WooCommerce: tudo o que você precisa saber

Compartilhar

|

A criação de lojas virtuais é um fator fundamental para que haja presença digital e vendas online. Conheça tudo sobre o WooCommerce e como atua nesse processo.

Atualmente, o mercado ganhou um novo setor que está sendo responsável por toda a movimentação e sobrevivência das vendas: o comércio online.

Após perceberem que a maior parte dos consumidores se encontra nas telas de celulares, conectados 24h por dia e consumindo freneticamente tudo o que lhe é direcionado, os empreendedores viram a vantagem que era investir nesse negócio.

Todavia, criar uma loja virtual e começar as vendas digitais não é um passo fácil, por além de estratégia e planejamento, envolve contar com plataformas ideais para o seu desenvolvimento, capaz de suportar o aumento e o mix de funcionalidades a ofertar.

Visando justamente auxiliar os lojistas nesse processo, começaram a surgir mecanismos que possibilitam a criação de uma loja virtual, explorando suas atividades, inserindo várias funções e permitindo mais liberdade de controle para o proprietário e meio simples de uso.

Buscando levar essas informações, hoje vamos mostrar tudo sobre o WooCommerce, que potencializa a existência das lojas virtuais e é para o lojista mais que uma opção, uma necessidade.

O que é o Woocommerce?

Disponibilizado pela plataforma WordPress, responsável pela criação e desenvolvimento de sites e blogs, o WooCommerce é um plugin que permite a criação de uma loja virtual.

Sendo da modalidade open source, que significa códigos abertos, permite uma linguagem de programação acessível pelas pessoas que tem seu controle e permite manutenção, podendo ser adaptada e incluir mais funções ou potencializar as já existentes.

Desenvolvido em 2011 e começando a ser disseminado em escalas significativas a partir de 2015, devido a ser adquirido pelo WordPress, o WooCommerce promove atualmente mais de 70 milhões de lojas virtuais e mais de 80 milhões de downloads desde seu início.

Utilização do Woocommerce no Brasil e no Mundo

Para mostrar a importância que apresenta no mercado de criação das lojas virtuais, uma pesquisa realizada pela Builtwith, responsável pelos monitoramentos de tecnologia na internet, o Woocommerce é o líder nas plataformas de e-commerce mais utilizadas.

A nível nacional, no Brasil o cenário se apresenta da mesma maneira, com o Woocommerce em primeiro lugar na plataforma mais utilizada para criação de lojas virtuais no país. Quase 50% dos sites de comércio brasileiro registrados no ano de 2020.

Esses fatores permitem perceber que a tendência do Woocommerce é avançar cada vez mais no mercado digital e alcançar cada vez mais lojistas e empreendedores que visam alavancar de vez o rumo de seu negócio.

Para que serve o Woocommerce

Muito se engana ao pensar que o Woocommerce trabalha apenas a parte estética de um site, colocando apenas para funcionamento e não trabalhando as manutenções ou funções operacionais.

Adotando o seu uso, o Woocommerce oferta inúmeras possibilidades e atua em diferentes nichos internos do desenvolvimento de uma loja virtual, trazendo segurança e mostrando credibilidade na execução de seus serviços, tais como:

  • Cadastramento de produtos por categorias, filtros, similares e possibilidade de edição dessa organização;
  • Visualização ampliada dos produtos para facilitar a avaliação do consumidor e o controle do lojista;
  • Mais opções de pagamento integradas, que vão desde o cartão de crédito até a possibilidade do uso de Pix, que falaremos melhor a frente;
  • Permite a criação de promoções regularmente e uma melhor oferta para seus clientes;
  • Otimização dos envios e entregas fazendo com que seja ponderado os valores e dinamizado o tempo gasto para entrega;
  • Controle logístico ampliado: entrada e saída de produtos da loja de forma organizada e planejado o manejo de estocagem;
  • Tecnologia que permite programar o lançamento de uma nova promoção ou trazer informações relevantes;
  • Estratégias de marketing mais direcionadas que permitem uma avaliação completa da qualidade do cliente e seu feedback sobre os produtos.

Além de todas essas principais funções, o Woocommerce também explora atividades através de seu código aberto, agendando serviços, integrando redes sociais, promovendo pagamentos recorrentes e emitindo relatórios para controle de toda a operação realizada.

Como funciona o Woocommerce

Entendendo para que serve o WooCommerce, fica fácil compreender o seu funcionamento, afinal, trabalha todos os pontos acima colocados diretos na sua loja virtual.

Associando a implantação do WooCommerce com uma empresa especializada na integração de seus serviços, será implementado técnicas de programação e ferramentas de gestão para colocar em prática todos os pontos que visa potencializar.

Atuando diretamente na programação do site montando a sua estrutura de criação, permite a abertura rápida de um site para que comece a ser dado os passos de cadastramento e inserção de produtos pelo lojista.

Além de criar a base do site, fornece ferramentas para promover o impulsionamento e mostrar ao empreendedor quais são os pontos necessários a serem desenvolvidos e como pode começar a fazer isso com sua loja virtual.

Como criar uma loja com WooCommerce

A instalação do WooCommerce é a partir de uma outra instalação, a do WordPress, plataforma que oferece o seu plugin. Após essa instalação completa, basta configurar a inicialização de seu uso e fazer o cadastro da plataforma.

Configure informações iniciais e básicas de sua loja virtual como endereço, nicho de mercado, produtos a serem comercializados e características de design básicas, além de outros dados essenciais. Também é possível integrar outras plataformas de início.

Por fim, comece o cadastro dos produtos e siga as funcionalidades fornecidas pelo WooCommerce, explorando suas ferramentas e permitindo que atue não apenas na criação de sua loja virtual, mas no desenvolvimento e fluxo contínuo de seus serviços.

Como usar WooCommerce

Posteriormente aos procedimentos de instalação e cadastramento dos produtos, dando os passos iniciais, é só começar a explorar o uso do plugin associado a plataforma do WordPress.

Focando na potencialização das vendas, montando estratégias para divulgar promoções, frete grátis, além de integrar as redes sociais e programar novidades para seu negócio, estará fazendo o uso do WooCommerce, já que ele atua nessas questões.

Assim, basta implantar lógica e planejamento no plugin, dando os direcionamentos com o que deseja expandir naquele momento em seu negócio, e assim, ativar as ferramentas do WooCommerce permitindo com que acelere as suas funções.

Vantagens do WooCommerce

Como já foi observado, o WooCommerce não deixa de apresentar vantagens e benefícios para os lojistas que aderem ao seu uso e exploram em peso a sua ferramenta.

Mesmo assim, para destacar mais ainda as vantagens fornecidas pela sua integração, segue uma lista dos principais feitos e alterações positivas que o uso do WooCommerce promove para o seu negócio:

Integração com outros plugins de lojas virtuais

Devido a sua adaptabilidade, o WooCommerce permite a integração de outros plugins análogos para desenvolvimento da loja virtual, além de permitir uma exploração visual avançada, sem estar restrito ao que é disponibilizado pelo WordPress.

Integração com gateways de pagamento

O WooCommerce já traz em seu plugin algumas formas de pagamento instaladas, permitindo ainda a inserção de novas possibilidades pelo lojista. Pode ser integrado com gateways como o cel_cash, possibilitando o uso do Pix e links de pagamento.

Cadastramento e geolocalização de produtos

Os cadastros dos produtos a serem comercializados é muito mais prático pelo WooCommerce, já que registra tudo de forma organizada e de fácil acesso.

Ainda, permite o cliente montar carrinhos de compras para produtos que não deseja comprar naquele momento. Com a ferramenta da geolocalização, é identificável o local que ficará armazenado os produtos permitindo que no próximo acesso, o cliente volte a ter contato.

Assim, você pode aproveitar para disparar promoções e ofertas para instigar o cliente a fazer a compra dos produtos que deixou armazenado no carrinho.

Otimização e técnicas de SEO

Outro ponto é que o WooCommerce trabalha diretamente nas técnicas de SEO e auxilia na potencialização da loja virtual, com responsividade e alcançando posições interessantes no ranking de pesquisa do Google e outros buscadores.

Suporte e central de ajuda

Por fim, o WooCommerce oferece um sistema interno de central de ajuda e apoio para quaisquer dúvidas, dificuldades e erros com a plataforma.

Com mecanismos de suporte pelo plugin e associada com agências especificadas, o WooCommerce está a todo momento aberto e ativado para fornecer todo tipo de apoio e resolução de problemas no uso de seus serviços.

Recursos da plataforma

Da mesma forma, além de observar as vantagens oferecidas pela sua implantação, o WooCommerce apresenta recursos associados à sua plataforma, contando com uma série de itens sobre o qual trabalha e desenvolve ao longo da integração.

Entre os recursos fornecidos pela sua utilização, podemos listar os 10 principais:

  1. Escalabilidade do seu negócio;
  2. Vendas ampliadas dos mais variados nichos de produto e mercado;
  3. Facilita a gestão de um e-commerce profissional e sem limitações;
  4. Possui estatísticas próprias de monitoramento fornecendo relatórios;
  5. Gerenciamento simples e fácil pela modalidade de open source;
  6. Gateways de pagamento com pré instalação e abertura para novos;
  7. Captura de clientes por newsletter, e-mails e promoção de marketing gerencial;
  8. Extensões que permitem aplicar modalidades de recorrência e reserva;
  9. Ampliação da camada logística e operacional da sua empresa;
  10. Segurança dos dados fornecidos através do armazenamento em cofre.

Tudo isso e muito mais é possível de conferir através da integração do WooCommerce, de forma a colocar em prática e uso todos os privilégios e possibilidades oferecidas pelo plugin e os mecanismos internos da plataforma.

Alternativas ao WooCommerce

Acima comentamos sobre a vantagem do WooCommerce em permitir a integração de outros plugin e plataformas com a sua utilização, baseado na flexibilidade que promove e a abertura de novos dados.

Como sugestão e considerando o ranking mundial de plugins mais utilizados, segundo pesquisas realizadas sobre as plataformas de e-commerce mais utilizadas, podemos destacar 3 plugin que podem sofrer essa integração:

Magento

Sendo a segunda no ranking indicado, a Magento também atua com um plugin open source na criação de lojas virtuais.

Pode ser associada na implementação de outras funções e customização das atividades já existentes. Todavia, devido ao WooCommerce apresentar um suporte maior pelo WordPress como uma plataforma mais utilizada, apresenta seu destaque nesse cenário.

Shopify

Outra alternativa bastante crescente no mercado é a plataforma Shopify, responsável pela divulgação e estabelecimento de lojas virtuais ao longo do mercado digital.

Com foco na simplificação de processos considerados complexos na abertura e criação de uma loja online, pode ser associado como um mecanismo à parte no gerenciamento e personalização da loja digital.

Oracle Atg Commerce

Por fim, podemos citar o Oracle Atg Commerce que atua numa parte mais específica, voltada ao controle de banco de dados com reparações internas e otimizar os processos de trabalho e transações.

Da mesma forma que os outros, podem ser associados de forma a acrescentar no processo e trazer novas experiências e ampliação das funções no processo de criar e desenvolver uma loja virtual.

Integração do WooCommerce com o cel_cash

O WooCommerce além de ser um plugin voltado para a criação de lojas virtuais, desde sua personalização, customização até a promoção de marketing, SEO e organização logística interna, tem um ponto chave nos pagamentos: a integração com gateways de pagamento.

Visando potencializar essa vantagem ofertada pelo WooCommerce, o cel_cash, plataforma voltada a implantação de negócio recorrente com foco em novas e melhores formas de pagamentos para os consumidores, está promovendo a integração do plugin.

Oferecendo uma solução completa para pagamentos que utilizam cartões de crédito, boletos e até mesmo o Pix, o cel_cash WooCommerce integra esses serviços em sua loja, a partir do momento que é instalado a sua plataforma e criado uma conta para utilização.

Sua integração permite mudanças no status de pagamento dentro da plataforma do WordPress, permitindo o controle de pagamentos únicos pelo cel_cash e ainda a recorrência de assinaturas, de acordo com o cadastro e periodicidade do plano.

Agora, em relação ao WordPress, será criado um contrato no cel_cash definindo a periodicidade da assinatura e caso tenha período definido, já será criado todos os pagamentos e o controle exercido pelo próprio cel_cash.

Essas são apenas algumas mudanças trazidas pela integração do cel_cash WooCommerce. Contudo, há outras vantagens oferecidas por essa unificação.

Recebimento de boleto

Uma das formas de pagamento mais utilizadas pelos consumidores há muito tempo são os boletos. Devido a segurança fornecida por conter todas as informações necessárias sobre uma compra e a praticidade de produção, até hoje são formas bem visadas e em uso.

Todavia, a compensação em até 3 dias úteis e a necessidade de se dirigir a uma lotérica ou banco para pagamento do boleto era uma desvantagem para o consumidor.

Visando uma forma de melhorar essas questões, após a chegada do Pix e o pagamento feito em segundos e a qualquer momento, foi implementado seu uso associado ao boleto.

Podendo ser chamado de Bolemix, o boleto que possui pagamento via Pix permite que através de um código comum ou até mesmo QR Code, seja lido os dados de pagamento pelo aplicativo bancário do consumidor e efetuado o pagamento rapidamente.

Através da integração do WooCommerce e explorando os gateways de pagamento pré instalados, a associação com o cel_cash permite explorar as formas de pagamento trazendo novidades, entre elas o uso do Bolemix.

Simples, seguro, integração via API, com baixa e identificação automáticas e permitindo personalização pelo tipo de pagamento, o Bolemix é facilmente integrado pelo plugin do WooCommerce ao disponibilizar para o cliente mais uma opção de pagamento.

Recebimento por cartão de crédito

A utilização de cartão de crédito já se tornou uma obrigação por parte dos lojistas e empreendedores, afinal, a população é cada vez mais aderente a esse meio de pagamento como uma opção para quem precisa parcelar e fazer mais compras por vez.

Com a instabilidade da economia e os gastos cada vez mais altos, consumidores buscam formas de conseguirem comprar os produtos que estão precisando sem ficarem apertados no fim do mês, achando no cartão de crédito uma saída para realizar isso.

O uso do cartão de crédito passou por inúmeros avanços, sendo que hoje não é necessário ficar mais restrito ao uso da maquininha, pois a chegada dos cartões digitais e transações diretas pelo aplicativo mudaram o rumo dessa forma de pagamento.

Ao efetuar a compra por uma loja online, o cliente informa os dados de seu cartão e permite uma avaliação pelo responsável emissor, que rapidamente aprova o pagamento e permite a finalização da compra.

Com a integração do WooCommerce e principalmente associado ao cel_cash, podem ser utilizados gateways de pagamento que fazem a comunicação entre o cliente, o banco e a operadora.

Assim, faz a captação completa de dados e realiza as transações de forma segura e direta, contribuindo especialmente nas lojas virtuais, já que proporciona o uso de uma única interface e associada a uma única plataforma, dinamizando ainda mais o pagamento.

Trabalhando com o limite a os planos de assinatura possíveis, o cel_cash WooCommerce amplia a funcionalidade e recolhimento de pagamentos de forma a contabilizar de maneira mais segura, rápida e constante o recebimento e também gerando credibilidade ao cliente.

Recebimento por Pix

Finalmente, podemos finalizar falando da mais recente forma de pagamento que está tomando o coração dos consumidores e sendo usada por todos: o Pix.

Criado pelo Banco Central em 2020, o Pix é uma forma de transação bancária que ocorre através de chaves. Ao escolher a transferência por essa modalidade, basta colocar a chave de destino de quem irá receber, o valor a ser enviado e realizar a transação.

Tudo é feito em segundos e com funcionamento constante, 24h por dia durante todos os dias da semana, sendo mais viável e dinâmico do que as modalidades TED ou DOC.

Para pessoas físicas, as chaves podem ser CPF, telefone, e-mail ou chave aleatória, que ao serem fornecidas para o pagador, permite a entrada do dinheiro direto na conta em que está cadastrada.

Para pessoas jurídicas, como os lojistas do comércio online, por exemplo, basta cadastrar a chave pelo CNPJ ou outros dados possibilitados de forma a permitir o recebimento do pagamento pelo cliente direto na conta da empresa.

Com uma compensação rápida permitindo o controle do pagamento em instantes, além de poder ser feito a qualquer momento pela simples leitura de um QR Code ou de forma padrão, fornece muito mais praticidade ao cliente e uma garantia que estará livre daquele débito.

Com a integração do cel_cash WooCommerce, a sua loja virtual consegue deixar em destaque a possibilidade de pagamento via Pix e otimizar o pagamento de forma que o cliente acionando o QR Code ou coletando o código, já seja observado a conclusão.

Isso porque irá integrar todo o processo de forma a fazer uma ponte entre o pagamento do cliente e o recebimento pela empresa, permitindo uma contabilização rápida e sem deixar a desejar na segurança, permitindo ainda a realização de mais compras por vez.

Faça já a integração do WooCommerce e crie sua loja virtual!

Agora que você já sabe tudo sobre WooCommerce e a importância dessa ferramenta na criação e desenvolvimento de uma loja virtual, basta integrar sua utilização e começar já a movimentar sua presença digital e conseguir espaço no mercado virtual.


Saiba mais sobre a integração cel_cash WooCommerce e como fazer de forma simples toda a mudança estrutural e administrativa que irá ser a chave para alavancar seu negócio e fazer os seus sonhos subir de patamar.

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com nossos especialistas