O rastreamento veicular mantém o seu patrimônio seguro e otimiza os gastos com veículos. Confira!
Os números relacionados a taxa de roubo de carros estão cada vez mais alarmantes. Observando a busca da sociedade por tranquilidade, novas oportunidades de negócio estão sendo criadas. O investimento em segurança é cada vez mais alto, o que torna uma empresa nesse ramo um bom investimento.
O mercado de rastreamento veicular está em expansão, não somente pela falta de segurança, mas também pela necessidade dos proprietários de entender a logística visando melhorar os seus trajetos, otimizando os custos e claro, monitorar o veículo em tempo real.
Para quem está pensando em empreender e busca um ramo que seja lucrativo, este é o post ideal. É importante que você se prepare e conheça o mercado para investir no seu negócio próprio. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!
Índice
- O que é um rastreador veicular?
- Radiofrequência
- Satélite
- GPRS
- Benefícios do serviço de rastreamento veicular
- Eficiência na localização do veículo
- Otimização nos processos de logística
- Redução dos custos
- Rastreamento veicular é uma excelente oportunidade de negócio
- Custos para abrir uma empresa de rastreamento veicular
O que é um rastreador veicular?
O rastreador veicular é basicamente um sistema que permite a localização geográfica do veículo de forma tecnológica. Na prática, isso acontece devido à instalação de um dispositivo que emite seus dados através de uma conexão via internet, satélite ou por radiofrequência.
Os dispositivos são definidos segundo a forma de conexão usada para a transmissão de dados. Entenda quais são os modelos disponíveis:
Radiofrequência
A conexão entre o dispositivo e a central é realizada por meio da emissão de ondas eletromagnéticas, que são capazes de aproximar a localização do veículo, até mesmo em lugares fechados.
Satélite
Esse modelo permite a conexão do receptor com a central por meio dos sinais de satélite. Essa tecnologia é importante para zonas mais afastadas das cidades, onde a conexão com a internet é mais remota. No entanto, pela emissão do sinal de localização para os satélites, é possível haver interferências físicas, como em locais fechados.
GPRS
Os rastreadores por GPRS funcionam da mesma maneira que um celular, por meio das torres de sinal e a qualidade da transmissão dos sinais depende da operadora escolhida para prestar o serviço. Os avanços tecnológicos permitem que essa conexão melhore cada vez mais e com as atualizações automáticas os custos diminuem.
Benefícios do serviço de rastreamento veicular
Muitos proprietários de carros usados em Belo Horizonte estão instalando o sistema de rastreamento veicular por segurança, porém com a usabilidade alguns benefícios extras são considerados. Conheça alguns:
Eficiência na localização do veículo
O sistema de rastreamento veicular tem se mostrado cada vez mais eficiente no auxílio da polícia na localização de veículos que são objeto de furto e roubo. O sistema envia dados atualizados do posicionamento geográfico a cada 60 segundos, permitindo a rápida interceptação do veículo.
As chances de recuperação do veículo aumentam com o rastreamento veícular. Outro benefício desse serviço é a possibilidade de uma ação rápida caso o proprietário seja vítima de sequestro relâmpago.
Otimização nos processos de logística
Esse quesito vai de encontro com as necessidades das empresas que possuem frota de veículos para atender a demanda de entrega do mercado. Os sistemas de rastreamento possuem essa ferramenta que armazena os dados do trajeto ou então do monitoramento em tempo real.
Essa funcionalidade é determinada para analisar os trajetos e os percalços que ocorrem durante o processo logístico. Com isso, é possível mensurar os prazos de entrega, melhores trajetos e possíveis falhas no sistema. Confira os benefícios do rastreamento para essa função:
- verificação da velocidade;
- quilometragem percorrida;
- possibilidade de bloquear o veículo através de pane seca ou elétrica;
- verificação dos hábitos do condutor;
- informações da execução de jornada de trabalho do condutor;
- informações sobre o cumprimento das pausas regulamentares;
- dados sobre frenagem e aceleração;
- dados sobre abertura das portas do baú;
- sinais de alerta para redução de velocidade em locais apropriados.
Redução dos custos
Investir na contratação dos serviços de rastreamento veicular é uma forma de garantir maior segurança ao seu patrimônio e ainda reduzir os custos com o seguro. Os valores cobrados são fixos, por sistema, e não são variáveis de acordo com a marca e modelo do veículo, o que torna mais interessante a aquisição.
No dia a dia, também é possível utilizar os dados coletados pelo sistema para planejar rotas mais econômicas e identificar os pontos de maior trânsito nos horários que o motorista costuma trafegar.
Rastreamento veicular é uma excelente oportunidade de negócio
Para os empreendedores que buscam seguir as tendências de mercado para ter retornos lucrativos com um negócio próprio, o ramo de rastreamento veicular é o que se apresenta mais promissor, principalmente nesse período pós-crise, em que a economia está começando a estabilizar, mas ainda existem milhões de brasileiros desempregados.
Esse mercado é uma opção para quem quer ganhar dinheiro, mas com baixo investimento inicial. Os dados mostram que em poucos meses de trabalho, é possível recuperar o capital investido e aumentar as porcentagens de lucro.
O gasto para rastrear uma Ecosport ou 30 carros simultaneamente é o mesmo. Então a lógica desse negócio é que quanto maior o número de clientes, mais lucrativo o investimento se torna e mais rápido é possível expandir os negócios aumentando a gama de serviços oferecidos.
Custos para abrir uma empresa de rastreamento veicular
Para quem busca um negócio que permita trabalhar de casa, essa é a melhor opção. Para conciliar as atividades, o empreendedor precisa de um computador conectado à internet e de um sistema de monitoramento, que é possível comprar direto com as empresas especializadas nesse tipo de negócio.
É preciso também investir na compra dos dispositivos que serão instalados nos veículos. O serviço é oferecido e negociado quase que em sua totalidade pela internet, o contato direto com o cliente acontece na instalação do equipamento, que é feita no local onde o veículo está.
Por isso, o custo para investir nesse ramo é baixo e com o aumento da cartela de clientes, é possível expandir os serviços para o monitoramento em tempo real, por exemplo.
Para sair à frente da concorrência ao criar a sua associação de proteção veicular leia também o post: Como aumentar a taxa de renovação em sua associação de proteção veicular e saiba como reter os seus clientes desde a contratação do seu sistema.