Entenda como a conversão com CRO te auxilia a obter mais do seu tráfego e converter mais clientes.
Boa parte das empresas sabe que ter um site é uma das primeiras ações a ser realizada para o sucesso do negócio. Mas qual o objetivo deste site? Gerar leads? Vender?
Independente de qual for existe uma certeza: Todo objetivo quando alcançado chega ao marketing como conversão.
Depois que a estratégia já está em andamento e o site já está convertendo, você tem duas opções para aprimorar seu desempenho: aumentar o tráfego ou otimizar a taxa de conversão atual. É aí que entra o CRO.
Quando executado corretamente o CRO pode ajudar a melhorar as conversões de qualquer site. Afinal, é exatamente esse o objetivo da estratégia do marketing digital: melhorar as taxas de conversão do seu site seja para gerar mais leads ou vendas.
O que é a otimização de conversão?
A otimização de conversão ou CRO (Conversion Rate Optimization) tem como objetivo gerar mais leads ou vendas, ou seja, aumentar a sua taxa de conversão.
A taxa de conversão é uma métrica baseada na quantidade de visitantes que realizaram uma ação no seu site, como assinar uma newsletter, preencher algum formulário, seguir um link para uma landing page e comprar um produto no e-commerce.
Para calcular quantas pessoas são convertidas no seu site essa taxa de conversão funciona como uma média, por exemplo:
Seu site tem 15.000 visitantes em um certo período, dessa quantidade converteu 150 no mesmo intervalo, ou seja, teve 1% de conversão.
15.000 — 100
150 — x
Vamos aos cálculos:
15.000x = 150*100
15.000x = 15.000
x = 15.000/15.000
x = 1
Agora que sabemos a taxa de conversão do site podemos aplicar o CRO que nada mais é do que um esforço contínuo de fazer essa média aumentar.
Por que CRO é importante para sua empresa?
A concorrência no mercado online tem crescido exponencialmente e, em alguns nichos, é considerada tão grande quanto no meio offline.
Por isso é importante reconhecer que gerar tráfego para sua empresa não é tão fácil assim e os esforços em SEO tem sido intensificados.
É devido a isso que o CRO é tão importante. Ele permite aumentar o número de conversões do seu site mantendo o mesmo investimento. Essa característica da otimização de conversão também permite que sua empresa reduza consideravelmente o custo de aquisição dos clientes.
Fazer um trabalho de otimização vai resultar em estratégias mais inteligentes da sua equipe de marketing e em menos oportunidades desperdiçadas além de vários outros benefícios.
Leia também: Cadastro de Clientes, entenda sua importância!
Elementos-chave do CRO
Como toda estratégia de marketing digital tem elementos-chave para funcionarem corretamente, não é diferente com a otimização de conversão.
Existem 3 elementos que merecem uma atenção maior para quem leva o CRO a sério e espera otimizar suas páginas corretamente:
1 – Testes A/B
É importante que qualquer mudança feita seja baseada em dados e testes. Como a principal variável do CRO é a quantidade de visitantes, é de extrema necessidade testar muito antes de aplicar alguma mudança.
Um modelo muito comum de fazer esses testes antes de efetivamente aplicar as mudanças é o teste A/B. Ele permite que o tráfego seja dividido igualmente para duas versões da mesma página, A e B. Sendo A a original e B a que você quer testar.
Para realizar o cálculo de qual das versões converteu mais você pode utilizar a calculadora de teste A/B. Assim você consegue acompanhar os resultados do seu teste de maneira muito eficaz.
Existem alguns cuidados a serem tomados para que o resultado encontrado seja real:
- Tome cuidado com datas comemorativas! Lançar seu teste nessas datas pode influenciar no tráfego do seu site e consequentemente no resultado.
- Estabelecer um período para o teste de no mínimo 1 semana. Assim terá tempo para atingir um número de público que seja relevante para as estatísticas.
2 – Landing Pages
As páginas de conversão, ou landing pages são onde a ação de valor vai efetivamente acontecer.
O sucesso dessas páginas é importantíssimo para o CRO e elas possuem algumas características importantes, como:
- Foco total na oferta;
- Objetividade no benefício que o cliente vai receber;
- Gatilhos mentais;
- Provas sociais;
- CTA.
Quanto maior a qualidade da página de conversão maior é a taxa de conversão. Por isso é de extrema importância dedicar tempo para elaborar as landings.
3 – Experiência do Cliente
A experiência do usuário se apoia completamente em dados e pesquisas para melhor tomada de decisão.
É fundamental entender sobre isso porque muitas das ações tomadas pelo seu cliente não são racionais, podem ser baseadas em cores ou em palavras usadas, por exemplo, então é importante basear a construção da página de acordo com informações relevantes previamente definidas.
Todo site deve estar em melhoria constante e o uso da medição de conversão com CRO é imprescindível para isso. Então se suas taxas de conversão ainda não são otimizadas de acordo com a estratégia apresentada, recomendamos fortemente que comece a utilizar essa técnica.
Dessa maneira verá seus números de clientes crescerem e seu negócio evoluir de uma maneira extraordinária! O que está esperando?