O cartão de crédito é um dos principais meios de pagamento utilizados, devendo ser uma das principais opções de cobrança das empresas. Saiba como aplicar seu uso.
Ter o cartão de crédito como opção de recebimento dos pagamentos de uma empresa já se tornou essencial para estar em dia com as necessidades dos consumidores e o fluxo de mercado.
Isso porque o cartão de crédito é um dos principais meios utilizados para pagamento pelos clientes, pelas inúmeras vantagens que possuem, desde o pagamento da fatura em um dia pré estabelecido, até a possibilidade de parcelamento de compras.
Outro ponto é que devido ao avanço da tecnologia e consequentemente dos aplicativos, como apenas alguns cliques no celular, o cliente já consegue pagar com seu cartão de crédito, sem precisar estar sempre com ele físico ou em busca da maquininha.
Assim, o pagamento se torna muito simples, seja por cartão de crédito virtual, ou a inserção dos dados básicos inseridos nele, para que seja efetivada determinada compra. Todas essas novidades fazem parte do que chamamos de pagamento online.
Todavia, além do uso do cartão de crédito, é possível com que se aplique a recorrência, fazendo com que as empresas passem a receber pagamento recorrente a partir dessa modalidade. Mas como isso funciona? É sobre isso que vamos conversar hoje.
Qual a facilidade gerada pelo recebimento via cartão de crédito?
O cartão de crédito já se mostra muito favorável para os clientes, visto que permitem a validação do pagamento pelo limite e o pagamento posterior da fatura, e a possibilidade de parcelamento. Mas e para as empresas, quais são as vantagens?
Para entender os impactos positivos de aderir ao cartão de crédito para receber pagamentos recorrentes, é válido saber que fornecer aos consumidores meios variados para pagar e que lhe tragam comodidade, é o ponto chave da fidelização desse cliente.
Isso porque, registrando os dados do cartão de crédito, o cliente pode deixar salvo no site, favorecendo a ocorrência de novas compras por já ter a opção ali inserida, e pela praticidade de aprovação que ocorre em minutos, já liberando a compra.
Essa praticidade faz com que sempre o cliente retorne em busca de novos produtos e possa ter a sua loja como um ponto de referência por aceitar o tipo de pagamento que ele pode realizar, aumentando assim o fluxo de vendas e a conversão de clientes.
Outro ponto é que todos os nichos de mercado podem aderir ao cartão de crédito como forma de receber pagamentos recorrentes, já que dentre várias vantagens, podemos destacar:
- Garantia de recebimento – afinal, a instituição financeira aprovando o pagamento, é garantia certeira de efetivação da compra;
- Diminuição de inadimplências – como citado acima, é dado uma garantia pela instituição responsável por validar o pagamento;
- Pagamento direto e sem sair de casa – tudo 100% digital;
- Mais vendas e fidelização de clientes – como é uma das formas mais utilizadas para pagamento, expande o leque de clientes interessados.
Por fim, sem dúvidas, uma das principais facilidades geradas pelo uso do cartão de crédito é a capacidade de receber pagamentos recorrentes, como destacado em pontos acima.
Impactos da Cobrança Recorrente nos negócios atuais
Atualmente muito se fala de uma das principais modalidades de cobrança do mercado, capaz de automatizar o recebimento de pagamentos e facilitar o débito contínuo dos clientes fixos: a cobrança recorrente.
Sendo uma opção de transação na qual o débito é feito de forma automática, a cobrança recorrente é uma vida ideal para que haja ritmo e continuidade dos pagamentos, sem ter que renovar os meios e produzir novas vias mensalmente.
Dentre vários benefícios de aderir a cobrança recorrente, podemos destacar:
- Comodidade e segurança;
- Menos repetitividade e rigidez na cobrança;
- Menores gastos com cobrança, além de menos tempo investido.
- Não sobrecarrega o limite quando usado associadamente ao cartão de crédito.
Assim, são uma via de mão dupla, beneficiando tanto sua empresa, que pode chegar a 0% de inadimplência, como possibilita mais organização e cuidado dos clientes no momento do pagamento.
Receber pagamento recorrente com cartão de crédito
Muito se engana ao pensar que o cartão de crédito serve para ser usado apenas para aquela determinada compra. Para empresas que possuem serviços contínuos, ele é ideal para receber pagamento recorrente e facilitar a cobrança.
Isso porque através do cartão de crédito pode ser programado para que todo mês seja creditado o valor de determinado serviço mensal, como acontece em assinaturas de streamings como o Netflix, por exemplo.
Ao optar por esse meio de pagamento, todo mês é inserido na fatura o pagamento do valor mensal de assinatura, tornando assim o pagamento recorrente, ou seja, contínuo. Essa possibilidade é ideal para clientes que querem continuar usando seus serviços.
Imagine ter que imprimir boletos todos mês, ou se deslocar a pontos físicos de atendimento mensalmente para realizar o pagamento. Com a escolha do cartão de crédito, esse procedimento se torna automático, facilitando a empresa receber pagamento recorrente.
Ainda que seu serviço não seja recorrente, é uma excelente forma de transformar, já que a recorrência é responsável por mais fidelizações de clientes e a garantia do recebimento prolongado e constante dos pagamentos pelo trabalho prestado.
Conheça mais sobre o sistema de cobranças recorrente!
Agora que você já sabe um pouco mais sobre as facilidades do cartão de crédito, não deixe de conhecer mais sobre os sistemas de cobrança recorrentes e como podem ser implantados na sua empresa facilitando a etapa do pagamento e do comprometimento.
Receber pagamento recorrente é um facilitador para que tenha a segurança do retorno pelos serviços prestados e ainda para levar as melhores experiências do mercado para o seu cliente.