Saiba como trabalhar a gestão financeira e administrativa da sua empresa com base no ticket médio e aprenda como calcular e aumentar seu valor.
Você sabe o que é ticket médio? Quando se trata de gestão e controle de execução, ter esquematizado como trabalhar com essa ferramenta é imprescindível no seu negócio.
Saber organizar, desenvolver e efetivar uma política de controle logístico e operacional é o que permite a sobrevivência de um negócio, e saber lidar com as variações e entender qual o funcionamento do seu nicho de mercado é essencial para medir os seus esforços.
Nesse contexto, surge o ticket médio, um grandioso indicador de performance (KPI) que permite um entendimento por parte dos líderes do negócio de como anda a sua assertividade, de forma que saiba o que precisa ser feito dali para frente.
Afinal, não há como continuar buscando o crescimento de um negócio sem ter conhecimento do desenvolvimento financeiro e de gestão, de forma a primeiro fomentar a sua produtividade para que haja expansão em toda a dimensão de negócio desejada.
Por isso, acompanhar as métricas do seu empreendimento permite que sejam analisadas as táticas adotadas e os resultados encontrados, de forma que haja adequação por meio de melhorias e seja alcançada a plena satisfação dos clientes relacionados.
Para ampliar essa gestão e efetivar um controle mais direcionado, qualificado e preparado para entender a dinâmica do negócio, o cel_cash se dispõe a atuar lado a lado para a aplicação do ticket médio e outros métodos de gestão empresarial com você.
Afinal, auxílio nessas horas nunca é demais, e contar com a ajuda de especialistas dedicados no assunto é fundamental para o crescimento da sua empresa. E é por isso que o nosso foco hoje é explicar mais sobre o ticket médio e tudo sobre a sua aplicação prática.
Ficou curioso para saber mais sobre essa ferramenta? Então vem com a gente!
O que é ticket médio?
Para entender com mais assertividade o que é ticket médio, é preciso voltar o olhar para as vendas da empresa, já que a sua função está totalmente ligada ao fluxo de vendas e aos valores que envolvem a efetivação delas.
O ticket médio nada mais é que uma média que considera o valor gasto em cada compra pelos clientes, na qual será considerado o montante gasto em relação à quantidade de compras feitas, considerando sempre um período de base e de norteamento.
Assim, o ticket médio corresponde a média de valores que cada cliente investe nos produtos ou na prestação de serviços que sua empresa disponibiliza.
Independentemente do seu nicho de atuação, e também se seu negócio é na esfera física ou virtual, ou ambas, o ticket médio atua em todos os tipos de mercado, sendo fundamental como indicador de potência, gestão e eficiência do trabalho desenvolvido pela empresa.
Por significar uma espécie de medida, entender o que significa ticket médio é saber que irá abranger desde a situação financeira até o grau de satisfação dos seus clientes com o seu serviço, e se estão sendo mais receptivos ou se afastando da sua empresa.
Para que serve o ticket médio?
Como demonstrado, o ticket médio atua como uma métrica das vendas e da produtividade da empresa. Sendo assim, sua aplicação serve para avaliar o desempenho da empresa a partir de um período definido e considerando quantas vendas foram concluídas nele.
Principalmente por causa das variações do mercado ao longo do ano, e que, a depender do nicho de mercado que sua empresa atua, possui épocas de alta e épocas de baixa nas vendas, ter esse medidor em dia permite adotar estratégias com antecedência e cautela.
Além disso, por meio dos relatórios já extraídos, é possível entender o que conseguiu melhorar em pouco tempo e onde é preciso mais atenção e cuidado, para que a empresa possa direcionar seu foco e seu esforço onde tem mais necessidade.
Afinal, é para isso que serve o ticket médio, para ser uma medida preventiva e cuidadosa para que haja disciplina e entendimento de toda a logística adotada pela empresa, o alcance que está conseguindo atingir e, claro, como os clientes estão recebendo isso.
Como se calcula o ticket médio?
O próximo passo importante é saber como calcular o ticket médio, afinal, por ser uma medida que gera uma média em relação às vendas, é preciso realizar um cálculo que esclareça em números assertivos qual o resultado da produtividade empresarial.
Para iniciar, o cálculo do ticket médio possui uma base, sendo esse o faturamento total encontrado no período que se deseja calcular, enquanto é comparado e dividido pela quantidade de clientes que ali efetuaram compras no mesmo período.
Assim, podemos expressar em uma fórmula o cálculo do ticket médio como:
TICKET MÉDIO = FATURAMENTO TOTAL NO PERÍODO X / QUANTIDADE DE CLIENTES NO PERÍODO X
Para expressar o ticket médio por meio de um exemplo, imagine que o faturamento total no período de um mês da empresa foi de R$50 mil e que esse valor foi gerado pelo atendimento e fechamento de vendas nesse mesmo mês com 40 clientes.
Substituindo na fórmula, tem-se:
TICKET MÉDIO = R$50 MIL / 40
TICKET MÉDIO = R$1.250
Com isso, encontra-se o resultado do ticket médio, que representa o valor de cada uma das vendas, independentemente se teve clientes que compraram mais ou menos. Se a média que chegou ao faturamento total naquele período for encontrada, então tem-se o ticket médio.
Importância do ticket médio para as empresas
Conforme se verifica no próprio conceito, o cálculo do ticket médio é importante por ser um indicador que auxilia na avaliação dos esforços e da gestão da empresa, o que permite definir estratégias que ajudam na estruturação do caminho que leva às compras.
Saber como ocorre a evolução e o desempenho das vendas da empresa e qual o grau de interesse, relacionamento e comprometimento dos clientes é o que gera a importância do ticket médio, afinal ajuda a identificar o potencial de ambos os lados dessa relação.
Com base no ticket médio, se torna possível melhorar o que já está bom e, principalmente, corrigir erros e implementar ideias que vão revolucionar resultados que, embora no momento não estejam favoráveis, poderão passar por transformações e quebrar essa onda de azar.
Dessa forma, será possível ser mais assertivo na tomada de decisões e em agradar o seu cliente, melhorando tanto os impactos para a empresa quanto a experiência proporcionada ao seu público-alvo, o que irá gerar retorno e melhorar a saúde financeira do seu negócio.
Qual o ticket médio ideal?
Outro ponto que precisa ser considerado é que após calcular o ticket médio da sua empresa, você provavelmente ficará se perguntando se aquele resultado é bom ou ruim, afinal ele é um valor que pode variar e que precisa de mais detalhes para ser trabalhado.
Primeiramente, é importante dizer que não existe um ticket médio ideal. O que você como empresa deve buscar são relatórios disponíveis no mercado e pesquisas conforme a sua área de atuação, para que encontre um parâmetro de análise própria e construtiva.
Para isso, existem dois tipos de ticket médio que podemos avaliar: o ticket médio geral e o ticket médio por segmento. No primeiro caso, é feito uma média geral no mercado dos e-commerces, enquanto no segundo funila pelo nicho de atuação.
Para se ter um exemplo, conforme informações divulgadas pelo NuvemCommerce em 2020, o ticket médio geral baseado nas lojas componentes do NuvemShop alcançou o valor de R$211,00.
Já em relação ao ticket médio por segmento, a mesma pesquisa mostrou que no ano de 2020 foram definidos com o valor do ticket médio, em alguns exemplos:
- R$670 – Eletrônicos;
- R$213 – Moda;
- R$183 – Comidas e Bebidas;
- R$179 – Saúde;
- R$2.689 – Viagens.
Com essas definições, fica mais fácil a empresa, baseada no seu nicho de atuação, entender se o seu ticket médio encontrado foi bom, médio ou ruim, e, a partir daí, trabalhar com as métricas necessárias para sempre melhorar o seu desenvolvimento.
Como aumentar o ticket médio da empresa?
Agora, não poderia faltar dicas extremamente importantes para que haja aumento do ticket médio na sua empresa, afinal, caso se depare com resultados não esperados e veja que realmente há muita coisa a ser melhorada, entender por onde começar é fundamental.
Assim, se o foco é produzir mais lucratividade, melhorar a prestação de serviços e o relacionamento com o cliente, é preciso adotar para ontem estratégias de crescimento e execução. Por isso, separamos dicas fortes e quentinhas abaixo para te ajudar.
Ofereça frete gratuito
Fazer com que o cliente se interesse e compre cada vez mais é o foco de toda e qualquer empresa de vendas. Para isso, que tal investir em incentivos que possam despertar essa curiosidade e fixar esse cliente na sua cartela?
Explore o oferecimento de frete grátis, estabelecendo um valor de compra para que seja aplicado e táticas que levem o cliente a se sentir interessado nesta oferta. Mostre que é muito melhor pagar por mais um produto do que pelo transporte de recebimento da compra.
Todavia, sempre observe a lucratividade que será alcançada. Se a estratégia do frete grátis não estiver sendo tão assertiva, invista nos descontos, cupons e outras formas de atrair a atenção do cliente e mostrar interesse em ajudar no seu processo de finalização da compra.
Invista em cross sell e up sell
Outra estratégia muito cativante é quando, na oferta de mais de um produto, seja oferecida a possibilidade de combos, dando a chance do cliente ter acesso aos produtos que sejam do seu interesse, por um único preço ou com mais vantagens.
Aqui, utilizar o cross sell e up sell é fundamental, pois essas ferramentas podem direcionar o consumidor a comprar um produto que tenha relação com sua compra de origem, assim como pode oferecer mais vantagens caso seja adotado um plano diferente do escolhido.
Independentemente de qual a estratégia, seja por compra ou pela assinatura do cliente, o importante é que o ticket médio será aumentado e logo você verá grandes resultados.
Dê bonificações e brindes
Estratégia que agrada a todos e é sempre um questionamento do consumidor: investir em brindes, presentes e bonificações ao longo da fidelidade e das compras.
Afinal, quem não quer voltar em um lugar que presenteia a proporciona privilégios pela compra? Então, pense em formas de dar um produto extra em compras de certo valor ou de acordo com o tempo de fidelidade do cliente.
O importante é saber sempre dosar algo que seja de fato um benefício para seu cliente, mas que também irá proporcionar aumento da sua lucratividade e maior produtividade ao longo do tempo. Tudo isso, se bem aplicado, ajudará no aumento do seu ticket médio.
Revise a precificação dos produtos
Além disso, não se pode esquecer do fator principal que relaciona o produto ao cliente e a sua empresa: o preço.
Algo muito comum é perceber as empresas não sabendo qual o preço correto para aplicar a um determinado produto, não fazendo uma pesquisa aprofundada de mercado e considerando as variações e aplicação das vantagens já informadas.
Por pensar que preços altos afastam os clientes e não saber definir um meio-termo, muitos empreendedores acabam por não aplicar a lucratividade correta em suas vendas e, com isso, prejudicar o futuro do seu negócio e impactar no ticket médio calculado.
Assim, para conseguir aumentar o ticket médio e verificar a saúde financeira da sua empresa avançar sem freio, é muito importante entender o valor médio cobrado no mercado para o produto vendido, além de colocar a sua lucratividade e o perfil da empresa ali.
Afinal, é preciso de uma vez por todas ser merecedor do seu trabalho e receber aquilo que é digno por ele.
Estude constantemente a concorrência
Outro fator que se relaciona muito com o tópico acima é sempre estar de olho e entendendo as métricas e estratégias adotadas pela concorrência, afinal, além de você mesmo, é ela que pode desestabilizar a expansão e assertividade de alcance dos seus serviços.
Seja na precificação, como nas estratégias de marketing, propaganda, alcance, logística e operabilidade, nunca deixe de observar como andam as movimentações dos concorrentes do seu nicho de atuação, pois o foco sempre será se destacar mais pelas suas diferenças.
Isso porque avaliar a concorrência não é para atuar como ela, e sim oferecer aquilo que ela está deixando de lado e pecando em não proporcionar para o seu público. Adotando essa prática, com certeza o seu ticket médio sofrerá impactos positivos ao longo do tempo.
Invista em kits e combos promocionais
Parecido com algumas dicas dadas acima, aqui o investimento será voltado na própria precificação, mostrando a diferença para os clientes não por oferecer descontos, frete grátis ou brindes, mas sim pela alteração dos preços com mudança perceptível sobre eles.
Ponderando sempre a lucratividade buscada, não prejudicando a saúde financeira da empresa mas também pensando no cliente, busque colocar ações promocionais que possam desfrutar melhor dos kits e dos combos com destaque para a diferença de valores.
Conte com ferramentas para ajudar na gestão financeira
Por fim e nada menos importante, é sempre necessário que a empresa entenda que a sua atuação no mercado não precisa ser individual e que, ainda que existam concorrentes, também existem aliados para trabalhar lado a lado e ajudar o negócio florescer.
E é pensando nessa união e em desenvolver um laço de contribuição mútua, em que serão compartilhados conhecimentos e possa ser melhorado muitos pontos para a empresa, que o cel_cash investe em várias soluções que atuam diretamente na gestão e no controle interno.
Atuando principalmente com a saúde financeira da empresa e proporcionando formas de melhorar a captação e fidelização de clientes por meio da etapa de pagamento, o cel_cash oferece soluções como meios de pagamento e ações que automatizam essa parte da compra.
Por isso, a sua empresa deve sempre considerar que, para aumentar o ticket médio e melhorar todo o alcance e a gestão da empresa, não precisa ser feito de forma isolada ou apenas com as dicas apresentadas acima, mas com um bom laço de ajuda e atuação.
Atualize suas formas de pagamento com o cel_cash
Agora que ficou claro tudo sobre o ticket médio e quais as etapas tanto para definir como para calcular e aumentar o seu valor, adotando uma série de estratégias voltadas para isso, é importante buscar ajuda para ativar essa engrenagem e crescer cada dia mais.
Começando pelos pagamentos, sabe-se que essa é uma das etapas mais importantes da compra, afinal, caso sejam encontradas dificuldades e poucas formas de efetivação pelo cliente, esse abandonará o carrinho e irá buscar o concorrente que seja mais fácil.
Então, não é possível postergar essa etapa, fundamental para aumentar o ticket médio e melhorar a gestão da empresa. E é por isso que o cel_cash veio aqui, para ajudar você, empresa, a sair da mesmice e mudar de uma vez por todas a sua forma de receber pagamentos.
Com as melhores soluções de pagamento para sua empresa, o cel_cash cumpre seu papel auxiliar e parceiro nesse momento de gestão empresarial, mudando de uma vez por todas o rumo do seu empreendimento financeiro.
Afinal, sabemos que o setor financeiro é o que mais pesa em uma empresa, e ele não envolve apenas o capital que entra e sai do caixa, mas a forma como a empresa gerencia essa entrada e saída e como o cliente atua conforme as possibilidades ofertadas.
Pois é claro, o pagamento deve ser recebido da forma mais simples, rápida e fácil pela empresa, sem se deparar com situações de inadimplência, e também ser mais dinâmica possível para o cliente, que quer concluir logo a compra e receber o produto.
Por isso, não deixe de lado essa etapa tão importante e invista em todas as soluções de pagamento possíveis para o seu mercado financeiro, afinal, a mudança positiva do seu negócio só depende de você!
Atualize as suas formas de pagamento com o cel_cash e faça parte dessa mudança também!