e até jogos, existem também clubes de assinaturas de brinquedos para crianças e adolescentes. Alguns desses clubes, além dos brinquedos, enviam também camisetas e até itens de uso geral, como porta-copos, canetas, broches e outros.
Simplesmente poderíamos passar horas aqui falando sobre uma quantidade infinita de produtos e serviços que fazem o maior sucesso como um serviço de assinatura. Se você é empresário, saiba que com certeza, deve existir alguma forma de implementar esse tipo de modelo de cobrança em seu empreendimento.
Analise mais de perto a forma de consumo e periodicidade que seus clientes compram com sua empresa.
Quais as vantagens da cobrança recorrente?
Existem diversas vantagens ao escolher receber pagamento recorrente. A primeira delas é a vantagem da automatização das cobranças. Uma vez que a cobrança acontece de forma automática, a taxa de inadimplência dos clientes tende a cair consideravelmente.
Além disso, é possível garantir uma fidelização maior dos clientes. Uma vez que eles estarão sempre consumindo de você, minimizando a necessidade desse cliente procurar formas de adquirir o que deseja com frequência.
Isso sem falar nas maiores taxas de aprovação e conversão de clientes em potencial em verdadeiros clientes pagantes. Uma vez que o método de cobrança mensal por recorrência não consome todo o limite do cartão do comprador, torna-se mais fácil vender produtos com um ticket mais elevado.
Não podemos deixar de mencionar a vantagem para o próprio cliente, que terá muito mais comodidade para realizar seus pagamentos, sem precisar se preocupar em ter que ir ao estabelecimento ou acessar o site para tentar fazer a compra do item desejado todas as semanas ou meses.
Essas são apenas algumas das vantagens mais comuns para quem deseja começar a adotar o método de pagamento por recorrência.
Se você gostou da ideia e deseja começar a implementar a função de pagamento recorrente para sua empresa, fale agora mesmo com um especialista do cel_cash, a melhor solução em pagamentos recorrentes que você vai conhecer! hoje!