Ideias para clube de assinaturas: confira as 12 melhores

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Já pensou em ter um modelo de negócio como este? Conheça mais dessa possibilidade com 12 ideias para clube de assinaturas e vantagens

Muitos pensam em investir nesse segmento, mas é um modelo que gera muitas dúvidas. Separamos 12 ideias para clube de assinaturas nesse post que são, na verdade, dicas valiosas para você criar um modelo de empresa desse setor. Confira abaixo:

O que é um clube de assinaturas?

O Clube de Assinaturas é um modelo de negócio voltado para serviços e produtos que são oferecidos com periodicidade, ou seja, é o comércio voltado para fidelização de clientes através da recorrência.

Ele funciona da seguinte forma: o consumidor faz a contratação para ser assinante e escolhe um dos planos oferecidos pela empresa para receber mensalmente ou semanalmente determinado produto ou serviço.

É uma ideia de investimento que está atraindo muitos consumidores por sua facilidade e comodidade. É uma oportunidade de conhecer novos produtos pagando valores fixos e muitas vezes com melhores condições.

Ideias para clube de assinaturas: o mercado para esse serviço hoje no Brasil

Pesquisas realizadas pelo Betalabs revelam que o faturamento dos clubes de assinatura cresceu 18% de janeiro a setembro de 2021, descontada a inflação, em comparação com o mesmo período no ano anterior.

O mercado chegou a ganhar cerca de 2 mil novos clubes, entre novas empresas e aquelas já estabelecidas que passaram a adotar essa modalidade de vendas.

A pesquisa também mostrou que a maior parte dos clubes de assinatura se encontram na região Sudeste do Brasil.

No primeiro trimestre de 2021, o número de assinantes aumentou em 32% perante aos números do primeiro trimestre de 2020.

Além desse crescimento, a pesquisa mostrou que grande parte dos clubes de assinatura estão na região Sudeste. São Paulo com 32%, Rio de Janeiro 12% e Minas Gerais 9%, juntos somam mais da metade dos clubes do país.

Isto significa que estamos falando de um modelo de negócio que vem crescendo exponencialmente e conquistando cada vez mais espaço no mercado brasileiro.

Ideias para clube de assinaturas: quais as vantagens desse modelo para as empresas?

O modelo de clube de assinaturas representa diversos benefícios para os consumidores, mas também para quem aposta no setor:

Além de conhecer as melhores ideias para clube de assinaturas, confira os benefícios:

Uniformidade de processos

Os processos são padronizados e automatizados permitindo com que haja otimização de tempo e dinheiro, além de ter maior potencial escalabilidade do negócio.

Clientes fidelizados

Como as cobranças nos clubes de assinatura são realizadas de forma recorrente, as chances de cancelamento são menores.

Normalmente tratam-se de contratos mais longos e com mais chances de serem renovados, pois a empresa tem mais tempo para cativar este cliente ao buscar gerar uma experiência satisfatória.

Previsibilidade de receita

A cobrança recorrente evita a inadimplência e permite saber quanto dinheiro vai entrar no caixa. Afinal, por cobrar dos clientes com periodicidade o mesmo valor, é possível prever os recebimentos, a oscilação é menor do que em outros modelos de negócio.

Baixo investimento

Muitos clubes de assinatura não precisam de um espaço físico para funcionarem e isso reduz gastos consideráveis.

Maior controle de estoque

Como já é possível prever quantos produtos são necessários para atender a cartela de clientes, a empresa consegue manter em estoque somente o que precisa.

Dessa forma, ela evita fazer um pedido ou produzir além da quantidade, o que garante uma economia e um melhor gerenciamento.

Ideias para clube de assinaturas: 12 passos essenciais

Mas, por onde começar?

Para criar um clube de assinaturas você precisa entender alguns aspectos e seguir alguns passos. Por isso, separamos 12 ideias para clube de assinaturas para te ajudar a começar.

1. Definir o produto que você irá trabalhar

O primeiro passo é definir qual o tipo de produto que você irá trabalhar. Exemplos de alguns modelos de clubes de assinaturas são produtos para pets, amostras grátis de diversos produtos, maquiagens e produtos de beleza em geral, higiene pessoal, cafés, vinhos, livros, revistas, produtos nerd, card game e até alguns alimentos como o segmento de comidas fitness.

São infinitas as possibilidades de produtos que podem ser colocados em uma caixa e enviados para muitos assinantes.

Esse passo é o mais importante, já que sem um produto para entregar você não tem nada a oferecer e convencer o seu potencial assinante de que vale a pena pagar pelo seu produto.

2. Conheça seu público

Você precisa definir e conhecer bem o seu público-alvo. Quem você deseja atingir? Jovens, adolescentes, crianças, adultos, pessoas idosas, e outros são opções de público que você pode optar por seguir. O seu produto deve ser de interesse de determinado público.

Esse passo é um dos mais importantes na hora de começar a criar o seu clube de assinaturas.

3. Quanto cobrar pelo seu produto

Você deverá encarar como um e-commerce comum. O valor que você deverá cobrar pela assinatura do seu produto irá depender do que você estará vendendo, da quantidade de itens e da quantidade de assinantes.

Para descobrir quanto você deverá cobrar será necessário realizar um cálculo de logística, frete, valor do produto e até o marketing (divulgação) por trás de tudo.

4. Não dê muitas opções de planos

É importante que seja de fácil escolha para o assinante. Ofereça poucas opções de planos para seus assinantes como, por exemplo, mensal, anual ou único. E sempre ofereça descontos em planos mais longos para que seja mais vantajoso para o seu cliente contratar um plano mais longo.

5. Valorize os feedbacks de seus clientes

Ouvir o que seus clientes têm a dizer pode ser a melhor ferramenta para seu negócio alcançar o sucesso. Seu público pode te mostrar como modificar um processo ou adaptar um produto/serviço, afinal a opinião dele é a que mais importa.

6. Invista na divulgação

Um elemento importantíssimo na hora de começar um negócio é a divulgação. Você não tem como fazer as pessoas conhecerem o seu negócio sem que você faça um trabalho de divulgação.

É aí que entra o Marketing Digital. Você precisa chamar a atenção do seu público através de mídia paga, ou seja, através de peças publicitárias em forma de anúncios nas redes sociais, campanhas no Google AdWords e um bom site.

7. Escolha uma boa plataforma de hospedagem

Você precisa pesquisar e optar por uma plataforma de hospedagem que seja capaz de suprir e suportar as necessidades do seu negócio.

Além disso, precisa suportar o grande fluxo de visitas e também ser atrativa para o possível assinante. É importante que seja uma plataforma prática e tenha fácil acesso para todos.

8. Invista na sua logística

Ter uma entrega eficiente é a alma de um clube de assinaturas, os produtos precisam chegar nos prazos acordados e intactos.

Por isso, é importante investir na lógica: enviar e-mails sobre o rastreio do produto, escolher uma transportadora confiável e embalagens de qualidade, fazem toda a diferença.

9. Aposte em Parcerias

As parcerias podem trazer mais visibilidade para seu negócio e muitas vezes alcançar novos públicos. E o cliente pode enxergar mais vantagens ao consumir 2 marcas em uma única assinatura.

10. Faça seu site considerando a experiência do seu cliente

Tenha em mente que seu site precisa ser intuitivo e de fácil navegabilidade, de preferência um site que seja full service e contenha todas as informações para que seu cliente feche o negócio.

Oferecer um atendimento online através de um chatbot ou botão do Whatsapp, também pode melhorar a experiência. Além disso, é essencial que o site seja seguro e possua um certificado SSL.

11. Atente-se as métricas e resultados

Acompanhe sempre seus resultados analisando métricas importantes como o custo de aquisição de clientes, taxa de churn (cancelamentos), receita mensal e anual e payback, são alguns exemplos. Tendo elas em mãos você consegue criar estratégias e ter uma visão mais ampla de seu negócio.

12. Opte pelo modelo de recorrência

Uma grande vantagem é optar pelo modelo de recorrência em seu negócio de clube de assinaturas.

Após realizar o cadastro de um assinante e também da sua cobrança, o sistema irá reconhecer a informação e cobrar de cada assinante suas respectivas mensalidades de maneira automática debitando-a em seu cartão de crédito.

É um modelo que irá oferecer diversos benefícios para o seu negócio e também para seus assinantes. Mas, quais benefícios são esses?

Contratando o sistema de pagamento recorrente você irá melhorar a rotina do seu negócio, tornando-a mais prática. Confira os benefícios:

  • Redução da inadimplência;
  • Otimização do tempo;
  • Não precisa pagar aluguel da máquina de cartão;
  • Reduz os custos;
  • Traz mais comodidade para você e seu cliente;
  • Redução de cancelamentos;
  • Redução nos custos da cobrança;
  • Aumento da fidelidade do cliente.

Além de todos esses benefícios, o cel_cash permite que você realize um cadastro de cobrança em apenas 2 minutos e é integrado com as principais operadoras, Cielo, Rede, Getnet, Bin, Global, Pagseguro, Zoop e várias outras.

Agora que você já conhece nossas super dicas é hora de começar a colocar o seu negócio em prática! Ficou com alguma dúvida sobre a recorrência? Conte com o cel_cash.

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