Crescimento escalável é um termo muito utilizado no mercado, mas afinal, o que é isso? Todas as empresas podem usar essa estratégia? Descubra já como funciona!
A escalabilidade é um termo que está na moda no universo empresarial. É comum ver gestores de startups usando o termo “escalável” para se referir ao modelo de negócio aplicado na sua empresa.
Devido ao grande sucesso percebido das startups, muitas empresas desejam adotar o modelo de negócio que elas usam. Esse novo modelo, porém, se aplica a todo negócio?
Todos os cenários de mercado são suscetíveis a direcionar o seu crescimento?
Para conseguir entender essas questões, é preciso saber em primeiro lugar: o que é a escalabilidade.
Escalabilidade: o que é?
Para que fique claro o que é um negócio escalável é necessário entender que esse modelo de negócio está diretamente ligado a gestão.
No modelo de negócio tradicional é comum que a cada novo contrato, mais seja gasto em infraestrutura e mão de obra.
Imagine uma empresa que tem 2 colaboradores e realiza serviços de manutenção em ar condicionado. A princípio as demandas conseguem ser supridas.
Com o passar do tempo e o aumento da demanda, será necessário contratar mais colaboradores. Nesse momento, a empresa terá que aumentar também a sua infraestrutura, terá mais gastos com os materiais necessários e a cada aumento de demanda mais a empresa terá que se reorganizar.
Outra característica aqui, é que os serviços de manutenção são locais. Uma empresa que está localizada em Belo Horizonte costuma atuar na região e no máximo nas cidades vizinhas.
O serviço não será prestado no Rio grande do Sul, em Pernambuco ou em outro país do exterior.
A cada investimento para expansão a empresa terá mais gastos. Esse processo de reestruturação dificulta o crescimento de forma rápida, adquirir um grande número de vendas em pouco tempo ou conquistar escalas.
Para uma empresa ser considerada escalável e conseguir aplicar esse modelo de negócio é necessário estar atento a 2 pontos principais. São eles:
- Custos e serviços não crescem na mesma proporção: os custos não devem aumentar a medida que mais pessoas adquirem o serviço.
- Atendimento em grande quantidade: os números de cliente pode crescer exponencialmente enquanto a equipe não necessita sofrer muitas alterações.
Nesse quesito, a distância também não é um problema para que o cliente possa contratar a solução oferecida.
Por esses dois motivos, a empresa consegue crescer em pouco tempo, já que não tem que ficar se adequando às demandas que surgem.
Pequenos negócios podem atuar de forma escalável?
Segundo o especialista em gestão empresarial, Adriano Nodari, esse modelo de negócio é interessante para os pequenos negócios em fase inicial.
No entanto, o especialista alerta que esse modelo seja usado somente como uma estratégia.
É necessário estabelecer um prazo para que tenham aumento nos lucros de modo que a empresa não fique com prejuízos.
As empresas voltadas ao desenvolvimento de softwares e ligadas a tecnologia possuem mais facilidade em utilizar o modelo de negócio escalável devido às facilidades na distribuição e na replicação.
Principais pontos para tornar uma empresa escalável
Mantenha os padrões: os processos devem ser simples de serem reproduzidos e mudanças constantes podem dificultar a execução de forma rápida.
O padrão da solução oferecida deve ser mantido e a qualidade não pode ser perdida de forma nenhuma, independentemente do quanto as demandas aumentem.
Para que imprevistos não aconteçam e tudo seja feito de forma padronizada, invista no treinamento dos colaboradores e na otimização do trabalho.
Expansão para novas oportunidades de mercado: uma empresa que possui um negócio replicável cria oportunidades para que as suas soluções sejam reproduzidas em diferentes ambientes.
No caso de empresas que atuam com produtos especializados, a escalabilidade é pouco indicada. Isso porque como já dito anteriormente, esse modelo de negócio trabalha com a aplicação de padronizações nos processos.
Plano de negócio atraente: a ideia da solução que a empresa oferece deve despertar o interesse dos investidores.
Quando for desenvolver a sua solução, não pense somente nos benefícios para consumidor e a usabilidade. Lembre-se que o produto deve possuir um padrão de qualidade com o mínimo de suporte e pequenas equipes, que o modelo escalável exige.
Como foi possível observar, o modelo de um negócio escalável exige mais de uma empresa do que se é imaginado.
Para conseguir ser escalável, a empresa precisa seguir um conjunto de fatores que somados, tornarão o seu negócio mais interessante, competitivo e de fácil replicação.
Um fator fundamental para o crescimento da empresa é o financeiro.
Afinal, uma empresa pode seguir todas as etapas para ser escalável e adquirir uma grande cartela de clientes, porém se o sistema de pagamento não acompanhar a rápida expansão, em algum momento ocorrerá um erro.
A empresa que expande rapidamente precisa de que todos os seus processos a acompanhem o crescimento, principalmente, o recebimento pelos seus serviços.
Leia também: Compliance Empresarial: o que é e como implementar!
O sistema de pagamento ideal para empresas escaláveis
Empresas escaláveis precisam de sistemas de pagamento que acompanhem as suas demandas.
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