Billing diz respeito a um sistema de cobranças que facilita o processo de faturamento das empresas. Acesse este artigo e descubra como automatizá-lo.
Para um diretor financeiro ou empresário que cuida sozinho das finanças da empresa, encontrar recursos que auxiliam nesse trabalho é verdadeiramente essencial.
Nesse sentido, o billing é extremamente efetivo e pode transformar a forma como as cobranças são feitas em sua organização.
Por meio deste artigo, vamos refletir sobre a eficácia do billing, entendendo seu funcionamento na prática e compreendendo a importância de automatizar esse sistema.
Além de tudo isso, mostraremos em detalhes os benefícios do billing por si mesmo e, também, da sua automatização.
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O que é billing
Billing é uma palavra americana que pode ser traduzida por “cobrança” ou “faturamento”. No sentido que abordamos aqui, Billing diz respeito a um sistema de cobranças que facilita o processo de faturamento das empresas.
Em alguns contextos, Billing pode dizer respeito a um tipo de contraceptivo. Obviamente, não é este o sentido que exploramos aqui.
Esse sistema de cobrança consegue, através de recursos inteligentes, influenciar positivamente o faturamento da empresa.
Imagine uma empresa provedora de serviços móveis e o trabalho envolvido nas questões de cobrança.
A empresa precisa fazer a gestão dos contratos, para ter certeza a respeito dos valores cobrados, das cobranças, do recebimento, da emissão de notas, recibos, etc.
Para quem está de fora parece bem simples, mas conseguir executar tudo isso não é uma tarefa muito fácil.
Como funciona o billing na prática
Para entender o funcionamento do billing na prática, voltemos ao exemplo da empresa provedora de serviços móveis.
Analise a conta fictícia desses serviços a seguir:
Parece só mais um pedaço de papel, mas não é.
Para chegar até o consumidor, muitos processos precisaram ser desenvolvidos.
Mas repare que, só no exemplo que trouxemos, existem muitos custos fixos e variáveis que influenciam o valor final da conta como, por exemplo:
- Valor da mensalidade — custo fixo
- Bônus por tempo de contratação — custo variável
- Uso de serviços específicos — custo variável
Você realmente acredita ser possível fazer esse cálculo por conta própria? Ou, ainda, no caso do exemplo citado, será que foi um funcionário que calculou parte por parte?
Naturalmente, não.
Um sistema inteligente é responsável por calcular todas essas variáveis e enviar a fatura no valor correto para o cliente.
Empresas, com a citada do nosso exemplo, geralmente contam com sistemas de automatização que conseguem gerenciar um grande volume de cobranças.
E é aqui que entra o billing.
Por que automatizar o billing é importante?
Como falamos, o billing é um sistema de cobrança que facilita o faturamento das empresas.
Com tudo o que mostramos até aqui, ficou evidente que realizar a gestão de cobranças manualmente é uma tarefa muito complexa e pouco produtiva.
Imagine ter que destacar um funcionário exclusivamente para gerenciar as cobranças. Com o crescimento da base de clientes, a necessidade de contratar mais pessoas vai aumentando.
O que isso significa no final das contas? Um aumento exacerbado dos custos operacionais e uma ineficiência no crescimento da lucratividade.
Sem contar as questões envolvendo a segurança.
Ter funcionários em contato com os dados de pagamento dos clientes é uma exposição desnecessária para a empresa.
Lidar, ainda, pessoalmente com as mudanças nos sistemas de pagamento também é um desafio.
É muito mais fácil e econômico deixar todo esse trabalho em um sistema que consiga automatizar o processo de billing.
Vantagens de automatizar o billing
A permanência de um consumidor junto a uma empresa está diretamente ligada às questões de pagamento.
Um exemplo disso é a pesquisa divulgada pelo site Minha Operadora que demonstra que 10% das pessoas que consideram trocar de operadora, o fazem devido a questões de cobranças.
Talvez esse cenário se repita em seu mercado, ainda que sua empresa não tenha nenhuma relação com telefonia.
Esse fenômeno tem uma razão: o engajamento de um cliente está diretamente ligado à qualidade dos serviços prestados, e essa qualidade é percebida a partir de todos os pontos de contato que o mesmo tem com a empresa, o que inclui a cobrança.
A automatização do billing diminui essas experiências negativas, fazendo com que ao menos 10% dos seus clientes decidam permanecer com sua empresa por mais tempo.
Mas, além dessa questão, podemos destacar ainda:
Otimiza o financeiro
Nos dias de hoje, com tantas tecnologias à disposição das empresas, tornou-se impensável para as organizações ainda contar com um setor financeiro bagunçado.
A desorganização dos processos financeiros, falhas na emissão de notas, erros no envio de cobrança, gargalos no registro de pagamento, entre outras práticas, evidentemente revela uma empresa que não está preparada para os desafios contemporâneos ligados às finanças e ao relacionamento com o cliente.
Hora ou outra essa desorganização chegará ao cliente, e isso será muito negativo para a empresa.
Ao automatizar o billing, todo o setor financeiro é otimizado, inclusive necessitando de menos pessoas, que poderão ser alocadas em outras funções, gerando economia para a empresa.
O billing automatizado realiza a gestão das cobranças automaticamente, sem a necessidade de cálculos, envios ou controles manuais.
Centraliza os processos
Isso fará com que os processos sejam centralizados.
Sem a automatização do billing, todas as tarefas do setor financeiro ficam pulverizadas, com pessoas distintas exercendo funções que são complementares.
Na prática, o cenário é caótico: uma pessoa levanta os custos, outra os descontos, uma terceira reúne as informações para emitir a cobrança, talvez uma quarta seja a responsável pelo envio e uma quinta por dar baixa em caso de pagamento.
As possibilidades de erro, em um processo descentralizado, são enormes.
Com o billing automatizado tudo é feito em um único lugar, evitando que uma falha no processo acabe por condenar o esforço do trabalho de várias pessoas.
Diminui a inadimplência
Sem um billing automatizado a gestão de dívidas em aberto torna-se uma tarefa muito mais difícil.
Isso porque será preciso contar com membros da equipe que realizaram o levantamento individual das dívidas, inclusive entrando em contato com cada cliente e verificando as questões de pagamento.
Imagine a organização disso em uma empresa com centenas de clientes.
As chances de as dívidas passarem batidas, por falta de pessoal suficiente para fazer as cobranças, são altas.
Com o billing automatizado isso não será um problema, já que todo o controle de recebimentos será feito diretamente pelo sistema.
Reduz o Churn involuntário
O churn é uma importante métrica da gestão. Essa expressão diz respeito ao quanto uma empresa perdeu de clientes ou receita dentro de um período específico.
Essa perda sempre é um problema, já que revela que determinados clientes não tiveram uma experiência suficientemente boa com a empresa.
O churn involuntário, por sua vez, diz respeito àqueles cancelamentos que ocorrem de forma automática.
Para entender isso, vamos pensar em um serviço de assinatura bastante popular, a Netflix.
Imagine que você fez uma assinatura, consumiu o conteúdo por alguns meses e, de repente, deixou de assistir por conta da correria da vida. Até aquele mês, as cobranças estavam sendo feitas regularmente em seu cartão.
No entanto, por alguma razão, você cancelou seu cartão de crédito e esqueceu de adicionar um novo à Netflix. Qual o resultado disso? Após algumas tentativas de cobrança, a Netflix irá cancelar automaticamente sua contratação.
É isso que chamamos churn involuntário.
Sua empresa pode estar perdendo clientes que não gostariam de cancelar o serviço, mas simplesmente esqueceram de trocar as informações do cartão, por exemplo.
Com um sistema automatizado de billing, seu cliente será avisado do erro no faturamento e terá tempo hábil para corrigir as informações.
Elimina falhas e erros humanos
Você conhece muito bem aquele ditado que diz que errar é humano, não é?
E é verdade. Sempre que há ser humano envolvido nos processos, naturalmente podemos esperar que alguns erros acabem por acontecer. Isso faz da dinâmica das coisas e cabe aceitarmos isso.
No entanto, por meio da automatização do billing, os problemas relacionados às falhas humanas nos processos de cobrança serão diminuídos.
Isso é extremamente positivo para a otimização do faturamento. Sua empresa não precisará mais arcar com prejuízos que podem ser evitados.
Principais desafios na gestão de Billing
O billing é o processo de cobrança e a organização de tudo isso.
Buscar desenvolvê-lo sem automatização traz consigo alguns desafios que precisam ser considerados como, por exemplo, as particularidades de cada modelo de negócio ou tipos de venda.
Cada setor e mercado específico traz consigo uma série de regras e particularidades, sobretudo na cobrança.
Uma assinatura de jornal, por exemplo, é muito menos complexa do que a cobrança de um plano de celular.
Gerenciar tudo isso através de processos manuais, ou mesmo com a ajuda apenas de ERPs, é convidar o erro para entrar e sentar na cadeira da gerência da sua empresa.
O desperdício de tempo e dinheiro na gestão de recebimentos manualmente é um problema gritante. Se sua empresa encontra-se assim, você precisa reagir!
Há, ainda, um outro desafio: empresas que contam com funcionários ou empresas de TI que desenvolvem um sistema de billing exclusivo para a organização.
Nesses casos, a energia gasta para manter o sistema é tão grande, que é evidente para qualquer gestor que alternativas a isso com certeza são caminhos melhores.
Vantagens de automatizar o billing com a cel_cash
cel_cash é um sistema para gestão de cobranças, o que significa que é possível automatizar o billing por meio da plataforma.
Com notas máximas nas principais avaliações do mercado, o sistema conta com recursos que o colocam na vanguarda das plataformas de cobrança.
Algumas das funcionalidades disponíveis são:
- integração com operadoras de cartão;
- geração de boleto;
- envio de cobrança por link;
- pagamento por Pix;
- gerenciamento de cobranças recorrentes;
- relatórios e dashboards de mensuração;
- páginas de cobrança personalizada;
- API aberta;
- checkout transparente;
- e muito mais.
Assim, cel_cash consegue fornecer um hub de soluções que atende as principais exigências de do mercado no que diz respeito ao controle financeiro.
De forma prática, no entanto, podemos destacar os seguintes benefícios de automatizar cobranças com cel_cash:
Melhora do faturamento
O principal impacto da adoção do cel_cash para a automatização do billing é a melhora no faturamento.
Isso ocorre como consequência da diminuição de investimento necessário para manter um setor financeiro com uma abundante quantidade de pessoal.
Ocorre, ainda, porque a inadimplência será diminuída através das soluções de cobranças, sobretudo através do processo automático de tentativas, que dá ao cliente a possibilidade de escolher como pagar uma parcela em aberto.
Agilidade nos processos
Além disso, os processos são diretamente beneficiados, porque ganham mais velocidade e agilidade.
Com cel_cash não será preciso contar com uma fileira de processos que geralmente envolve várias pessoas.
Ao invés de contar com um funcionário para cada função como, por exemplo, para levantar as contas em aberto, enviar cobranças e dar baixas nos pagamentos, cel_cash consegue fazer isso de forma direta a automatizada.
Previsão de lucros
Ao automatizar o billing por meio do cel_cash, também, sua empresa terá uma maior previsibilidade de lucros.
Isso porque as taxas de pagamento serão maiores, significando um controle melhor do fluxo de caixa.
Nós sabemos o quão terrível é a insegurança de não saber o quanto irá entrar em determinado mês. Por isso o cel_cash representa uma forma de evitar isso, garantindo uma maior certeza na gestão financeira da empresa.
Rápida aprovação dos pagamentos
As integrações do cel_cash com as operadoras de cartão permite, também, uma rápida aprovação dos pagamentos.
Isso porque os pagamentos realizados através do cel_cash são efetuados em ambientes seguros e certificados, com criptografia que garante a integridade dos dados.
Como consequência, as operadoras de cartão têm uma grande confiança no trabalho da ferramenta, aprovando compras com maior velocidade.
No presente artigo, trilhamos um caminho de conhecimento e descoberta sobre o billing, que é um sistema de cobranças que facilita o processo de faturamento das empresas.
Entre as vantagens da adoção da automatização do billing, verificamos os seguintes itens:
- otimiza o financeiro;
- centraliza os processos;
- diminui a inadimplência;
- reduz o churn involuntário;
- elimina falhas e erros humanos.
Pudemos conhecer, também como o cel_cash atua para automatizar o billing das empresas de forma bastante eficiente. Que tal atualizar a forma de pagamento da sua empresa com cel_cash? Acesse o site oficial e conheça todos os recursos disponíveis.