O crescimento do mercado financeiro nos últimos tempos também é resultado desta fase de implementação do Open Banking. No Brasil, investimentos em fintechs e bancos digitais totalizaram US$ 500 milhões no primeiro semestre de 2021, segundo o relatório mensal do Distrito Dataminer.
Centenas de startups já se preparam para o Open Banking, ou Sistema Financeiro Aberto, criado pelo Banco Central. O modelo tem como um de seus principais objetivos a descentralização dos serviços financeiros, gerando mais competitividade entre o mercado.
Com ele o consumidor final poderá movimentar diversas contas a partir de um único aplicativo, proposta também em enfoque com as APIs disponibilizadas pela Celcoin.
Será possível também o compartilhamento de dados entre as instituições, que poderão personalizar serviços de acordo com a necessidade de cada cliente. O sistema ainda proporciona aos usuários total controle sobre seus dados de maneira segura.
No artigo para a Revista Exame, Marcelo França, CEO da Celcoin, explica mais sobre a nova era do mercado financeiro com a chegada do Open Banking e também as vantagens que ele traz para empresas e clientes. Confira o artigo completo na Exame.